SIG – definição e histórico de implementação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Geoprocessamento
Advertisements

Geoprocessamento para Todos
Pós Graduação em Saneamento e Meio Ambiente
Introdução ao Geoprocessamento
Gestão Estratégica da Informação
Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl
Implementação de um Sistema de Informações Georeferenciado (Geoufes) Utilizando Bibliotecas de Software Livres em Java Aluno: Geraldo Angelo Vassoler Orientador:
I Simpósio de Geografia, Cartografia e Agrimensura do CREA - RJ
Sistema de Informação Geográfica
Sistemas de Informação Geográfica Profa. Gisa Melo Bassalo
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Curso de Cafeicultura de Precisão
Iana Alexandra Alves Rufino (UAEC/CTRN/UFCG)
Análises Espaciais e Tomada de Decisão
Iana Alexandra Alves Rufino (PPGECA/CTRN/UFCG)
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG
Metodologias para Aplicações Ambientais
SIG e Modelagem de Dados Parte II
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
CEUNSP–ARQUITETURA E URBANISMO – 9º SEM. S.I.G. – Prof. Daniel Nithack
O que é ? É um software que permite aos usuários visualizar, editar e integrar mapas. Facilita a visualização geográfica e análise dos dados incluídos,
A. Rezende, V. Cavicchioli Neto, B. Berardo,
Sistemas de Informação Geográfica (GIS)
Remodelando a solução mais eficaz
Arquitetura e Linguagens
Tipologia da Informação “As organizações dependem de informações de naturezas diversas para alcançar seus objetivos” Adriana Beal Classificação quanto.
Sistemas de Informações Geográficas (editar titulo) Humberto Diniz (editar autor) DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES DA BAHIA (instituição)
Disciplina Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento
O IPTU e a Geomática Vanize Melim Eng. Civil.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
ACESSO A BASE DE DADOS.
Tecnologia da informação
Introdução histórica dos SIGs
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Rodrigo Silva da Conceição / Liane M. Azevedo Dornelles UERJ
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Disciplina:GEOPROCESSAMENTO
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Conceitos, Histórico, Introdução ao CD-ROM Educacional do INPE Aula 2
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Necessidades Soluções Benefícios Ferramenta de apoio Integração entre soluções Tendências futuras Apresentação do sistema.
Qual o SIG que eu escolho?
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Principais Aplicações da Modelagem Numérica de Terreno
Capítulo 5 – Tecnologias modernas aplicadas à cartografia
Atlas Sistema de Informações Geográficas para gestão da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira Divisão de Planejamento Abril de 2008.
Introdução ao geoprocessamento
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
Fundamentos de SIG Graça Abrantes.
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
Aula 01 – Introdução ao Geoprocessamento
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Classificação dos Mapas
O que é ? Como Surgiu ? SIG Para que serve ? Como utilizar ?
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Análise de Mapas Prof. Mario Vasconcellos. Formas de Utilização de Mapas  Mapa X Imagem X Figura  Mapa Ilustrativo  Mapa Demonstrativo: Inclui os mapas.
Introdução ao geoprocessamento
Alexandre Spengler, Guilherme Ocker, Jorge Alosilla, José Júlio, Pedro Lima.
Jornada Nacional de IC - UPM
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Profa. Ms. Léia D’Alvia Aula D. Empresas Capacidade de surpreender o cliente diferente de preço e prazo Reinventaram o seu setor A Informação será o grande.
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu – Mestrado Profissional - Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, ITV-DS, Belém, 11 de Março.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
Transcrição da apresentação:

SIG – definição e histórico de implementação Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de Sao Paulo Ecologia de Paisagem SIG – definição e histórico de implementação Juliani Sideri Caetano Mayra Camargo A. Costa

Definições "Uma tecnologia de informação que armazena, analisa e exibe dados espaciais ou não - SIG é de fato uma tecnologia e necessariamente não é limitada a um simples e bem definido sistema de computador" (PARKER, 1988); "Qualquer conjunto de procedimentos manuais ou baseados em computador destinados a armazenar e manipular dados referenciados geograficamente" (ARONOFF, 1989); "Um sistema de informações baseado em computador que permite a captura, modelagem, manipulação, recuperação, análise e apresentação de dados georreferenciados" (WORBOIS, 1995).

Sistema: Tem capacidade funcional para entrada de dados, manuseio, transformação, visualização, combinação, consultas, análises, modelagem e saída. Informação: Produção conhecimento útil, na forma de mapas e imagens, estatísticas, gráficos, etc. Geográfica: implica conhecimento da localização dos itens de dados, em termos de coordenadas geográficas.

Objetivos Produzir mapas de maneira muito mais rápida e elaborada Baratear o custo de produção de mapas Facilitar a utilização de mapas e o acesso digital Possibilitar a automação da atualização e revisão Revolucionar a análise quali-quantitativa de dados espaciais

Histórico Década de 40: Avanços nas tecnologias Computacionais e cartográficas;

Histórico Década de 50: Meteorologistas, geofísicos e geólogos incorporaram em suas atividades rotineiras os mapas gerados por computadores. Década de 60: SIG implementado nos EUA;

Histórico Década de 70: Trabalhos publicados atestando e acentuando o desenvolvimento dessa tecnologia; Planejamento urbano e incorporação dos produtos derivados do sensoriamento remoto nas análises espaciais. Década de 90: Popularização e adoção dos SIGs como instrumento para tomada de decisões, facilitado uso dos aplicativos.

A partir de 2005, com a disponibilização gratuita do visualizador Google Earth, o formato KMZ se popularizou, tornando-se um padrão. Vários SIG, em 2006, já apresentam possibilidades de exportação e importação de arquivos KMZ, como o NASA World Wind.

Histórico SIG na atualidade: Do ponto de vista tecnológico podemos classificar os modernos SIG em três grandes grupos, a saber: - Os CAD/cartográficos, sistemas herdeiros da tradição de Cartografia; - O dos bancos de dados geográficos; - Bibliotecas geográficas digitais ou centros de dados geográficos; - Os CAD/cartográficos, sistemas herdeiros da tradição de Cartografia, com limitado suporte de bancos de dados e com o paradigma típico de trabalho sendo o mapa (chamado de "cobertura" ou de "plano de informação"). Esses SIGs podem ser caracterizados como sistemas orientados a projeto (project-oriented GIS). 
- O dos bancos de dados geográficos. Concebidos para uso em ambiente cliente-servidor, acoplados a gerenciadores de bancos de dados relacionais e com pacotes adicionais para processamento de imagens, chegaram ao mercado no início da década de 90. 
- Bibliotecas geográficas digitais ou centros de dados geográficos, produto da evolução do segundo grupo. Estão começando a chegar ao mercado e caracterizam-se pelo gerenciamento de grandes bases de dados geográficos, com acesso através de redes locais e remotas, com interface via WWW (World Wide Web). São sistemas orientados para troca de informações entre organizações e cidadãos, acessando bases de dados públicas (society-oriented GIS).

CAMPOS DE APLICAÇÃO LOCALIZAÇÃO de determinado local cumprimento na CONDIÇÃO imposta TENDÊNCIAS ao longo do tempo e espaço melhores ROTAS MODELOS a partir do comportamento observado aprofundamento de cobertura no MATERIAL JORNALÍSTICO Sistemas Espaciais de Apoio à Decisão

Obrigada.