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Transcrição da apresentação:

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“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” Rubem Alves 2 2

Sugestões para o avanço do processo de ensino/aprendizagem 3 3

Análise da situação pedagógica da Escola; 2. Pacto pela melhoria da aprendizagem envolvendo toda comunidade escolar; 3. Incentivar a participação dos alunos na criação e participação dos Grêmios Estudantis; 4. Propor ações que visem acompanhar e monitorar o rendimento nas séries/anos com maiores fragilidades de aprendizagem e com problemas de indisciplina; 4 4

Gestão de Resultados Educacionais: Gestão Participativa; Realizar a avaliação institucional e auto-avaliação baseando-se nas seguintes dimensões: Gestão de Resultados Educacionais: Gestão Participativa; Gestão Pedagógica; Gestão de pessoas; Gestão de serviços e recursos; 5 5

leitura, interpretação, oralidade e a escrita; Desenvolver atividades em todas as disciplinas que contribuam para que os alunos dominem: leitura, interpretação, oralidade e a escrita; compreensão e atuação em seu entorno social; capacidade de trabalhar em grupo e de acessar e utilizar devidamente as informações, usando as tecnologias; 6 6

7. Organizar de forma sistemática a ficha FICA e planilhas de Controle da Evasão Escolar; plano de Ação para o segundo semestre e relatório do primeiro semestre – 2013 para apresentar nas reuniões no mês de agosto; 8. Aderir aos Programas de Educação Integral visando um melhor resultado do processo de ensino e aprendizagem; 9. Incentivar e organizar projetos que utilizem as novas tecnologias para motivar o aluno aos estudos; 7 7

10. Promover a avaliação, encaminhamento e acompanhamento nas salas de apoio e salas de recursos, conforme a dificuldade apresentada pelo aluno; Incluir a Educação para a democracia trabalhando os Temas Educacionais Contemporâneos (fazem parte do PPP e PPCs); 12. Completar o PDE Interativo no sistema online, que representa o diagnóstico da Escola para futuros benefícios e adesão de programas; 8 8

13. Retomar o anexo IV da Semana Pedagógica – fev- 2013, analisando o Plano de Ação do 1º sem. 2013 e reestruturando o Plano de Ação para o 2º sem. deste ano letivo, visando a melhoria da qualidade em sua Escola, incluindo metas a serem cumpridas e atingidas neste ano; 14. Desenvolver este planejamento estratégico de melhoria do rendimento em sua escola, incluindo metas a serem cumpridas e atingidas ano a ano; (até o dia 15/08 – encaminhar ao NRE) 9 9

15. Apontar conteúdos básicos em cada uma das séries/anos de acordo com o nível de desempenho, envolvendo todas as disciplinas curriculares da Educação Básica, usando para isso as Diretrizes Curriculares Orientadoras do Estado do Paraná e o Caderno de Expectativas de Aprendizagem; 16. Discutir com os seus pares da mesma disciplina e de outras disciplinas questões que possibilitem a aprendizagem daqueles alunos com baixo rendimento escolar; 10 10

REUNIÕES TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS 29/07/13, 30/07/13 e 01/08/13- para professores de Salas de Apoio; 31/07/13- para professores e monitores do Programa Mais Educação – todas as Escolas – Local: CE Túlio de França - Horário:13:00h; 07/08/13- para professores das ACCs Periódicas, Permanentes. Hora Treinamento e Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo – todas as Escolas. Local:CE Túlio de França – Horário: 13:00h. Agosto/setembro- reunião com Pedagogos(as) e Professores(as) - CELEM; 11 11

REUNIÕES TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS 30/08/13 – Curso de Capacitação para 50 Professores do NRE – LP e Mat. – SAEB, SAEP e Trabalho Docente em Guarapuava; 20 e 21 de agosto – Caravana da poesia em Guarapuava – 55 Professores do NRE, mais 02 Escolas com apresentações de alunos; 02/08 - Capacitação da CISVALE – 100 Professores do NRE; 12 e 13 de agosto – apresentação DANCEP – Cine Luz; setembro – Reunião com os Professores que atuam nas Salas de Recurso-todas as Escolas do NRE – Sala 24 – M e T; 12 12

REUNIÕES COM A REDE DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR – POR MUNICÍPIO – com a rede – CT, NRE, MP e Escolas para apresentar e compartilhar práticas que estão tendo resultado positivo; - agosto e setembro 13 13