ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID o rosto “Extraordinário índice do processo de mutação da comunicação visual “ (p. 130) Segundo Canevacci, A história do Rosto,

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Transcrição da apresentação:

ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID o rosto “Extraordinário índice do processo de mutação da comunicação visual “ (p. 130) Segundo Canevacci, A história do Rosto, de Courtine e Haroche, teria sido construída, “ de modo a focalizar no ‘rosto o fulcro da percepção de si, das atenções com os outros, dos rituais da sociedade civil, das formas do político’. O rosto fala – através de uma linguagem não- verbal [...]” (p. 129)

ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Ver textos sobre Teorias Deterministas e Antropologia Criminal Fisionômica Em um primeiro momento, teriam sido estabelecidas “relações objetivas entre tipologias humanas e tipologias faciais [...], a identidade íntima do sujeito deveria coincidir com os traços morfológicos – fixos como selos divinos ou protuberâncias psicofísicas – daquele que os carrega. [... Idéias que, produziriam e afirmariam] “esteriótipos. [...Difundida e reafirmada na expressão] O rosto como espelho da alma. [...]” (p. 129 e 130)

ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Cinema Mudo “divulgador de massa [...] do rosto como espelho da alma, exagero linguagem mimética [...]” (p. 132).

ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Primeiro Plano

ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Por outro lado, o Rosto-Visual “expressa módulos narrativos que podem ser definidos como elementares [,...] resultado sempre mutável colocado no cruzamento de três forças: as paixões elementares, as tecnologias visuais, os valores de cada cultura [...]” (p. 130)

ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID “A História do rosto é a história do controle das expressões: declínio da expressividade em público [...] resultado de uma sociedade que não teria mais vontade de expressar emoções, mas somente de controlá-las [...] Cultura contemporânea como produtora de um ‘silêncio do corpo e das caras’ ” (p. 130 e 131)

ANTROPOLOGIA SUZIENE DAVID Primeiro Plano [..., onde] pode surgir uma emoção humana sutil” (p. 132 e 133)