Formação de Tutores a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
A importância da formação docente na mediação em EAD
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Contexto de Educação a Distância
Ferramentas de Mediação no Moodle
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Papel do Tutor em EAD.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Formação de Tutores a Distância Curso de Licenciatura em Biologia Coordenadora Adjunta UAB: Flaviana dos Santos Silva Coordenador do Curso: Ana Cristina Caribé Coordenador de Tutoria: Eliuma de Fatima de Souza Silva

Objetivo Formar tutores para atuarem no ambiente virtual de aprendizagem Moodle nos cursos de graduação de Licenciatura a distância do Sistema UAB – UESC

Carga horária 20 horas 4 horas presencial 16 horas a distância (Ambiente Virtual Moodle)

Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil Educação a Distância (abordagens) Tutoria a distância Ambiente virtual de aprendizagem Moodle (apresentação, origem e gerenciamento)

Programa Ferramentas tecnológicas Perfil Fórum de discussão Bate-papo Correio Wik Produção de texto Produção de Web Questionários (tipos) Relatórios de acompanhamento Arquivos

Programa Dificuldades Comunicação com os estudantes Acesso ao ambiente Acompanhamento dos estudantes

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para atuarem na Educação Básica por meio da modalidade de ensino distância; realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros promovendo o acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional. http://www.uab.capes.gov.br/

Abordagens dos cursos a distância

broadcast: a tecnologia computacional é “empregada para entregar a informação ao aluno”;

virtualização da sala de aula presencial Quando os recursos são utilizados da mesma forma que a aula presencial, procurando transferir para o meio virtual o paradigma do espaço-tempo da aula e da comunicação bidirecional entre o professor e aluno.

Exemplos de virtualização da sala de aula...

Estar junto virtual há uma aproximação entre os emissores e receptores dos cursos, permitindo criar condições de aprendizagem e colaboração, inter-relações entre pessoas, práticas, valores, hábitos, crenças, formando uma “ecologia da informação” (Nardi, 1999).

TUTOR - Fazer a ligação entre a instituição e o aluno Enriquecer o processo de aprendizagem com seu conhecimento e experiência Facilitar a construção do saber através da reflexão e do intercâmbio de informações Estabelecer relações entre alunos e professores (Gutiérrez e Prieto, 1994)

Tutor Instituição Estudante Professor Orientador aprendizagem Conhecimento Coordenador tutoria Professor Orientador aprendizagem

Funções de tutoria Função Pedagógica – criar um ambiente social amigável; fazer perguntas visando estimular o pensamento crítico; comentar as mensagens dos alunos Função Gerencial – agendamento do curso, seu ritmo, objetivos, tarefas a realizar; elaborar as diretrizes e as regras de comportamento Função Técnica – conhecimento da tecnologia; acompanhar o fluxo da aprendizagem Função Social – estimular as relações humanas; manter o grupo unido; estimular o trabalho em grupo; construir e manter a comunidade virtual (Collins e Berge)

Atribuições do tutor no AVA ajudá-los a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações no fórum, bate-papo ; Esclarecer as dúvidas dos estudantes; Acessar o ambiente diariamente; Observar o acesso dos alunos por meio dos relatórios de acompanhamento; Participar dos fóruns, bate-papo ou qualquer outra produção no ambiente

Estratégias de Organização Conhecer a fundamentação pedagógica da EAD Conhecer seus aprendizes e colegas tutores Conhecer os professores da disciplina Definir uma rotina de acompanhamento online ABED - 2004

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAs) Ponto de vista tecnológico: conjuntos organizados de recursos, funcionalidades ou ferramentas multimídias; Ponto de vista educacional: “um espaço ou uma comunidade organizada com o propósito de aprender” (Barajas 2003)

Exemplos de AVAs Eproinfo, http://www.eproinfo.mec.gov.br/ TelEduc, http://teleduc.nied.unicamp.br Ensinarnet, www.ensinarnet.com Dokeos, www.dokeos.com Moodle www.moodle.org

Moodle é um sistema de gestão de conteúdos (CMS – content management system), em código de fonte aberta (open source). Quando utilizados em educação, tendem a ser designados como sistemas (ou plataformas) em linha de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo

Acesso http://uab.uesc.br Alterar a senha

clicar em ativar edição Gerenciamento Para acrescentar recurso ou propor uma atividade é necessário clicar em ativar edição

Recursos tecnológicos Perfil: apresentação geral do usuário Forum: discussão sobre determinado assunto Chat: ferramenta de interação sincrona Wiki: é a construção colaborativa de documentos com o uso do navegador web Produção de texto: permite criar texto simples Produção de WEB: permite criar páginas da web com mais recursos

Recursos Tecnológicos Questionários com questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e respostas rápidas. Relatórios de acompanhamento Arquivos