Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

Informática na Educação
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Ministério da Educação
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Nordeste Fortaleza, 18 a 20 de junho Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe: Ceará.
Neide Rodriguez Barea Tavares Juliana de Mello Moraes
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui será mostrado importantes propostas para a inserção.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Informática no Ensino de Matemática
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROJETOS E CAPACITAÇÕES
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
uniminas Curso Pedagogia Gestao e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Liara de Carvalho Barboza Rosiane Ribeiro Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Prof: Gilca dos Santos Vilarinho Março/ 2005.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Subsecretaria de Informações e Tecnologias
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Projeto Estruturador: Novos Padrões De Gestão E Atendimento Da Educação Básica Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto:
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Campina Grande Outubro 2015
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
O computador como Meio e como Fim...
vídeo
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Uniminas Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ivoneide Pereira da costa Prof ª: Gilca Vilarinho Setembro de 2005

Projeto Educom

Onde Surgiu e Onde foi desenvolvido ? Originou-se do 1º Seminário Nacional de Informática na Educação realizado na Universidade de Brasília em 1981. Como eram caros e restritos á informática educacional foi desenvolvida em escolas particulares e em pouquíssimas universidades.

As primeiras entidades que participaram da pesquisa na educação brasileira foram: UFRJ, UNICAMP e UFRGS.Suas Metas foi a de desenvolver a pesquisa do uso educacional para melhor aprendizado do aluno; e a outra foi de levar computadores para escolas públicas, para que obtenham as mesmas oportunidades oferecidas em escolas particulares.

Em 1984, o Centro de Informática do MEC, foi reestruturado para assumir a coordenação do projeto, e responsabilidade de implementá-lo, coordenar-lo e supervisioná-lo, inclusive mante-lo financeiramente para sua operacionalização. O EDUCOM é um projeto de pesquisa voltado para as escolas de 2º grau, e está interessada no desenvolvimento de novas metodologias de ensino.

Projeto Formar

Em 1987, foi criado por recomendação do Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação - CAIE/MEC, sob a coordenação do NIED/UNICAMP, e ministrado por pesquisadores e especialistas dos demais centros-piloto integrantes do projeto EDUCOM.

Foram realizados três cursos para a formação de profissionais e com isso, atingiu cerca de 150 educadores provenientes das secretarias estaduais e municipais, escolas técnicas, profissionais de educação especial e também professores universitários interessados na implantação de outros centros.

Os professores formados projetavam e implantavam, junto à sua Secretaria de Educação um CIEd – Centro de Informática Educativa, com apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação. Os CIEd estavam voltados para a implantação de centros de informática educativa para atender as escolas de 1º e 2º graus, e as escolas técnicas federais, além de jornadas de trabalho para o estabelecimento da política educacional para a área, e concursos anuais de software.

Após a realização do Projeto FORMAR, dezessete CIEd foram implantados, um em cada estado da Federação. De um centro inicialmente voltado para o atendimento aos alunos, à comunidade em geral e à formação de professores, o CIEd passou, na maioria dos estados, a ser também um núcleo central de coordenação pedagógica das atividades desenvolvidas, a partir da criação de subcentros e laboratórios.

Projeto Proninfe

O PRONINFE (Programa Nacional de Informática na Educação) foi implantado em outubro de 1989 pelo MEC e teve seu Regimento Interno aprovado em março de 1990. Em setembro do mesmo ano, o PRONINFE foi integrado ao PLANIN (Plano Nacional de Informática e Automação, do Ministério de Ciência e Tecnologia).

O programa pretendia: Apoiar o desenvolvimento e a utilização da informática nos ensinos de 1º, 2º e 3º graus e educação especial; Estimular à criação de vários centros distribuídos pelo país, criando e integrando pesquisas; a capacitação contínua e permanente de professores e formação de recursos humanos; Produção, aquisição, adaptação e avaliação de softwares educativos.  

O PRONINFE, apesar de dificuldades orçamentárias, gerou, em dez anos, uma cultura nacional de informática educativa centrada na realidade da escola pública. Ele constituiu o principal referencial das ações atualmente planejadas pelo MEC: correspondeu, praticamente a uma fase piloto que durou mais de uma década.

Projeto Proinfo

  Em 1997, (quase dez anos depois do PRONINFE), foi lançado o Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO. O PROINFO, praticamente uma releitura do projeto PRONINFE, teve maior incentivo financeiro e é o mais abrangente no território nacional entre todos os projetos, através de seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).

Principais objetivos: Melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem; Proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico.

No final da década de 90, quando o PROINFO é estruturado, pode-se dizer que as questões sobre o impacto da informática na educação e na sociedade foram suplantadas pelo questionamento de como fornecer condições mínimas de acesso à tecnologia às parcelas da população menos favorecidas economicamente

Projeto Ensino On Line (EOL)

Foram enviados para as escolas em 1997, pela Secretaria de Estado e Educação (SEE) em São Paulo, 984 computadores com um conjunto de software pedagógico com o propósito de sensibilização e capacitação de professores e também para o emprego educacional da informática (utilização de softwares educacionais em aulas e/ou pesquisa).

Foi uma participação voluntária das escolas, através do Plano de Adesão 5. Foi realizado um processo de discussão entre diretores, coordenadores pedagógicos e professores, para a elaboração do projeto didático-pedagógico que viabilizaria o recebimento dos computadores. Em 1998 esse programa começou a ser aplicado em todas as escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

‘’Amo a liberdade, por isso deixo livre todas as coisas que amo, se um dia partires e voltares é por que ás conquistei, se partires e não voltarem é porque nunca as tive’’.

Obrigada!!! Setembro de 2005.