Recuperação Intensiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Advertisements

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
Unidade1: Probabilidade e Estatística.
Teorema de Pitágoras. Áreas. Semelhança de triângulos.
AS AVALIAÇÕES DE SISTEMA
ENCCEJA MATEMÁTICA.
SARESP 2008 Escala de Proficiência
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
SARESP ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.
Matemática Plano de curso Djalma Henrique.
Não considere nenhuma prática como imutável
Formulário de Matemática
Formulário de Matemática
MACS Análise, representação e redução de dados..
Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Prof. Edu Cursinho da poli ENEM – Um ensaio para a vida Matemática e suas tecnologias Prof. Edu.
Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano
Programa e Metas Curriculares de Matemática
Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012
Curso de formação “O ensino da geometria no 1º ciclo”
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
SARESP – CIÊNCIAS DA NATUREZA 2012
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
Introdução ao conceito de Multiplicação
Semana 12 Proporcionalidade e suas aplicações Objetivos:
Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
Prof. Edu Cursinho da poli ENEM – Um ensaio para a vida Módulo 3 - Matemática e suas tecnologias.
Algarismos Significativos
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
Rever a Matemática de 6ºano
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
SIMULADO - ENEM Prof. José Luiz 2014.
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS DECIMAIS
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Equações do 1o grau com duas incógnitas
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Explorando a ideia de número positivo e número negativo
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Professora: Mariane Krull Turma: 9º ano
Ensino e aprendizagem matemática no quarto ciclo.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
Potenciação Exemplos: 23 = = 8 5 × 5 × 5 = 53 =
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Estática das Partículas
COMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS lll
ANÁLISE COMPARATIVA PROVAS BIMESTRAIS Quadros e Gráficos
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
EVENTO DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Análise Pedagógica SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO SAEPE 2014.
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
AVALIAÇÕES EXTERNAS Atividade complementar 04 e 05 Apresentação 04.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Apresentação e análise das atividades do Programa Ler e Escrever relacionadas com as atividades /habilidades do SARESP 2008.
Transcrição da apresentação:

Recuperação Intensiva Competências Habilidades Matemática

Recuperação Intensiva Matemática Competências Habilidades 6ª série/7°ano Competência de Área 1 – Números e Operações Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento em termos de relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas. .H01 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais . (GII) .H02 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. (GII) .H03 Resolver problemas que envolvam a adição/subtração ou a multiplicação/divisão , em situações relacionadas aos seus diversos significados. (GIII) .H04 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados (parte/todo, quociente, razão) (GI) .H05 Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam diferentes significados da adição ou subtração (GIII). .H06 Resolver problemas que envolvam noções de porcentagem ( 25%, 50%, 100%) (GIII) Competência de Área 2 – Espaço e Forma Compreender as propriedades dos objetos e a sua posição relativa e desenvolver o raciocínio espacial por meio de construções e de formas. .H07 Identificar formas geométricas tridimencionais como esfera, cone, cilindro, piramede, paralelepípedo ou formas bidimencionais como: quadrado, triângulo, retângulo e circulo sem o uso obrigatório da termologia convencional (GI). .H08 Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, número de ângulos, eixos de simetria e rigidez, sem o uso obrigatório da termologia convencional (GI)

Recuperação Intensiva Matemática Competências Habilidades 6ª série/7°ano Competência de Área 3 – Unidades e Medidas Construir e ampliar noções de variação de grandeza para compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou de sistemas convencionais. .H09 Identificar horas e minutos, por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiro ( GI) .H10 Resolver problemas que envolvam o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. (GIII) .H11 Resolver problemas que envolvam o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas (GIII) .H12 Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/cm/mm, kg/g/mg/, l/ml. (GIII) Competência de Área 4 – Tratamento da Informação Ler, construir e interpretar informações de variáveis expressas em gráficos e tabelas H13 Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas e construir tabelas (GIII). H14 Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos e construir gráficos (particularmente gráficos de colunas) . (GIII)

Recuperação Intensiva Matemática Competências Habilidades 8ª série/9°ano Competência de Área 1 – Números e Operações Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento em termos de relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas. Aplicar expressões analíticas para modelar e resolver problemas. .H15 Resolver problemas que envolvam as quatro operações básicas entre números inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão) -H16 Fazer cálculos que envolvam adições e subtrações de números decimais (GIII). -H17 Ler e efetuar expressões algébricas correspondentes a textos matemáticos em linguagem corrente e, vice versa (GII) -H18 Resolver equações do 1º grau (GII) -H19 Expressar e resolver problemas por meio de equações (GIII) Competência de Área 2 – Espaço e Forma Compreender as propriedades dos objetos e a sua posição relativa e desenvolver o raciocínio espacial por meio de construções e de formas. H20 Identificar formas planas e espaciais em situações do cotidiano e por meio de suas representações em desenhos e em malhas (GI) H21 Determinar área e perímetro de uma figura utilizando composição e decomposição de figuras (GII) H22 Identificar elementos e classificar poliedros ( GII)

Recuperação Intensiva Matemática Competências Habilidades 8ª série/9°ano Competência de Área 3 – Unidades e Medidas Construir e ampliar noções de variação de grandeza para compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou de sistemas convencionais. -H23 Realizar medidas usando padrões e unidades não convencionais ou de outros sistemas de medida dados (GII) -H24 Aplicar as principais características do sistema métrico decimal: unidades, transformações e medidas ( GII) -H25 Resolver situações problema que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais (GIII) -H26 Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: Proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc (GII) -H27 Reconhecer pi como uma razão constante da geometria (GII) Competência de Área 4 – Tratamento da Informação Ler, construir e interpretar informações de variáveis expressas em gráficos e tabelas -H28 Resolver problemas que envolvam probabilidade de eventos simples ( GIII) -H29 Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de tabelas e gráficos ( GIII) -H30 Identificar o gráfico adequado para representar um conjunto de dados e informação (barras, linhas, pontos) (GII) -H31 Utilizar diagrama de árvore para resolver problemas simples de contagem (GIII) -H32 Resolver problemas que envolvam a idéia de principio multiplicativo de contagem ( GIII)