Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
Advertisements

Caravana Nacional em Defesa do SUS
Saúde e Prevenção nas Escolas
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Rio de Janeiro, Agosto de 2006
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE SOCIAL
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Ministério da Cultura.
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
Pontos relevantes sobre o processo de planejamento da CGPLAN/SGEP
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
Auditoria no Sistema Único de Saúde Brasil
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
A Incorporação da Regulação e Auditoria da Atenção em Saúde
DOCUMENTOS UTILIZADOS
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Sistema Único de Saúde - SUS
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
PORTARIA 2344 de 06 de outubro de 2009 ASPLAN /GASEC.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Da Institucionalização à utilização do Monitoramento e da Avaliação em Saúde: Avanços e Desafios Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Ministério.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NO SUS (PARTICIPASUS): AVANÇOS E DESAFIOS JOÃO PESSOA/PARAÍBA 08 de junho de 2009

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP AVANÇOS Criação e consolidação da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa -SGEP

de Apoio à Gestão Participativa ESTRUTURA Departamento de Apoio à Gestão Participativa ESTRUTURA Coordenação Geral de Apoio à Educação Popular e à Mobilização Social; Coordenação Geral de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. Departamento de Ouvidoria Geral do SUS: Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS Coordenação Geral de Pesquisa e Processamento de Demandas Coordenação Geral do Sistema Nacional de Ouvidoria MMM Coordenação Geral do Sistema de Monitoramento e Avaliação; Coordenação Geral de Informação Estratégica para a Gestão. Departamento Nacional de Auditoria do SUS MMM Coordenação de Sistemas de Informação; Coordenação Geral de Auditoria; Coordenação Geral de Desenvolvimento, Normatização e Cooperação Técnica; Coordenação Geral de Infra-estrutura e Logística 3

MISSÃO DA SGEP Implementar a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa (ParrticipaSUS), no âmbito do Sistema Único de Saúde, contribuindo para o fortalecimento da participação popular e do controle social, para a qualificação da gestão, das ações e dos serviços, melhoria das condições de vida e de saúde da população.

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP AVANÇOS: PARTICIPASUS Formulação , Aprovação no CNS, Pactuação na CIT

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA PACTO pela Saúde Plano Plurianual PPA 2008 -2011 Plano de Saúde ParticipaSUS (PT 3027) Plano de Ação Coerência entre os processos Integração Mais Saúde 6

PARTICIPASUS Princípios e Diretrizes Reafirmação dos pressupostos da Reforma Sanitária quanto ao direito à saúde; Afirmação do protagonismo da população na luta por saúde, a partir da ampliação de espaços públicos de debates e construção de saberes; Valorização dos mecanismos de participação popular e de controle social, especialmente os Conselhos e as Conferências de Saúde;

PARTICIPASUS: Princípios e Diretrizes Promoção da inclusão social de populações específicas, visando à eqüidade Integração e interação das ações de auditoria, ouvidoria, monitoramento e avaliação com o controle social Ampliação dos espaços de ausculta da sociedade em relação ao SUS;

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA PLANO DE SAÚDE ParticipaSUS POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA PACTO pela SAÚDE APOIO INTEGRADO à ParticipaSUS

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA Transversal ao conjunto de princípios e diretrizes do SUS e presente nos processos cotidianos da gestão do sistema; Compreende 4 componentes: Gestão Participativa Ouvidoria Auditoria Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS Integração e interação de suas ações (auditoria, ouvidoria, monitoramento e avaliação da gestão, gestão participativa), entendidas como medidas para a qualificação da gestão do SUS nas três esferas de governo.

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA AVANÇOS INSTITUIÇÃO DE REPASSE FUNDO A FUNDO: Portaria 3060/2007 Portaria 2588/2008

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA Avanços Elaboração dos planos de ação pelos estados e DF; Realização de seminários regionais e estaduais; Apoio à realização de cursos para conselheiros e lideranças comunitárias; Implantação de ouvidorias estaduais e municipais na perspectiva do Sistema Nacional de Ouvidoria; Organização do Sistema Nacional de Auditoria; Elaboração de políticas para enfrentamento das iniquidades;

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA AVANÇOS Implantação do componente de monitoramento e avaliação da gestão do SUS; OuvidorSUS; SisaudSUS; ParticipanetSUS; RegenetSUS Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde;

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA PARTICIPASUS:

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DESAFIOS Sensibilizar os gestores das três esferas de governo para a importância da ParticipaSUS como estratégia de fortalecimento, qualificação da gestão e democratização do SUS

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DESAFIOS Consolidar o Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS- SNO Consolidar o Sistema Nacional de Auditoria - SNA; Implantar o ParticipanetSUS; Implantar o RegenetSUS;

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA Desafios Consolidar o programa de inclusão digital dos conselhos de saúde nos seus três componentes: Equipamentos; Conectividade; Educação permanente;

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA Desafios Apoiar estados e municípios na implementação e no monitoramento das políticas nacionais de enfrentamento das iniquidades (populações): Negra; Campo, Floresta e Ribeirinhos; Ciganos; População em situação de rua; LGBT;

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA Desafios Elaborar a portaria de transferência de recursos fundo a fundo para 2009, contemplando os municípios; Fortalecer os conselhos de saúde como instância permanente e deliberativa; Contribuir para a qualificação dos conselheiros; Zelar pelo cumprimento das suas deliberações pelos gestores.

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA   POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA SUS PATRIMÔNIO SOCIAL CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE http://www.conselho.saude.gov.br