LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DIÁRIO DE CLASSE.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Plano de Trabalho Docente
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NOVA DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
2011. Processo essencial à vida em sociedade. Esse pressuposto implica em determinadas considerações sobre um dos segmentos da população que tem sido.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
A inovação do Ensino Médio
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação Núcleo Regional de Educação de Maringá SDE SETOR DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Livro Registro de Classe
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Avaliação de desempenho dos docentes
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Livro Registro de Classe. INSTRUÇÃO n º 07/10- SEED/DAE/CDE Estabelece as normas para preenchimento do Livro Registro de Classe na Rede Estadual de Ensino.
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Todo dia é dia de educação!
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
REUNIÃO DE DIRETORES DER LESTE /09/2010 – 2ª PARTE
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
LIVRO REGISTRO DE CLASSE
Orientações disponíveis do sistema
DELIBERAÇÃO Nº09/01-CEE. DEL. Nº 09/01 Matrícula: Matrícula de ingresso, por transferência e em regime de progressão parcial. Aproveitamento de estudos:
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
CADERNETA ORIENTAÇÕES GERAIS 2013.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Procedimentos de referenciação e avaliação
AGENDA ESCOLAR.
São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
INSERÇÃO DE ALUNOS NO SISTEMA - O número de alunos participantes das atividades do Programa Viva a Escola poderá ser ampliado, desde.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
ORIENTAÇÃO TÉCNICA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Construção conjunta com os Supervisores e Diretores de Escola: estratégias de ação e mobilização para reduzir as faltas dos alunos e abandono esco lar.
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Departamento de Orientação e Apoio (DOA) Programa de Adaptação aos Instrutores.
Termo de Terminalidade
Reunião Geral C. E. Profª Francisca Jeremias. O IDERJ é um índice de qualidade escolar criado para fornecer um diagnóstico da escola, em uma escala de.
Escrituração Escolar.
Transcrição da apresentação:

LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos da escola e do professor (PPP, PPC, Regimento, SERE, Matriz Curricular, Calendário, PTD...)

INSTRUÇÃO n º 07/10-SEED/DAE/CDE Estabelece as normas para preenchimento do Livro Registro de Classe na Rede Estadual de Ensino, de acordo com as exigências da Lei 9394/96. O Livro é um referencial representativo de dados e registros do trabalho efetivado em sala de aula, da produção pedagógica e do processo de ensino aprendizagem. Desta forma, documenta a FREQUENCIA, CONTEÚDO E APROVEITAMENTO ESCOLAR

Documento oficial da escola, não do professor Deve permanecer em local adequado e seguro, sob a responsabilidade da secretaria escolar e da equipe de direção, para garantir a consulta, quando necessária, para comprovação de atividades escolares realizadas. Resguardar os direitos dos docentes e discentes. Os livros Registro de Classe devem permanecer disponíveis para consulta, separados por turma e por turno, não sendo permitido seu encadernamento ou agrupamento pelo professor.

ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR Fazer cumprir as determinações contidas nas instruções Cientificar o corpo docente sobre a importância do registro com fidedignidade e atenção

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE PEDAGÓGICA Orientar quanto ao preenchimento dos registros. Orientar e assegurar o suporte teórico-prático e legal aos professores quanto as formas de registros. Verificar e rubricar, periodicamente o Registro de Classe.

ATRIBUIÇÕES DO SECRETÁRIO - Preencher as capas e encapar com plástico transparente - Colar a lista de alunos (espelho), cuidando para que haja coincidência nas linhas - Acrescentar na lista de alunos as novas matrículas - Informar ao professor a movimentação de alunos para o devido registro: Transferido; Desistente e Remanejado - Recolher os picotes com o registro de notas e frequências e transcrever na Ficha Individual - Guardar os Livros Registros de Classe - Informar à Equipe Pedagógica sobre a movimentação dos alunos

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR 1.CONHECER: - A Instrução 07/10 – CDE/SEED - A Instrução contida no Livro Registro - A legislação vigente - O Regimento Escolar - A Proposta Pedagógica 2.Letra legível 3. Sem erros, rasuras e colagens 4. Preencher diariamente 5. Utilizar caneta preta ou azul 6. Deixar o Livro Registro, após a utilização diária, na Secretaria da Escola

a) Preencher as quadrículas do campo Frequência apenas com c ou C (comparecimento) e f ou F (falta), não sendo permitido o uso de outros símbolos ou caracteres. Não deixar lacunas; b) usar sempre canetas com tinta preta ou azul, de modo a evitar constrangimentos em relação ao desempenho do aluno. É vedado o uso de lápis, tendo em vista o caráter oficial dos registros.

PREENCHIMENTO COLUNA DESTINADA AO REGISTRO DE FALTAS: Aluno que não apresentar faltas deverá ser registrado 0 (zero)‏ No caso do aluno não comparecer nenhuma vez deverá ser registrado o número total de faltas. O campo destinada às aulas dadas deve ser preenchido de acordo com o calendário escolar.

COLUNA DESTINADA AO REGISTRO DE AVALIAÇÃO: Caso o resultado seja nulo, o professor deverá registrar 0,0 ( zero vírgula zero)‏, no campo destinado ao registro das avaliações e das médias Fica vedada outras formas de anotações, siglas, sinais, etc... Ex: NC, NF, + , - , e outros

Compete aos docentes comunicar à secretaria escolar a ocorrência de casos de alunos faltosos. * Quando houver no campo frequência, registrado mais de 5 faltas consecutivas ou 07 alternadas sem a devida justificativa, o docente deverá comunicar a equipe pedagógica e/ou a direção para encaminhamento das ações previstas no Programa FICA. * Cabe aos docentes registrar o encaminhamento realizado no campo observações bem como as providências relativas ao retorno do aluno; * Cabe à equipe pedagógica e/ou direção informar a secretaria escolar dos procedimentos e das providências previstas no programa FICA.

- o campo Observações ou Anotações destina-se ao registro do desempenho pessoal do aluno, no que se refere ao cumprimento das atividades realizadas ao longo do processo educativo e respectivas avaliações; -Quanto ao registro da movimentação de aluno, lembrar que toda e qualquer informação como, também, o registro sobre a movimentação de alunos é da responsabilidade da Secretaria Escolar; a) não é permitido mudar a ordem dos nomes no espelho; b) caso o nome do aluno tenha sido excluído (riscado), deve-se acrescentá-lo no final da lista de chamada, com um novo número.

Aspectos pedagógicos que devem ser considerados: De acordo com a Instrução Normativa nº 07/10- SEED/DAE/CDE: 1) Em relação aos conteúdos: o espaço destinado ao registro de conteúdo deve ser preenchido com os conteúdos curriculares e as atividades efetivamente realizadas de acordo com o plano de trabalho docente. 2) Ao final de cada aula dada o professor deverá proceder esses registros e rubricá-los.

2) Em relação à avaliação: o campo Avaliação é destinado ao registro das avaliações processuais (trabalhos, provas, atividades, etc.) realizadas no período. Importante observar: registro das datas, conteúdos e instrumentos utilizados nas avaliações/ recuperações. Não há necessidade de aplicar um instrumento de recuperação para cada instrumento de avaliação. Pode ser feita a recuperação de um bloco de conteúdos, por exemplo. Os registros precisam evidenciar a retomada de conteúdos (quais...).