O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais: relação teoria e prática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Currículo - Prof. Viviane C. Cândido
Advertisements

Orientação de Projetos I
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Projeto de Atendimento ao Aluno
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
Restrições de Acesso à Informação
Plano de Ensino Plano de aula
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
cenários e perspectivas.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Vídeo Educar – Rubem Alves
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
GEOGRAFIA Prof. Msc. Douglas Grzebieluka.
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Qual a razão de sua presença no currículo
Cristiane jonas Francisconi
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Educação no contexto do Trabalho
Prefeitura municipal de Imperatriz
O ENSINO DE GEOGRAFIA ENCONTRO DE PROFESSORES ESCOLA PÓLO – REGISTRO 08/02/2008.
Estudos Orientados TI Aula 2 – 2014/1 Prof. Dr. Luís Fernando Garcia Luisffgarcia (Skype e Twitter)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Docência, Tecnologia e Cognição
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
MODULO VI GEOGRAFIA Disciplinas: Introdução aos estudos geográficos
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
Certificação e Auditoria
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
Aula 01 - A ciência geográfica
REPLANEJAMENTO 2015.
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
Base Nacional Comum Curricular (BNC)
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
PCN e PNLD.
Revisita ao PPP.
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Geografia – PNLD Respeitem os princípios éticos e democráticos constantes no país. Sejam também um auxílio ao trabalho do professor, no que diz.
Transcrição da apresentação:

O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais: relação teoria e prática Prof. Ms. Roberto Filizola - UFPR

Objetivo Geral: Oportunizar a efetivação de práticas pedagógicas a partir do documento “Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais diante da ampliação do Ensino Fundamental.

Objetivos Específicos: Avaliar a importância do ensino da Geografia Criticar os objetivos e as finalidades de seu ensino no passado Definir objetivos e finalidades de seu ensino para o momento presente e reavaliar seus conteúdos Levantar e realizar proposições metodológicas para seu ensino Discutir o processo avaliativo no contexto de seu ensino

No princípio era fomentar o amor pela Pátria... A Geografia a serviço do poder A disseminação de imagens e símbolos patrióticos Um ensino pautado na memorística Contexto: expansão capitalista

Por que ensinar Geografia hoje? Uma Geografia a serviço de quem? Qual contexto considerar? Novos objetivos, novas finalidades? Há um papel social reservado a ela?

O que ensinar, como ensinar... A quem compete estabelecer os conteúdos? Como selecionar e organizar os conteúdos? O que evitar? O que contemplar? O que é o espaço? Círculos concêntricos combinam com cidadania?

LIÇÃO DE CASA 1 Ler os objetivos do ensino da Geografia presentes no documento e propor encaminhamentos coerentes para aulas de Geografia nos Anos Iniciais, preferencialmente no contexto da lição de casa 2.

A apropriação dos conceitos geográficos... O que é a paisagem? Por que estudar o lugar? Vale a pena estudar as regiões? Qual a relevância do estudo do território? Que temas podem ser associados a esses conceitos?

Os problemas geográficos Onde? Por que aqui e não noutro lugar? Como são os lugares? Por que são assim? Por que o espaço encontra-se assim estruturado? Por que os objetos geográficos encontra-se distribuídos dessa forma? Quais os impactos da localização desse evento na vida das pessoas e dos lugares?

LIÇÃO DE CASA 2 Organizar um programa de geografia ou plano de aula conforme o que se segue: Eleição de tema, extraído do documento Definição da série e objetivos Justificativa da relevância do tema Justificativa de que o raciocínio geográfico está sendo mobilizado Critérios de avaliação e encaminhamento metodológico

LIÇÃO DE CASA 3 Organizar texto que justifique as razões de não se fazer mais uso da metodologia dos círculos concêntricos