Renato M.E. Sabbatini, PhD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Karina P. Barbosa1, Magdala de A
Advertisements

Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
Um Projeto de Educação a Distância via Satélite
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
Fabiano André Vergani
A Enfermagem na Era da Informática
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Soluções de Videotelefonia para a área da Saúde
TV Digital: Inclusão e Desenvolvimento Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto EduMed e UNICAMP Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto EduMed e UNICAMP.
Projeto MIDAS Rede Integrada Digital
Aprendizagens em Arte Coordenadora
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
Cidades Digitais Educação Continuada PUCRS. Cidades Digitais Cidade Digital é aquela que apresenta, em toda sua área geográfica, infra-estrutura de telecomunicações.
E-Saúde no Brasil: Cenário e Perspectivas
A Informatização na Qualidade da Prestação dos Serviços
Projeto MIDAS Município Integrado Digital com Aplicações Sociais
EDUMEDNet Projeto EDUMEDNet Telemedicina e Educação a Distância para a área Médica.
Projeto Educação Virtual para o Município Instituto Edumed Campinas EduVirt.
Projetos de Informatização
Plano de Comunicação Social Pré-Implantação de Estações Rádio-Base em Áreas Urbanas Instituto Edumed.
Aula Inaugural 2005 Perspectivas Profissionais na Informática Biomédica Como ser um líder em sua profissão.
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
Implantando as Aplicações Sociais no Município Integrado Digital.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
MIDAS Projeto MIDAS Rede Integrada de Saúde. MIDAS Município Integrado Digital para Aplicações em Saúde.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Edumed.net Consórcio Nacional para a Educação a Distância em Medicina e Aplicações em Telemedicina.
Projeto Canopy Brasil Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed e UNICAMP Campinas Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed e UNICAMP Campinas.
Palmtops na Educacao Medica Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomedica Universidade Estadual de Campinas.
Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica
Funções do Sistema de Gerenciamento Acadêmico On-Line Matrícula do aluno, atribuição de senha para acesso Acompanhamento do progresso acadêmico (provas,
Internet e Seu Impacto na Pesquisa e Educação em Informática Médica
Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro
Telemedicina, Internet e Interatividade Digital Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica UNICAMP Instituto Edumed.
Aplicações da TV Digital Interativa no Setor Saúde
Experiências de Uso de Tecnologias na Educação Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Prontuário Eletrônico Histórico, Conquistas e Tendências
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
EDUMEDNet Sistema EDUMEDNet Rede Integrada de Educação a Distância e Telesaúde.
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite UnimedSat.
Telemedicina e Educação a Distância em Saúde no Novo Milênio Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed.
Projeto Instituto Virtual de Oncologia Novartis Oncologia e Instituto Edumed.
Gestão das Tecnologias da Informação em Saúde: Novas Tecnologias e Novos Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Instituto Edumed.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Introdução a Computação - IC
Educação a Distância e Telesaúde nos Municípios
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
ALUNOS IGOR CAMILO ANDSON SILVA LEVI PEDRO LUCAS VIEIRA.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Colaboração Instituto Edumed GESAC Maio Áreas de Atuação – Fase III Formação, educação e treinamento a distância Serviços de telemedicina e telesaúde.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS/MCTI SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
Transcrição da apresentação:

Renato M.E. Sabbatini, PhD Informatização em Saúde e Telemedicina: Cenários para o Futuro

Definições Informática em saúde: aplicações de tecnologias de informação e telecomunicação em atividades em medicina e saúde Telemedicina: uso de telecomunicações para atenção à saúde do paciente à distância E-Saúde: informatização integrada de todos os aspectos da atenção à saúde em uma comunidade

Algumas Áreas de Aplicação Softwares de apoio ao diagnóstico, prognóstico e terapia Prontuário eletrônico do paciente Informatização operacional e administrativa (consultórios, clínicas, hospitais, laboratórios, centros de saúde) Telemedicina, telesaúde, educação a distância Processamento de imagens e sinais, equipamentos computadorizados Aplicações na Internet, acesso à informação

Passado e Presente Informática em saúde no Brasil: início na década dos 80s, hospitais e criação de centros de pesquisa (UFRJ, UNICAMP, USP, UFRGS, UNIFESP) Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, 1986 (primeira revista, primeiro congresso) Avanço maior depois de 2000 (prontuário eletrônico, DataSUS, cartão único, redes) Grau médio de informatização (100% dos laboratórios, 50% dos hospitais)

Perspectivas para o Futuro Implementação da e-Saúde: interligação de todas as organizações, em redes hierárquicas de vários níveis Padronização de nomenclaturas, bases de dados e protocolos de intercâmbio (HL7, CID, SNOMED, UMLS, MeSH, TISS, etc.) Informatização da rede pública, integração com a rede privada Disseminação do PEP e da telemedicina

E-Saúde para o Cidadão Marcação de consultas via Internet e TV digital interativa PEPWeb: prontuário eletrônico familiar universal e centralizado, baseado na Web, de propriedade do cidadão Personalização do acesso à informação médica via Web Cartão único de identificação, no futuro smartcard contendo dados médicos minimos Telemedicina doméstica e no trabalho Sistemas inteligentes de diagnóstico, avaliação de riscos ambientais e de saúde, aconselhamento Periféricos médicos embutidos (no lar e no indivíduo) Maior uso dos PDAs, celulares e TV digital

Cidades Digitais Redes cabeada e wireless, POP de banda larga em 90% dos municípios brasileiros Rede comunitária de dados interligando os centros e postos de saúde, hospitais, etc. Programa de Saúde da Família Disponibilização de serviços de educação a distância e telemedicina nas redes comunitárias Recursos de acesso à informação e serviços via rede para pacientes

TV Digital e Saúde Programas interativos sobre saúde, com participação em tempo real Informação de texto sob demanda Softwares de apoio à decisão Acesso interativo aos serviços de saúde (marcação de consultas, PEP) Vantagens: universalização (98% dos lares têm TV no Brasil), acesso gratuito Cursos a distância para profissionais e pacientes, promoção de saúde e prevenção Serviços Pay-Per-View e Pay-Per-Use

Necessidades Apoio governamental a projetos piloto e de grande porte Normatização do setor (ABNT) Modelo financeiro para telemedicina Formação de recursos humanos especializados Fomento da inovação de produtos e serviços Subsidios para telecomunicações no setor (FUST) Aproveitamento de experiências de sucesso

Contato Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini Presidente, Instituto Edumed Rua Mogi Guaçu 1452, Campinas SP Tels (19) 3295-8191 Cel. 9601-7854 Email: sabbatini@edumed.org.br Web: www.edumed.net Home page: renato.sabbatini.com