Humanismo Século XV.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
Arcadismo Contexto Histórico.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Renascimento
Renascimento Cultural
Humanismo Período literário.
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
(:Castelos medievais:)
A Revolução Industrial
Anna Lavínia Mirella Larissa
Capítulo 4 Baixa Idade Média
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
O Renascimento Humanista
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
Classicismo (1527 – 1580).
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Prof. Everton da Silva Correa
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; Ruralização da sociedade, sob o regime de.
Humanismo Prof. Júnior Oliveira.
FEUDALISMO.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Idade Média /Renascimento
Profa. Karen Neves Olivan
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
HUMANISMO
Humanismo ( ) Idade Média x Renascimento
CLASSICISMO Renascimento.
Acreditavam que estavam fazendo renascer a cultura.
Renascimento Cultural
Trovadorismo e humanismo
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
CLASSICISMO.
Teoria filosófica da arte.
ERA MEDIEVAL HUMANISMO ( 1434/ 1527).
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
RENASCIMENTO.
Humanismo em Portugal (1434 – 1527)
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Renascimento Séculos XIII / XIV
Minidicionário Aurélio.
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
O que é Sociologia?.
Profº Carmênio Júnior
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
RENASCIMENTO CULTURAL
GRANDES NAVEGAÇÕES HISTORIA DO BRASIL.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Humanismo Período literário.
Transcrição da apresentação:

Humanismo Século XV

Introdução O teatro português e, consequentemente, o brasileiro têm suas raizes no século XV, com a obra de Gil Vicente, o mais significativo representante do Humanismo em Portugal.

Transição O Humanismo foi o movimento que caracterizou a época de transição entre a Idade Média e o Renascimento.

Atitude Crítica Assumindo uma atitude crítica constante em relação aos homens e às instituições da sua época, Gil Vicente vale-se da proteção real para censurar fidalgos, comerciantes e até mesmo o clero, denunciando vícios e frquezas humanas.

Humanismo-Contexto Histórico No final da Idade Média, a Europa passa por profundas transformações: a imprensa é aperfeiçoada, permitindo maior divulgação de livros; a expansão marítima, impulsionada graças ao desenvolvimento da construção naval e à invenção da bússula, propicia o desenvolvimento do comércio.

O Mercantilismo Surge o Mercantilismo e com ele a economia baseada exclusivamente na agricultura perde em importância para outras atividades.

A Burguesia Nas pequenas cidades, chamadas burgos, surge uma nova classe social - a burguesia, composta por mercadores, comerciantes e artesãos.

Nobreza-clero-povo O espírito medieval, baseado na hierarquia nobreza-clero-povo, começa a desestruturar-se. O homem medieval preso ao feudo e ao senhor feudal adquire nova consciência.

O Homem descobre o homem A ideia de que o destino estivesse traçado por forças superiores, que caracterizava o homem como um ser passivo, vai sendo substituída pela crença de que ele é o mentor de seu próprio destino.

Antropocentrismo O misticismo medieval começa a desaparecer, e o Teocentrismo dá lugar ao Antropocentrismo.

O saber O homem valoriza o saber: consome mais livros, difunde novas ideias e volta sua atenção para a cultura de gregos e latinos, porque nela identifica o novo espírito da época.

Os Humanistas Surgem os humanistas: homens da Igreja, artistas e professores protegidos por mecenas (pessoas que patrocinavam a arte com suas posses).

Movimento Cultural O Humanismo foi, portanto, o movimento cultural que, a par do estudo e da imitação dos autores greco-latinos, praticou um ato de fé pela natureza humana. Fez do homem objeto do conhecimento, reivindicando para ele uma posição de importância no contexto universal, sem, contudo, negar a existência de Deus.