Disciplina: Metodologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Redação Científica Conteúdo do módulo:
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
ARTIGO CIENTÍFICO.
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Redação de sínteses Rodney Caetano.
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Trabalho nas regras ABNT
Metodologia Científica
Artigo Científico Funções Básicas:
A estrutura do artigo científico e outros
O Texto Científico: Elaboração de Resumos
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Elaboração de relatório
Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
RESUMO.
Itens para avaliação do artigo
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Resumo.
Redação Científica Profa. Ana Lúcia Buogo Prof. Vanderlei Carbonara.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Documentação e Resenha
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Metodologia Científica
Fichamento.
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Comunicação e Redação Empresarial
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Orientações para escrever um Artigo Científico
SÍNTESE Substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que significa composição ou arranjo. É a redução de um texto em suas ideias principais.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
Aula 04.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
DISCIPLINA: Redação científica
Metodologia Científica
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Metodologia Faculdade Pitágoras Disciplina: Metodologia Aula 3 – Resumo Professores: Ada Magaly Matias Brasileiro Ana Lúcia Pena Jaider F. Reis Martha Almeida Mireile Costa Nilza Pires Rita Knop

OBJETIVOS DA AULA incentivar a leitura; exercitar no aluno a capacidade de síntese; desenvolver a competência da leitura seletiva e objetiva de informações ; demonstrar que o resumo é uma forma de construir uma documentação pessoal para fins de estudos e trabalhos acadêmicos.

RESUMO – Conceito É um tipo de redação informativo-referencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idéias principais. (MEDEIROS, 2000) É a “apresentação concisa das idéias de um texto” (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT) pode se apresentar de várias formas, conforme o objetivo; no sentido estrito, deve reproduzir as opiniões do autor do texto original, a ordem como essas são apresentadas e as articulações lógicas do texto;

CARACTERÍSTICAS O RESUMO deve considerar o contexto, transmitindo uma informação de forma clara e eficaz, pois objetiva alcançar o entendimento do leitor; deve apresentar unidade, coerência e coesão; em linguagem objetiva, suprimindo palavras desnecessárias (adjetivos e advérbios). evitando a repetição de frases inteiras do texto original (a serem sintetizadas e não transcritas). respeitando a ordem em que as idéias ou fatos são apresentados.

Características Assim, são suas características formais : 3ª p. sing., 3ª p. plural, 1ª p. sing.; Frases pouco extensas; Terminologia específica; Ordem direta das frases; Linguagem denotativa.

TIPOS DE RESUMO Resumo informativo – é o tipo de resumo que informa o conteúdo da obra: o assunto, os objetivos, os métodos, as técnicas, os resultados, as conclusões a que o autor chegou; Resumo descritivo – é a descrição da estrutura tópica da obra, é o sumário de títulos, subtítulos, tópicos e subtópicos de um artigo, capítulo, livro, uma visão geral da organização do texto a ser resumido. Resumo crítico – é o tipo de resumo que apresenta a posição do leitor em relação ao texto.

RESUMO INFORMATIVO Contém: uma contextualização do resumo; o assunto e os objetivos; os métodos e as técnicas; os resultados e as conclusões; palavras-chave; resumo efetivo das informações essenciais de uma obra, podendo conter citações textuais ou livres do texto-fonte.

DICA Uma maneira de iniciar um resumo informativo: “No texto ....., de ......, publicado em......., o autor apresenta/ discute/ analisa/ critica/ questiona ....... tal tema, posicionando-se .....”; Isso faz com que o leitor se encontre na leitura, ou seja, entenda de que trata o texto que será lido e crie expectativas. Obs.: o resumo informativo não admite o juízo valorativo, o comentário, a crítica.

O RESUMO DESCRITIVO OU INDICATIVO refere-se à apresentação das partes mais importantes do texto, sua natureza, forma e propósito; descreve itens e partes do texto ou da obra, podendo corresponder a uma espécie de índice temático geral; é a descrição da estrutura tópica da obra. Ex.: sumário de títulos, subtítulos, tópicos e subtópicos de um artigo, capítulo, livro etc.

1. qual o tema tratado pelo autor? O RESUMO CRÍTICO     O resumo crítico pede um elemento importante de interpretação de texto.Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando: 1. qual o tema tratado pelo autor? 2.  qual o problema levantado pelo autor? 3.  qual a posição defendida pelo autor com relação a esse problema? 4.  quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?

O RESUMO CRÍTICO Isso é suficiente para um resumo informativo, mas, para um resumo crítico, falta a crítica, a sua análise sobre o texto. E o que é esta análise? é a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado.

ESTRUTURA DE RESUMOS Parte pré-textual: o cabeçalho: que é referência da obra resumida; o título: centralizado, em caixa alta e em negrito, escreve-se a palavra RESUMO seguida do tipo de resumo que será feito. Ex.: RESUMO INFORMATIVO; o nome do autor: é escrito em itálico com fonte 10 na margem direita da folha e com remissiva ao rodapé, a fim de esclarecer as credenciais do autor do resumo

Parte textual: se o resumo for descritivo, organiza-se o texto em tópicos, descrevendo os itens e partes que compõem a obra, podendo corresponder a uma espécie de índice temático geral; se o resumo for informativo, faz-se uma abertura, situando o leitor no texto que será lido, informando a fonte e o objetivo dele. A partir daí, registram-se as idéias essenciais, conforme fora sublinhadas anteriormente. É essencial a fidelidade às idéias do autor, cabendo, inclusive, citações livres ou textuais; no resumo crítico, também é feita uma introdução, a fim de contextualizar o leitor, para, na seqüência, avaliar os aspectos mencionados acima, dentre eles, a importância da obra, o estilo do autor, a estrutura e a organização do texto.

RESUMO HOMOTÓPICO É aquele resumo informativo que antecede a parte textual dos trabalhos científicos, como artigos, relatórios, monografias e demais texto; tem como objetivo informar ao leitor o tema, a delimitação do tema, o objetivo, a hipótese, a justificativa, o método e a conclusão a que se chegou no trabalho; para artigos e monografias, é escrito em até 250 palavras; para dissertações e teses, até 500 palavras.

CONCLUSÃO As técnicas de documentação de textos auxiliam o estudante a se organizar, contribuindo para o melhor desempenho do aluno em sua prática de leitura e produção de texto. O resumo pode ser uma atividade de retextualização: a paráfrase. O objetivo do leitor é fundamental, pois determina a produção do resumo.

REFERÊNCIAS http://www.ceteb.com.br/escolaberta/texto1.htm http://www.caminhosdalingua.com/Resenha.html KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; PAVANI, Cirara Ferreira. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2006 EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2004.