ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Plano Nacional de Formação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
A inovação do Ensino Médio
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
SEMANA PEDAGÓGICA 1° Semestre de 2011 PARANÁ GOVERNO DO ESTADO
Semana Pedagógica - Julho/2011
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
NRE de Educação Cascavel – PR 2011
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Monitoria 2009 Informações Gerais.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
Livro Registro de Classe
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
1.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Um espaço de promoção da aprendizagem
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Livro Registro de Classe. INSTRUÇÃO n º 07/10- SEED/DAE/CDE Estabelece as normas para preenchimento do Livro Registro de Classe na Rede Estadual de Ensino.
Todo dia é dia de educação!
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
TRANSPORTE ESCOLAR NRE - CASCAVEL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
Curso de Especialização em Educação a Distância
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Avaliação da Aprendizagem em Processo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSERÇÃO DE ALUNOS NO SISTEMA - O número de alunos participantes das atividades do Programa Viva a Escola poderá ser ampliado, desde.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
PAUTA 8h e 30min Chefe do NRE: Professor Adão Aristeu
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
ORIENTAÇÕES GRUPOS DE ESTUDOS AOS SÁBADOS
Censo Escolar 2015 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA FEVEREIRO/2009 ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 04, 05 e 06/02

ORIENTAÇÕES GERAIS Cabe às equipes pedagógicas das escolas, juntamente com a direção escolar, organizar o tempo, bem como a metodologia de discussão dos textos e atividades.

A carga horária total para os participantes da Semana Pedagógica é de 24 horas, distribuídas em 08 horas diárias, conforme a organização da escola, para os dias 04, 05 e 06/02. Nos dias de formação continuada, a escola ficará em expediente interno, sem atendimento ao público, para garantir a participação dos funcionários nas discussões. Comunicar com antecedência se o turno da Semana Pedagógica será diferente de manhã e tarde.

Os professores de Serviços e Apoios Especializados (Salas de Recursos, Classes Especiais, Centros de Atendimentos Especializados, Professor de Apoio Permanente, Tradutor e Intérprete/Libras/Língua Portuguesa, ofertados pelas escolas da Rede Regular de Ensino, deverão participar das atividades propostas, juntamente com os professores das disciplinas.

As Escolas de Educação Especial conveniadas deverão realizar as atividades propostas na própria escola, respeitando datas, carga horária e roteiro de atividades, enviados pela SEED. Todos os professores e funcionários da escola deverão participar das atividades, a equipe técnica (psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros) poderá participar desde que cumpra a carga horária proposta.

Cabe à Escola (Profissional que participou do Curso de Registro de Frequência On-line) preencher com antecedência (no 1º dia) o Controle de Frequência com nome, RG, CPF de cada profissional da educação atuante no estabelecimento, que estará participando no mesmo (diretor, professor, equipe pedagógica e funcionários); recolher o Controle de Freqüência assinado por período pelos participantes da escola , anotar ou carimbar falta onde não houver assinatura; finalizar o Controle de Freqüência após o término do evento (dia 06/02), inutilizando os espaços em branco se houver (mesmo que não tenha faltas);

IMPORTANTE: O Controle de Freqüência deverá ser assinado e carimbado pela direção, no campo específico, atestando a freqüência dos participantes;. preencher em 2 vias a Relação de Ausentes: a 1ª via desta Relação de Ausentes deverá ser anexada ao Controle de Frequência que permanecerá no estabelecimento, em arquivo, após o respectivo Registro; a 2ª via desta Relação de Ausentes deverá ser enviado ao NRE, até 12/02/2009, que procederá a entrega à CFC/SEED;

Cabe ao Profissional optar pela participação integral no evento em um único estabelecimento de atuação, independente de sua carga horária ; assinar o Controle de Frequência adotando a mesma assinatura em todos os períodos;

PROPOSTA DE TRABALHO: 02 e 03 de fevereiro Organizar as atividades desses dias conforme a demanda e especificidade de cada escola.

PROPOSTA DE TRABALHO: 04/02/2009- ROTEIRO 1 Retorno da sistematização da Semana Pedagógica de julho de 2008.

Textos de referência Texto1 - “Concepção de Currículo Disciplinar: limites e avanços das escolas da Rede Estadual do Paraná” Retorno das produções Texto 2 - “A Educação Básica e a opção pelo currículo Disciplinar” Texto introdutório das DCEs

ANÁLISE COMPARATIVA DE CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO PRESENTES NOS EXEMPLOS 1 E 2 Exemplo 1 - Currículo Disciplinar - concepção crítica de currículo - Escola Guaicuru - Estado do Mato Grosso do Sul com consultoria de Lígia Klein Exemplo 2 - Currículo Multidsiciplinar - recorte de um exemplo da Pedagogia de Projetos

Proposta de trabalho Atividade 1 - comparação dos dois exemplos a partir de categorias que organizam o currículo. Atividade 2 - análise das produções da escola em 2008 a partir das mesmas categorias. Atividade 3 - relação entre a concepção de currículo e a organização da prática escolar com o objetivo de entender o papel dos profissionais que atuam na escola movido por esta concepção (importante situar aqui o papel dos funcionários).

05/02/2009 - Roteiro 2 Instrumentalização dos profissionais da educação acerca das produções curriculares da SEED. Leitura das apresentações das produções dos setores da SEED, bem como de suas ações. Busca de referenciais (textos, diretrizes, produções tecnológicas) disponibilizados em arquivo e sugeridos em links que possam subsidiar a construção do Plano de Trabalho Docente e a prática pedagógica

06/02/2009- Roteiro 3 ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE COM MEDIAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA Importante: Retomar as categorias de análise das atividades 1 e 2 do roteiro 1. Ler o documento que fundamenta os elementos do Plano de Trabalho Docente disponibilizado no próprio roteiro. Garantir o papel da equipe pedagógica nesta mediação para discutir os elementos do plano e sustentar a articulação entre PPP, PPC e PTD.

Específico aos funcionários 06/02/2009 – Roteiro 4 Específico aos funcionários segue texto de fundamentação: “Trabalho, Práticas, Culturas e Educação” com roteiro de atividades. Fonte: MEC, SEB, Capítulo 3. Vol. 3 Formação Profuncionário. Importante - estar de posse do Plano de Cargos e Salários. Mediação possível da equipe pedagógica e/ou diretiva.

ENTREGA DAS SISTEMATIZAÇÕES PARA O NRE Só roteiro 1 e 4 Enviar por e-mail (semanaped_nrecia_fev2009@gmail.com) Até o dia 06 de março de 2009.