O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais: relação teoria e prática Prof. Ms. Roberto Filizola - UFPR
Objetivo Geral: Oportunizar a efetivação de práticas pedagógicas a partir do documento “Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais diante da ampliação do Ensino Fundamental.
Objetivos Específicos: Avaliar a importância do ensino da Geografia Criticar os objetivos e as finalidades de seu ensino no passado Definir objetivos e finalidades de seu ensino para o momento presente e reavaliar seus conteúdos Levantar e realizar proposições metodológicas para seu ensino Discutir o processo avaliativo no contexto de seu ensino
No princípio era fomentar o amor pela Pátria... A Geografia a serviço do poder A disseminação de imagens e símbolos patrióticos Um ensino pautado na memorística Contexto: expansão capitalista
Por que ensinar Geografia hoje? Uma Geografia a serviço de quem? Qual contexto considerar? Novos objetivos, novas finalidades? Há um papel social reservado a ela?
O que ensinar, como ensinar... A quem compete estabelecer os conteúdos? Como selecionar e organizar os conteúdos? O que evitar? O que contemplar? O que é o espaço? Círculos concêntricos combinam com cidadania?
LIÇÃO DE CASA 1 Ler os objetivos do ensino da Geografia presentes no documento e propor encaminhamentos coerentes para aulas de Geografia nos Anos Iniciais, preferencialmente no contexto da lição de casa 2.
A apropriação dos conceitos geográficos... O que é a paisagem? Por que estudar o lugar? Vale a pena estudar as regiões? Qual a relevância do estudo do território? Que temas podem ser associados a esses conceitos?
Os problemas geográficos Onde? Por que aqui e não noutro lugar? Como são os lugares? Por que são assim? Por que o espaço encontra-se assim estruturado? Por que os objetos geográficos encontra-se distribuídos dessa forma? Quais os impactos da localização desse evento na vida das pessoas e dos lugares?
LIÇÃO DE CASA 2 Organizar um programa de geografia ou plano de aula conforme o que se segue: Eleição de tema, extraído do documento Definição da série e objetivos Justificativa da relevância do tema Justificativa de que o raciocínio geográfico está sendo mobilizado Critérios de avaliação e encaminhamento metodológico
LIÇÃO DE CASA 3 Organizar texto que justifique as razões de não se fazer mais uso da metodologia dos círculos concêntricos