O Marco Regulatório do Petróleo no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Deepwater Brazil Congress O MERCADO DE APOIO OFFSHORE
Advertisements

O RISCO NA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO E
A história do Saneamento no BRASIL
Petróleo Pré-sal JN 2:52 15ago08 1set08 6:24
PAC:Progama de aceleração do crescimento
Evolução no uso das fontes de energia
Política e meio ambiente
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
Novo Marco Regulatório do Pré-Sal
Participação do Brasil na 2ª guerra Governo Eurico Gaspar Dutra
Legislação do setor petrolífero nacional e o Pré-Sal
X Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil:
Área de Negócios de Exploração e Produção
APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)
“O Pré-sal é nosso!” Considerações jurídicas quanto a uma campanha pela afirmação da soberania nacional sobre as reservas de petróleo e gás da camada pré-sal.
EMPRESAS DISTRIBUIDORAS
A Era do Pré-Sal Desafios e oportunidades
A Evolução da Extração de Petróleo no Brasil.
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
A Construção de um País Desenvolvido e Sem Miséria Senador Wellington Dias (PT/PI)
As Regras de Conteúdo Local na Prática: Negócio ou Carga para o Empreendedor Local. Mossoró, 25 de Julho de 2013.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
ESPÍRITO SANTO: PORTAL NORTE DO PRÉ-SAL
FUP – Federação Única dos Petroleiros
No Brasil um exemplo de monopólio coercivo ocorre na exploração de petróleo que era exclusivamente feita pela Petrobrás até Pesquisa, Exploração,
BRASIL: POPULISMO ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ.
FUP – Federação Única dos Petroleiros
O PLANO DE METAS E O Capital Estrangeiro
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
REFORMA ELÉTRICA A Experiência Brasileira
Energia no Brasil.
Os Royalties do Petróleo
Legislação do setor petrolífero nacional e o Pré-Sal Paulo César Ribeiro Lima Consultoria Legislativa Liderança do Democratas.
Consumo de energia no Brasil
As disputas políticas pela divisão dos royalties do petróleo no Brasil. Para onde devem ir os recursos ? Amanda Dornela, n° 2 Anna Carolina Kindel, n°
Fontes de Energia.
PETRÓLEO Colégio Madre Francisca Lampel Disciplina: Geografia
Perspectivas e Tendências do Setor de Energia no Brasil
T EMAS PARA O ENEM Prof. Márcia.  Concentração populacional próxima a faixa litorânea.  Redução da natalidade e fecundidade.  Aumento da longevidade.
Getúlio Vargas...o retorno
Comemoração dos 25 anos do Programa de Planejamento Energético da COPPE Dos choques do petróleo e dos contratos de risco à abertura de mercado Paulo Metri.
Blocos Econômicos OPEP
Venezuela – Evolução Econômica e Política
Guerra Fria.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Governo Juscelino Kubitscheck ( )
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
A construção do território Brasileiro e a consolidação das fronteiras externas A construção das fronteiras brasileiras (internas e externas) é resultado.
APRESENTAÇÃO NO SINDIPETRO-MG
Pré-sal Pré-sal é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de subsal.
INDÚSTRIA NO BRASIL.
Política de Desenvolvimento e Uso do Gás Natural
1 PRÉ-SAL : UMA GRANDE UMA GRANDEOPORTUNIDADE.. 2 O Brasil é um país com grandes reservas, alta tecnologia em petróleo, base industrial diversificada,
PETRÓLEO CONSUMO BPD BPD PRODUÇÃO BPD BPD REFINO BPD BPD.
AS DISPUTAS POLÍTICAS PELA DIVISÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO:
Complementação do capítulo 8
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
1 Haroldo Lima Diretor-Geral da ANP Comissão de Assuntos Econômicos – Senado Federal 02 de junho 2008 Audiência Pública Continuidade do Processo Exploratório.
O MARCO REGULATÓRIO DO P RÉ - SAL E O PAPEL DA P RÉ - SAL P ETRÓLEO S.A NO PANORAMA DE REGULAÇÃO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS Gabriela Borba Evangelista.
Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil O Setor do Petróleo IX Congresso Brasileiro de Regulação Waldyr Martins Barroso Diretor - ANP 20 de.
O Setor do Petróleo no Brasil: 13ª Rodada de Licitações - Blocos Exploratórios Waldyr Martins Barroso Diretor - ANP 21 de setembro de 2015.
ESTADO PRODUTOR DE BENS E SERVIÇOS
Industrialização Brasileira
PARTICIPAÇÕES GOVERNAMENTAIS E INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES PETROLÍFERAS Getulio da Silveira Leite Superintendente de Controle das Participações Governamentais.
Em crônica de 2014 lembrava a criação da Petrobrás em 1953 por Getúlio Vargas. Dizia que a empresa se tornara o símbolo da economia industrial do país,
Apresentação AMPROGÁS Brasília, 15/12/2.010 Câmara Federal – Plenário 14 - Anexo II.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

O Marco Regulatório do Petróleo no Brasil O que mudou desde a Campanha “O petróleo é nosso”.

Um breve histórico do Petróleo no Brasi l ... http://www.youtube.com/watch?v=a2f44zVwPok vídeo

Histórico Campanha “O Petróleo é nosso” Após a Constituição de 1946 houve debate entre os que admitiam a entrada de empresas estrangeiras e os nacionalistas; Campanha “O Petróleo é nosso” Campanha O petróleo é nosso, promovida por nacionalistas, culminou na criação da Petrobrás em 1953;

“O Petróleo é nosso.” http://www.youtube.com/watch?v=mbn_mJrl_48 vídeo

Esse monopólio durou 44 anos; Criação da Petrobrás constitui um monopólio estatal da exploração, refino e transporte do petróleo no Brasil; Esse monopólio durou 44 anos; A Empresa deve grande parte de seu desenvolvimento, ao ‘Choque do Petróleo (1973); Devido ao aumento do preço internacional do produto, por parte da OPEP, o Brasil passou a investir mais enfaticamente na extração marítima; Aumento da produção nacional.

Mas... Foi quebrado legalmente com a EC 9/1995 , que modificou o Art. 177 da Constituição Federal, durante o governo de FHC; Este marco regulatório abriu caminho para a participação do setor privado.

Contexto de 1997 Mas .... Hoje a situação é outra... Quando essa legislação de 1997 foi criada, o Brasil e a Petrobrás estavam inseridos num contexto de instabilidade econômica; Brasil era grande importador de petróleo; Mas .... Hoje a situação é outra...

Situação atual O Brasil alcançou estabilidade econômica, foi atingida a auto-suficiência, em 2006; Preços do petróleo estão significativamente mais elevados;

Lula fala sobre o Pré-Sal Ver como relacionar o vídeo com o assunto... http://www.youtube.com/watch?v=XrDd1osg3yo

Pré-Sal Explicação de onde fica o pré-sal Descobertas no Pré- Sal, uma das maiores províncias petrolíferas do mundo, apenas com as áreas de Tupi, Iara, Guará e Jubarte, poderão dobrar o volume de reservas brasileiras . http://noticias.r7.com/economia/noticias/entenda-o-que-sao-royalties-e-o-que-esta-em-disputa-20100319.html

Royalties “royal" : aquilo que pertence ou é relativo ao Rei, monarca ou nobre Plural: royalties. Divisão do lucro do petróleo vira guerra entre os Estados produtores. A do Rio de Janeiro cairia de R$ 4,9 bilhões para R$ 159 milhões.

Marco Regulatório O que é? São as novas regras para exploração e produção de petróleo e gás natural na região chamada Pré-Sal. Ele precisou ser atualizado devido a nova situação do país, que se diferencia muito da vivida em 1997.

Quais pontos são abordados? Criação de uma nova estatal (Petro-Sal); Formação de um Fundo Social; Concessão à empresa Petrobrás, de até 5 bilhões de barris. O País passará a ter 3 sistemas para a exploração e produção do petróleo: Concessão, Partilha de produção e Cessão onerosa. Alguém explica esses tópicos, principalmente esse retângulo que fala dos 3 sistemas, porque se for colocar no slide, fica enooormee!!

Concessão Atividades realizadas exclusivamente por concessionários; Pagamento de royalties e participações governamentais. A principal característica do sistema de concessão é que as atividades são realizadas por conta e risco do concessionário, sem interferência ou maior controle dos governos nos projetos de exploração e produção, respeitada a regulação existente. Caso haja uma descoberta e ela seja desenvolvida, o petróleo e gás natural, uma vez extraídos, passam a pertencer aos concessionários após o pagamento de royalties e outras participações governamentais.

O Sistema de Partilha Usado por países com baixo risco exploratório; Pagamento de empresas contratadas (óleo-custo); Restante dividido entre governo e consórcio. O sistema de partilha costuma ser usado por países com reservas abundantes e baixo risco exploratório. Nesses contratos, a companhia ou consórcio que executa as atividades assume o risco exploratório. Em caso de sucesso, tem os seus investimentos e custos ressarcidos em óleo (o chamado óleo-custo). O lucro da atividade resulta da dedução dos investimentos e custos de produção da receita total. Convertido em óleo, esse valor é chamado de óleo-lucro, que passa a ser repartido entre a companhia (ou consórcio) e o governo, em porcentagens variáveis. Na partilha de produção, os riscos das atividades são assumidos pelos contratados, que serão ressarcidos apenas se fizerem descobertas comerciais. Esse pagamento é feito com o custo em óleo (chamado de óleo-custo), em valor suficiente para ressarcir as despesas da(s) empresa(s) contratada(s). O restante da produção (excedente em óleo, chamado de óleo-lucro) é dividido entre a União e a(s) contratada(s).

Cessão Onerosa União permite que a Petrobrás exerça atividades de E&P, sem licitação; Área devolvida ao estado após extração; AH, EU NÃO SEI O QUE COLOCAR AQUI!! D: A cessão onerosa de direitos prevê que a União poderá ceder à Petrobras o direito de exercer atividades de E&P, por sua conta e risco, em determinadas áreas do Pré-Sal, sem licitação, no limite de até 5 bilhões de barris de petróleo e gás natural. O valor desta cessão onerosa será avaliado segundo as melhores práticas da indústria do petróleo, e a Petrobras pagará à União este valor. Segundo o projeto de lei, o pagamento da Petrobras ao governo poderá ser feito por meio de títulos da dívida pública mobiliária federal, cujo preço será fixado segundo o valor de mercado. Quanto aos critérios para definir o valor dos direitos de produção da cessão onerosa, serão estabelecidos por meio de negociações entre a União e a Petrobras, a partir de laudos técnicos elaborados por entidades certificadoras internacionais, observadas as melhores práticas da indústria do petróleo. Caberá à ANP e à Petrobras obter os citados laudos técnicos.  Caso seja aprovado, a Petrobrás pagará determinado valor para ter direito à exploração de até 5 bilhões de barris de petróleo e gás natural. Para essa área definida não haverá licitação e ela será devolvida ao Estado depois de alcançado o limite. O valor a ser pago será determinado com base no retorno esperado para a Petrobrás. Esse contrato é o de mais curto prazo, já que deve ser fechado até um ano depois da promulgação da lei. O mesmo projeto prevê a capitalização da Petrobrás, que corresponde a uma nova emissão de ações, que deverão ser vendidas com privilégio dos atuais acionistas, inclusive a União. Os recursos devem servir para novos investimentos, inclusive o pagamento da cessão onerosa.

Questão de Vestibular "O petróleo é nosso" foi o lema da campanha que empolgou grupos políticos, associações profissionais e organizações diversas no Brasil, entre 1947 e 1953. Sobre esse tema, o episódio e suas motivações, são corretas as afirmativas, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale a opção que apresenta essa exceção.

A) O petróleo foi foco de importantes disputas no Brasil, porque tornou-se a principal fonte de energia para a indústria contemporânea, devido às transformações tecnológicas mundiais ocorridas desde a segunda metade do século XIX. (B) A forte correlação entre petróleo e indústria foi de grande importância para a formulação de projetos de desenvolvimento e para as discussões acerca das possibilidades de conquista da soberania econômica brasileira, após a II Guerra Mundial. (C) Os militares - pelo interesse no desenvolvimento da indústria brasileira, em especial a de armamentos - e os estudantes - pelo engajamento nacionalista - foram dois grupos que participaram ativamente dos debates relativos à regulamentação da exploração do petróleo. (D) A "Campanha do Petróleo" teve como desdobramento a criação de uma empresa estatal de petróleo _ a Petrobrás. (E) Se o governo Vargas demonstrou interesse na Petrobrás, o governo de Juscelino Kubitschek foi indiferente à produção de petróleo, preferindo investir nas pesquisas para o desenvolvimento da energia nuclear.

Resposta Resposta: (E) Se o governo Vargas demonstrou interesse na Petrobrás, o governo de Juscelino Kubitschek foi indiferente à produção de petróleo, preferindo investir nas pesquisas para o desenvolvimento da energia nuclear. Uma das principais metas do Plano de Metas de JK relacionava-se com energia, especialmente com a produção de petróleo, que aumentou, entre 1956 e 1960, além das metas estabelecidas.

Webgrafia Webgrafia http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/nossa-historia/ http://www.puc-rio.br/vestibular/repositorio/provas/2003/hist_o1.html  http://economiaclara.wordpress.com/2009/12/04/pre-sal/ http://noticias.r7.com/economia/noticias/entenda-o-que-sao-royalties-e-o-que-esta-em-disputa-20100319.html http://economiaclara.wordpress.com/2009/12/04/pre-sal/

Integrantes Ana Carolina n°05 João Mário n°22 Letícia n°26 Thaís Renata n°38 Turma: Scorpio