Formação de Tutores a Distância Curso de Licenciatura em Biologia Coordenadora Adjunta UAB: Flaviana dos Santos Silva Coordenador do Curso: Ana Cristina Caribé Coordenador de Tutoria: Eliuma de Fatima de Souza Silva
Objetivo Formar tutores para atuarem no ambiente virtual de aprendizagem Moodle nos cursos de graduação de Licenciatura a distância do Sistema UAB – UESC
Carga horária 20 horas 4 horas presencial 16 horas a distância (Ambiente Virtual Moodle)
Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil Educação a Distância (abordagens) Tutoria a distância Ambiente virtual de aprendizagem Moodle (apresentação, origem e gerenciamento)
Programa Ferramentas tecnológicas Perfil Fórum de discussão Bate-papo Correio Wik Produção de texto Produção de Web Questionários (tipos) Relatórios de acompanhamento Arquivos
Programa Dificuldades Comunicação com os estudantes Acesso ao ambiente Acompanhamento dos estudantes
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para atuarem na Educação Básica por meio da modalidade de ensino distância; realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros promovendo o acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional. http://www.uab.capes.gov.br/
Abordagens dos cursos a distância
broadcast: a tecnologia computacional é “empregada para entregar a informação ao aluno”;
virtualização da sala de aula presencial Quando os recursos são utilizados da mesma forma que a aula presencial, procurando transferir para o meio virtual o paradigma do espaço-tempo da aula e da comunicação bidirecional entre o professor e aluno.
Exemplos de virtualização da sala de aula...
Estar junto virtual há uma aproximação entre os emissores e receptores dos cursos, permitindo criar condições de aprendizagem e colaboração, inter-relações entre pessoas, práticas, valores, hábitos, crenças, formando uma “ecologia da informação” (Nardi, 1999).
TUTOR - Fazer a ligação entre a instituição e o aluno Enriquecer o processo de aprendizagem com seu conhecimento e experiência Facilitar a construção do saber através da reflexão e do intercâmbio de informações Estabelecer relações entre alunos e professores (Gutiérrez e Prieto, 1994)
Tutor Instituição Estudante Professor Orientador aprendizagem Conhecimento Coordenador tutoria Professor Orientador aprendizagem
Funções de tutoria Função Pedagógica – criar um ambiente social amigável; fazer perguntas visando estimular o pensamento crítico; comentar as mensagens dos alunos Função Gerencial – agendamento do curso, seu ritmo, objetivos, tarefas a realizar; elaborar as diretrizes e as regras de comportamento Função Técnica – conhecimento da tecnologia; acompanhar o fluxo da aprendizagem Função Social – estimular as relações humanas; manter o grupo unido; estimular o trabalho em grupo; construir e manter a comunidade virtual (Collins e Berge)
Atribuições do tutor no AVA ajudá-los a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações no fórum, bate-papo ; Esclarecer as dúvidas dos estudantes; Acessar o ambiente diariamente; Observar o acesso dos alunos por meio dos relatórios de acompanhamento; Participar dos fóruns, bate-papo ou qualquer outra produção no ambiente
Estratégias de Organização Conhecer a fundamentação pedagógica da EAD Conhecer seus aprendizes e colegas tutores Conhecer os professores da disciplina Definir uma rotina de acompanhamento online ABED - 2004
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAs) Ponto de vista tecnológico: conjuntos organizados de recursos, funcionalidades ou ferramentas multimídias; Ponto de vista educacional: “um espaço ou uma comunidade organizada com o propósito de aprender” (Barajas 2003)
Exemplos de AVAs Eproinfo, http://www.eproinfo.mec.gov.br/ TelEduc, http://teleduc.nied.unicamp.br Ensinarnet, www.ensinarnet.com Dokeos, www.dokeos.com Moodle www.moodle.org
Moodle é um sistema de gestão de conteúdos (CMS – content management system), em código de fonte aberta (open source). Quando utilizados em educação, tendem a ser designados como sistemas (ou plataformas) em linha de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo
Acesso http://uab.uesc.br Alterar a senha
clicar em ativar edição Gerenciamento Para acrescentar recurso ou propor uma atividade é necessário clicar em ativar edição
Recursos tecnológicos Perfil: apresentação geral do usuário Forum: discussão sobre determinado assunto Chat: ferramenta de interação sincrona Wiki: é a construção colaborativa de documentos com o uso do navegador web Produção de texto: permite criar texto simples Produção de WEB: permite criar páginas da web com mais recursos
Recursos Tecnológicos Questionários com questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e respostas rápidas. Relatórios de acompanhamento Arquivos