5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 e 21 de Novembro de 2014 Fundo Nacional de Investigação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Definição do público-alvo:
RESUMO DO PROJECTO . Desenvolvimento de novos métodos de ensino;
João Coimbra, Director do CIMAR
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
CERNAS – PROCESSO DE AVALIAÇÃO F.Páscoa, H.Pires dos Santos Convite à reflexão O futuro que queremos construir.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
CONASEMS -
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) Ministério da Ciência e do Ensino Superior Portugal III Reunião de Coordenação Regional da Rede ScienTI Dr.ª
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
SNV Moçambique.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
Projecto de Aquacultura de Micro-algas
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
PROJECTO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Premissas Dados das Microrregiões.
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Unidade Editorial da Revista Científica da UEM
PROMOÇÃO DO PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÁRIOS EM CUMBANA, JANGAMO, INHAMBANE 1. PROJECTO DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÁRIOS DE CUMBANA 2. PROJECTO.
CIÊNCIAS MARINHAS E PESCAS
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Ministério da Ciência e Tecnologia Direcção de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos para Ciência e Tecnologia: Atribuições, Programas de.
Coordenadora: Antonieta Nhamusso
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
CONITEC – DESAFIOS ISPOR – Brasília – Dez 2014.
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Prof Doutora Zélia Menete
LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro.
A Educação Ambiental face aos novos desafios
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Seminário sobre Lancamento do Bloco Regional do PACF na África Austral e o Papel da Mulher no Desenvolvimento da SADC EQUIPE: TEÓFILO FERRAZ -DELEGAÇÃO.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS E DE INDICADORES SÓCIO
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Estabelecimento e Estudo do crescimento de Áreas de Produção de sementes (APS’s) de 4 essências florestais (Eucalyptus sp, Leucaena sp, Moringa sp e Casuarina.
BALANÇO DO GAS 25 de Julho de Encontros do GAS em 2008  Frequência:  Frequência: um encontro por mês, até hoje teve seis encontros (incluindo.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Internet2 Anabela Pinho Natália Gomes Anabela Pinho Natália Gomes.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Projecto de Desenvolvimento de Irrigação Sustentável (PROIRRI) INFORMAÇÃO SOBRE O PROJECTO REUNIÃO DO CDC 27 DE NOVEMBRO DE 2013.
Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP
Ponto de Situação do Processo de Migração de Radiodifusão Analógica para Digital Bilene, 30 Novembro 2015.
Conferência para concorrentes PI-SNAP-Moz-02 Beira Chimoio Maputo Nampula Outubro de Novembro Bob Rabatsky Director Mark Sevier Mission Partnership.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes:
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Direcção Científica Plano de Actividades Principais actividades I. Corpo Docente II. Pesquisa e Extensão III. Publicação IV. Gestão do Sistema.
LUIZ EDUARDO FONSECA Fundação Oswaldo Cruz Centro de Relações Internacionais em Saúde COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DA FIOCRUZ COM A ÁFRICA E CPLP.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 e 21 de Novembro de 2014 Fundo Nacional de Investigação Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT

Introdução O Fundo Nacional de Investigação (FNI), organizou nos dias 20 e 21 do mês de Novembro do ano corrente, na Província de Maputo, Cidade de Maputo, o 5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados. Fundo Nacional de Investigação

Objectivo do Seminário 1.partilhar com os parceiros de cooperação, investigadores, estudantes e público interessado na investigação, inovação e transferência de tecnologia, os resultados obtidos em cada projecto financiado, os beneficiários e impacto notório na comunidade onde o mesmo foi implementado; Fundo Nacional de Investigação

Continuação 4 2. divulgar os resultados alcançados pelos projectos aprovados e financiados pelo FNI, especialmente os da 4ª e 5ª chamada, bem como seu impacto e contributo nos respectivos locais de implementação.

Participantes Fundo Nacional de Investigação 5 Assim, o Seminário esteve aberto instituições públicas, parceiros de cooperação, ONGs, instituições de ensino superior, especialistas e inovadores envolvidos em diversas actividades ligadas ao desenvolvimento da investigação, inovação, transferência de conhecimento científico e tecnológico. Como resultados tivemos o seguinte:

Número de Participantes FUNDO NACIONAL DE INVESTIGÃÇÃO - FNI 6 ProveniênciaNr de participantes % Maputo Gaza Manica Sofala Tete Zambézia Total115

Número de Trabalhos Apresentados SecçãoPlanificados Apresentados Nr% Ciências Agronómicas, Animais e florestais Ciências de Saúde e Etnobotanica Quimica Tecnologica e Ambiental Ciências Marinhas e Pescas Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação 01 Total 7

Apresentadores convidados TemaConvidado O contributo da mulher no desenvolvimento da Investigação em Moçambique Prof. Doutora Enga. Zélia Menete O processo e importância da elaboração de um artigo cientifico no desenvolvimento da investigação Prof. Doutora Aidate Mussagy Mecanismos de financiamento de investigação Impacto dos projectos financiados pelo FNI Programa de Doutor Rolland Broower Impacto dos Projectos financiados pelo FNI- em processo Prof. Doutor Patrício Langa Atribuições, programas de bolsas de estudo em curso, desafios e perspectivas Dr. Mahalana Chipanga Processo de elaboracao de resultados da investigacao para ser publicado numa revista cientifica nacional ou internacional Prof. Doutor Guilherme Basilio

Participantes Função/GéneroNr% Investigador Investigadores convidados Total115 Masculino Feminino Fundo Nacional de Investigação 9

Resultados alcancados Foram superadas as expectativas em termos de participação e debate. Os resultados dos projectos apresentados demonstram o esforço que o governo e seus parceiros tem estado a fazer na área da ciência, tecnologia e inovação. Foram apresentados aqui a os resultados tangíveis daquilo que e a transferência dos resultados da investigação para o uso da comunidade. Incentivamos os nossos investigadores para disseminar cada vez mais os resultados da investigação. Convidamo-los a desenvolverem mais parcerias nacionais e internacionais com vista a fortalecer cada vez mais a nossa estrutura investigativa Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT 10

Asseguramos que o FNI ira trabalhar com os parceiros e o governo com vista a elevar a quantidade e qualidade dos projectos de investigação. Caros investigadores Com o lançamento da pagina web garantimos que haja mais interacção entre o FNI e os investigadores Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT 11

O meu Obrigado vai para: Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT