PLANO DE FORMAÇÃO Área de Ações Estratégicas - Baser Instituto de Formação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autonomia e Gestão Novos Desafios
Advertisements

Definição do público-alvo:
Experiência do Centro Educativo Espíritu Santo República dominicana.
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 08\12\2009 Facilitação: Curso básico para elaboração de Plano Estratégico de Mobilização Comunitária de.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Deputado Francisco Caminha Presidente da UNIPACE
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis ROMPENDO BARREIRAS SOCIOECONÔMICAS: O CASO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL.
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
EIXO TEMÁTICO IV A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DAS MULHERES NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO. Mediador: Manoel Messias da Silva Vice Presidente.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
Encontro Estadual de Formação
CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE “Equipe de Formação Cresol Central SC/RS”
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- DÉCADA DA EDUCAÇÃO
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
 Servir de catalisador num processo de transformação a fim de executar ações que sejam capazes de implementar, o desenvolvimento e a valorização dos.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
RELATÓRIO DAS AÇÕES DE AÇÕES REALIZADAS EM 2012 ORGANIZAÇÃO I- Regularidade de reuniões ordinárias de direção Não foi possível manter a regularidade.
ADCE - São Paulo Santiago do Chile 2006 ADCE-SP – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo Rua Santanésia, 528 and. S1 – Butantã –
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Finanças Solidárias e Desenvolvimento Rural Sustentável
PLANO DE USO E OCUPAÇÃO Luís Roberto Takiyama, Uédio Robds Leite da Silva / Revista de Gestão Costeira Integrada 9(2):33-45 (2009) 1º. Diagnóstico participativo.
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Módulo 6 A Formação do novo líder.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
LANÇAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
CAACTs: Comissão de Acompanhamento e Assessoria aos Conselhos Tutelares.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI
O cooperativismo oferece respostas às necessidades individuais por meio da articulação do coletivo.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE FORMAÇÃO Área de Ações Estratégicas - Baser Instituto de Formação

Pontos que estruturaram o PLANO DE FORMAÇÃO; Situação dos programas estratégicos e de formação nas Bases Regionais e suas singulares – avanços e desafios; Debate com os conselheiros; Encaminhamentos; METODOLOGIA

MOTIVAÇÕES Fortalecer o papel estratégico das Bases Regionais; Garantir a autonomia dos processos de formação do Sistema a partir das Singulares e das Bases Regionais; Consolidar e reestruturar os programas vinculados ao Cresol Comunidade e Cooperativa Escola; Garantir uma unidade entre as ações de formação em todo o Sistema Cresol;

PASSO-A-PASSO Articulação das ações desenvolvidas na Área de Ações Estratégicas e no INFOCOS; Elaboração do Plano com participação das cooperativas, bases regionais e Baser; Convênio de Cooperação entre Bases e INFOCOS;Deliberação das Bases Regionais dos Diretores de Formação;Contratações dos “Analistas de Formação” alocados nas 11 Bases; Realização mensal do Coletivo/Fórum de Formação, trimestralmente integrado ao conselho do INFOCOS;

FRENTES DE AÇÃO 6

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA DIRETORES Curso para Candidatos a Conselheiros; Curso para Novos Conselheiros: –Conselho Fiscal ; –Conselho Administrativo Cursos para Direção Executiva das Cooperativas Curso para os Presidentes de Cooperativas Singulares. Formação Complementar -Seminário para Diretores Liberados das Cooperativas e Bases Regionais; -Seminários de Sustentabilidade; PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COLABORADORES Integração de Novos Colaboradores; Formação Continuada para Colaboradores – EAD PROSOL (Especialização e Aperfeiçoamento) COOPERATIVA ESCOLA

EDUCAÇÃO DE BASE –Formação para Novos Sócios –Agentes Comunitários de Desenvolvimento e Crédito –Animadores (Formação de Lideranças Cooperativistas) –Gênero e Geração –HabitaSol ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO –Ater –Revitaliza –Unidades de Referência –Cadeias Curtas. EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA –Um Olhar para o Futuro CRESOL COMUNIDADE