MODULO 2 - Dimensionamento de Linhas de Ônibus Prof. Helcio UNIP Engenharia
Visão Geral do Problema de Dimensionamento de Linhas de Ônibus Caracterizar a Demanda; Especificar a Oferta; Estabelecer Tabela de Horários, em determinado nível de serviço (conforto), adequada às necessidades qualitativas e quantitativas da demanda, sujeita à restrições práticas; e Avaliar o desempenho Prof. Helcio UNIP Engenharia
Pesquisa de Catraca ou Operacional; e DEMANDA = PASSAGEIROS Pesquisa de Catraca ou Operacional; e Pesquisa de Embarque e Desembarque (E/D) Prof. Helcio UNIP Engenharia
Pesquisa Operacional ou de Catraca Prof. Helcio UNIP Engenharia
Resultado da Pesquisa Operacional Prof. Helcio UNIP Engenharia
Pesquisa E/D Localização dos Pontos Prof. Helcio UNIP Engenharia
Pesquisa E/D Prof. Helcio UNIP Engenharia
OFERTA Veículo: características nominais (velocidade, tempos de embarque/desembarque, capacidade) Itinerário: infra-estrutura viária (tipo e estado do pavimento, geometria e tráfego) Pontos de parada e terminais Esquema de operação e nível de serviço Tempos de operação (viagens, paradas, tempos de ciclo) Prof. Helcio UNIP Engenharia
NÍVEL DE SERVIÇO Prof. Helcio UNIP Engenharia
ANÁLISE DAS VIAGENS Prof. Helcio UNIP Engenharia
RESUMO DA OPERAÇÃO Prof. Helcio UNIP Engenharia
TABELA HORÁRIA Prof. Helcio UNIP Engenharia
CALCULO DA FROTA (1) CONCEITO DE TEMPO DE CICLO tempo de ciclo médio = tempo de ciclo mínimo ou teórico + tempo ( rendimento ) Prof. Helcio UNIP Engenharia
CÁLCULO DA FROTA (2) tempo de ciclo (tc)= tAB + tB + tBA + tA A = bairro B = centro AB = ida BA = volta Prof. Helcio UNIP Engenharia
FROTA = tp/ip1 +(tc-tp)/ip2+... CÁLCULO DA FROTA (3) 1 caso tempo de ciclo (tc) período pico (tp) FROTA = tc/ip “ip” = intervalo entre partidas no período de pico 2 caso tempo de ciclo(tc) período pico (tp) FROTA = tp/ip1 +(tc-tp)/ip2+... “ip1” é o intervalo no período pico 1 “ip2” é o intervalo no período adjacente ao período de pico Prof. Helcio UNIP Engenharia
AJUSTES PRÁTICOS E ECONÔMICOS (1) Custo - estimativa da quantidade de recursos, em valores monetários, consumida na produção do transporte Custo/km - custo fixo anual / PMA + custo variável/km PMA = (produção quilométrica média diária x dias de trabalho por ano) / FROTA Prof. Helcio UNIP Engenharia
AJUSTES PRÁTICOS E ECONÔMICOS (2) IPK = quantidade de passageiros transportados / produção quilométrica IPK x tarifa = custo por quilometro Prof. Helcio UNIP Engenharia
AJUSTES PRÁTICOS E ECONÔMICOS (3) Convenção Coletiva – turnos Lanches , almoço e jantar Necessidades locais e específicas Banco de horas, treinamento, etc Prof. Helcio UNIP Engenharia