ENSINO MÉDIO ORGANIZADO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS

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Transcrição da apresentação:

ENSINO MÉDIO ORGANIZADO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS SEMESTRAIS UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO!

Departamento de Educação Básica Equipe de Legislação e Ensino Edna Amancio Ivanilde Almeida Nilcemara Leal Mary Stella Kovalhuk

DIRETORES+APP+CEE+FDEP A Comissão Formação e trabalhos 2007: DEB+CDE – estudos e discussão legal 2008: Fevereiro a Outubro DEB+CGE+DEEIN+SUED+CEJA+CDE+NRE+ DIRETORES+APP+CEE+FDEP Agosto: texto para discussão nos colégios Novembro: apresentação ao Diretor Geral e à Secretária.Definição de opção para o estabelecimento de ensino Dezembro: apresentação por parte dos NRE’s aos colégios

Nossos números no Paraná Índice de alunos reprovados e desistentes no Ensino Médio Regular Noturno 1º ano - 47,7% 2º ano - 34,9% 3º ano - 23,2% No diurno, os números não variam muito, apenas se invertem: há mais reprovados que desistentes. 4

GARANTIR: PRINCÍPIOS DA PROPOSTA DO PARANÁ O DIREITO DO ALUNO À CONTINUIDADE DOS ESTUDOS O APROVEITAMENTO DOS ESTUDOS PARCIAIS 5

Resolução nº 5590/08 [...] 2. Tornar optativa a organização em Blocos de Disciplinas Semestrais, com implantação simultânea a partir do ano letivo de 2009 em todos os turnos dos estabelecimentos que ofertam ensino médio.

Instrução nº 021/08 [...] 3.1 Quanto à organização, deve-se considerar o número total de turmas do Ensino Médio: 3.2. Se o total de turmas previstas para o Ensino Médio for ímpar, será necessário:(Anexo 2) a) reorganizar a série que tiver o maior número de alunos matriculados de modo que o número de turmas daquela série seja par. b) distribuir os Blocos de Disciplinas Semestrais de forma alternada pelo Ensino Médio em todas as turmas de todas as séries.

CASO OMISSO EXEMPLO 1A 2A 3A Turma com mais de 45 alunos Como fica 1A 1B 2A 3A B1 B2 B1 B2 Inverte os Blocos no segundo semestre 1 A 1B 2A 3A B2 B1 B2 B1

AVALIAÇÃO - SISTEMA AUTONOMIA DA ESCOLA SISTEMA DE AVALIAÇÃO: BIMESTRE? PARECER? NOTAS? CONCEITOS? 11

O sistema de avaliação a ser adotado deverá respeitar as normas vigentes no Sistema Estadual de Ensino no que diz respeito: a) Aos resultados de Avaliação expressos ao final de cada Bloco de Disciplinas; b) À apuração de assiduidade; c) Aos estudos de Recuperação; d) Ao aproveitamento de Estudos; e) À atuação do Conselho de Classe. 12

O SUCESSO DO ALUNO Blocos com disciplinas que dialogam – não há disciplinas mais difíceis.O que é difícil para mim, pode ser fácil para outro. É possível trabalhar a idéia de qual a área do conhecimento que o aluno tem mais “simpatia”, exatas ou humanas, por exemplo. 13

SÉRIE (os blocos são iguais nas três séries) h. a. Bloco 2 BIOLOGIA 04 ARTE ED FÍSICA FÍSICA FILOSOFIA 03 GEOGRAFIA HISTÓRIA MATEMÁTICA 06 LEM SOCIOLOGIA LÍNGUA PORTUGUESA QUÍMICA Total semanal 25 14

LEGISLAÇÃO LDBEN nº. 9394/96 Parecer nº. 15/98 - CNE Deliberação nº. 07/99 - CEE Deliberação nº. 09/01- CEE Resolução nº. 5590/08 Instrução nº. 021/08 e as Diretrizes Curriculares Estaduais

LEGISLAÇÃO 100 dias letivos Frequência de 75% - mínimo a cada Bloco Documentos (livro e registros da vida escolar) Transferências – casos omissos 16

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR! O MAIS IMPORTANTE: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR! 17

Um novo tempo: semestre e aulas geminadas É preciso: roteiro de aula acordo docente/discente avaliação diferenciada – diversos instrumentos Com: Dinamicidade e Novo planejamento A partir do quê? Das Diretrizes Curriculares Estaduais Da reorganização dos conteúdos (PPC) Série Bloco Disciplina 18

DEPOIMENTOS

“... Deu para perceber que agora, as aulas rendem bem mais e a gente está aprendendo melhor, pois antes, passava uns dias a gente nem se lembrava mais da matéria ...” Erivelto Col.Est. Douradina NRE Umuarama

“Dividido em dois blocos se torna mais fácil o estudo, diminui o número de compromissos como trabalhos para entregar. No entanto, é necessário que os alunos sejam responsáveis para atingir a média em apenas dois bimestres.” Luciano 1ª série A Colégio Júlio Teodorico NRE_Ponta Grossa

“... Essa nova forma de ensino ajudou muito os alunos do noturno, pois com mais aulas da disciplina, a gente aprende melhor na escola e nem precisa estudar para os testes. Eu moro no sítio e chego do trabalho correndo para pegar o ônibus, e não sobra tempo nenhum para estudar em casa, e desta forma está muito melhor...” Rodrigo Col. Est. Douradina NRE Umuarama

Pedagoga Laurete Col. Cesar Stange _Guarapuava [...]Estamos trabalhando firmes na escola, os alunos gostaram bastante do novo modelo e estamos estimulando os professores a buscarem novas formas de atuar com metodologias diversificadas a fim de garantir equidade e qualidade...

Profª. Francislea Col. Hasdrubal Bellegard_Ctba [...]Com relação aos resultados do Ensino Médio no geral foi positivo. Nos turnos da manhã e tarde como previsto tudo certo. No noturno um ponto muito positivo foi que nos 2ªs e  3º anos quase não houve evasão. Nos primeiros anos noturno somente no bloco das exatas tivemos evasão. No bloco das humanas os alunos não só permaneceram, como obtiveram aprovação. Claro que as turmas das exatas nos trouxeram grandes preocupações principalmente com relação à pratica pedagógica...

Profª. Iramy Pimentel Diretora Pio Lanteri - Ctba [...] aguardaremos um retorno para um momento para discutir sobre blocos, mas te digo que está sendo muito bom o sistema de blocos, os alunos estão bem contentes e os professores, mais ainda, sentindo mais realizados em seus trabalhos, poucas reprovações, mas ainda com desistência no período noturno, continua com grande procura para matrícula para o segundo semestre.

Equipe de Legislação e Ensino (41)3340-1749 Edna Amancio esouza@seed.pr.gov.br Ivanilde Almeida ivanildegva@seed.pr.gov.br Mary Stella Kovalhuk marystellakovalhuk@seed.pr.gov.br Visite na página do DEB, o Ensino Médio por Blocos. 26