A Educação à Distância pode ser definida como instâncias de ensino e aprendizagem onde professores e alunos estão separados por uma distância física, com.

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Transcrição da apresentação:

A Educação à Distância pode ser definida como instâncias de ensino e aprendizagem onde professores e alunos estão separados por uma distância física, com utilização de alguma tecnologia Conteúdo Tecnologia Pedagógico Gerência EAD E-learning

Corre-se o risco de formar enfermeiras que desmaiam ao ver sangue pela primeira vez. Prof. J. A. Gianotti Folha de São Paulo - 14/07/1998

Deve-se estar preparado para responder as seguintes questões: Por quê temos de pensar em Ensino à Distância (EAD)? Quem vai ganhar com a EAD? Como atingir mais alunos com menor custo e qualidade? Como um professor poderia fazer uso das modernas tecnologias de EAD para conseguir aumentar a variedade da sala de aula, ampliando o ambiente de aprendizagem. Qual é a infraestrutura necessária (Software, Hardware e Pessoal) para dar apoio ao professor para estas novas modalidades de ensino e aprendizagem. Quais são as tecnologias de apoio hoje disponíveis e acessíveis? Qual é o apoio institucional para estas novas práticas? Como evoluir no processo de utilização da EAD.?

Aulas Presenciais Aulas a Distância Presencial com Tecnologias da Informação Como um professor pode oferecer um curso a distância baseado na sua experiência com suas aulas presenciais ?

Níveis de Utilização da EAD Ponto de Vista do Professor

Ambientes Interativos de Aprendizagem Metáforas de Thornburg Fogueira Poço dÁgua Caverna Vida Estão desaparecendo no nosso dia a dia Desafio: sua recuperação com as novas tecnologias

Tipos de Tecnologias Educacionais Distributiva TV Livro WWW Interativa Programa educacional Correio eletrônico Cooperativa Fórum de discussão Trabalhos em grupo

Tipos de Recursos para Aprendizagem Disponíveis na Internet Sites informativos ( Tutoriais, Notícias, Agendas, Seminários ) Portais de Conhecimento Projetos / Resolução de Problemas em Grupo Expedições On-line Mentor On-line Recursos para Pesquisa Pesquisadores Bibliotecas Dicionários Cursos Estão surgindo as Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Classes de Ferramentas utilizadas em EAD Convencionais Editores de sites Correio eletrônico Sistemas de Autoria Sistemas de Gerência de Curso Vídeo-Conferência Sistemas Colaborativos de Gerência de Conteúdo Sistemas de Gerência de Conteúdos de Aprendizagem

Modos de Controle do Ensino e Aprendizado Centrado: Professor Aluno Grupo de Alunos Comunidade Controle centrado no professor leva à baixa autonomia de aprendizagem do aluno

Nível 1 -Descrição Geral do Curso Um dos primeiro passos do professor na utilização das tecnologias da informação Normalmente feita na forma de syllabus Pode conter: Objetivos do curso Pré-requisitos Estrutura e atividades do curso Material bibliográfico a ser usado Processo de avaliação a ser usado Calendário do curso Contatos importantes Informações importantes relativas ao curso Permite ao aluno prever o que será o Curso Exemplo : Curso Banco de Dados- Prof. Angelo Guimarães, DCC/UFMGBanco de Dados

Syllabus Como criar um Syllabus

Metáforas Fogueira Modo de Controle Centrado no Professor Tecnologia Educacional Distribuição Ferramentas Convencionais Avaliação Convencional Nível 1 -Descrição Geral do Curso

Nível 2 -Repositório de Materiais Local onde os alunos podem encontrar os materiais a serem utilizados durante o curso: Textos Endereços de Internet Vão sendo acrescidos e modificados à medida que o professor avalia e desenvolve os materiais Podem conter: Compartilhamento de informação Exemplo : Curso Compilers, prof. Zelenski, Stanford UniversityCompilers Clique em `Lectures ou Handouts Exercícios Artigos Entrevistas Imagens Sons / Vídeos Lista de endereços da Internet

Sistema de Gerência de Cursos - LearningSpace Repositório de Materiais

Sistemas de Gerência de Cursos Funções básicas: Disponibilização de materiais Estruturação de aulas Realização de conferências Elaboração e correção de diversos tipos de questões / enquetes Inscrição dos alunos Acompanhamento das atividades dos alunos Exemplo: WebCT Clique nos itens do MenuWebCT

Tipos de Sistemas de Gerência de Cursos Pessoais Menor número de funções Capacidade limitada Acesso mais fácil Instalação individual Gratuítos Exemplo: LearnLoop Institucionais Maior número de funções Podem permitir grande número de acessos Podem ser integrados com sistemas de informação existentes Exigem infra-estrutura e suporte técnico profissional Exemplo: LearningSpace WebCT Como escolher

Sistemas de Gerência de Cursos - Pessoais Learnloop Experimente:

Metáforas Fogueira Modo de Controle Centrado no Professor Tecnologia Educacional Distribuição Ferramentas Convencionais Sist. Gerência de Cursos ( Pessoais ) Avaliação Convencional Nível 2 -Repositório de Materiais

Nível 3 - Apresentações Publicadas na forma de: Textos, imagens, sons, animações, vídeos: Páginas HTML PDF eBooks Transparências Tutoriais Palestras: vídeo-conferência Visão básica: professor codificador / transmissor do conhecimento ( ensino ) Reprodução da prática de uma aula convencional Como fazer: Valorização do desempenho / estética / usabilidade: Diretrizes para Projeto

Projetos de Cursos a Distância Estética Desempenho Entendibilidade Usabilidade FísicoMental O Que Como Visão da Interface

Tutorial

Vídeo-conferência - CyberCast Curso Compilers - Prof. Zelenski -Stanford University Veja também -EAD Conceitos Básicos - Prof.Angelo DCC/UFMGConceitos Básicos

Aula com vídeos: Universia - MITUniversia - MIT

Vídeo-conferência CyberCast

Metáforas Fogueira Modo de Controle Centrado no Professor / Aluno Tecnologia Educacional Distribuição Interativas Ferramentas Convencionais Sistemas de Autoria Sistemas de Gerência de Cursos Pessoais Vídeo-Conferência (CyberCast ) Avaliação Convencional Nível 3 - Apresentações

Nível 4 - Comunicação com Aluno Comunicação Unilateral : Professor para o aluno Aluno no máximo devolve trabalhos realizados Tipos de mensagem Definições do curso Avisos importantes Trabalhos e exercícios a realizar Comunicação Assíncrona Correio Eletrônico Início do processo de comunicação eletrônica professor - aluno Acompanhamento do Aluno

Metáforas Fogueira Modo de Controle Centrado no Professor / Aluno Tecnologia Educacional Distribuição Ferramentas Convencionais ( Correio Eletrônico ) Sistemas de Gerência de Cursos Avaliação Convencional Nível 4 - Comunicação com Aluno

Nível 5 - Agenda de Trabalho Conjunto de atividades ( aulas ) a serem realizadas pelos alunos Atividades estruturadas na forma de módulos ( definidos por conteúdo, por tempo) Cada módulo pode conter: instruções sobre a aula, conteúdo, exercícios, leituras, sites relacionados Integracão dos recursos disponibilizados de acordo com objetivos do curso Centrado nas atividades estruturadas ( textos, listas de exercício ), com diálogo ( professor - aluno - aluno) praticamente inexistente O professor começa a se preocupar em criar um ambiente de estudo do aluno Favorece a sensibilização para o problema do modo de controle da aula versus autonomia de aprendizagem do aluno

Agenda de trabalho Curso Computing, Concepts & Competences -Michigan State UniversityComputing, Concepts & Competences Clicar em All Daily Materials

Agenda de Trabalho - Teleduc

Agenda de trabalho Níveis de conhecimento Disciplina Introdução à Informática UFMG

Agenda de Trabalho com Auxílio Disciplina Introdução à Informática / UFMG

Metáforas Fogueira Modo de Controle Centrado no Professor / Aluno / Grupo Tecnologia Educacional Distribuição Interação Ferramentas Sistema de Gerência de Cursos Avaliação Convencional Nível 5 - Agenda de Trabalho

Nível 6 - Conferência com Grupos de Alunos Comunicação Professor - Aluno - Aluno Papel do Professor Atividades do professor durante a conferência Mandar e receber mensagens Realimentar os posicionamentos do aluno Rever e remediar os posicionamentos dos alunos Fomentar a discussão Preparar a Conferência Dispor os recursos necessários à discussão Motivar os alunos para a discussão Participar da discussão Avaliar os alunos Como preparar uma Conferência

Conferência com Grupo de Alunos Yahoo Groups Disciplina Introdução à Informática / UFMG

Netmeeting Conferência com som ou vídeo Quadro Branco Compartilhamento e transferência de arquivos Chat Diretórios Internet Acesso remoto a computadres

Classes de Ferramentas de Vídeo-Conferência Ponto a ponto Desktop Exemplo: Netmeeting Servidores de Diretórios de Usuários Exemplo: Windows 2000 CyberCast Exemplo: PowerPoint / Encoder Grupo a Grupo Exemplo: AcessGrid

Metáforas Poço D'água Modo de Controle Centrado no Grupo Tecnologia Educacional Distribuição / Cooperação Ferramentas Convencionais ( News, Fóruns ) Sistemas de Trabalho em Grupo Sistemas de Gerência de Cursos Vídeo-Conferência ( desktop ) Avaliação Pela Participação do Aluno Nível 6 - Conferência com Grupos de Alunos

COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NÍVEIS Compartilhamento Colaboração Cooperação

COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Compartilhamento Iterações / trocas sem compromisso Recursos ( idéias ) são disponibilizadas Acessa quem quer Distribuição de informação Colaboração Ajuda mútua ou unilateral Sem responsabilidade com resultados Socialização de informação Cooperação Objetivos, responsabilidades comuns Ações conjuntas e coordenadas Exige: Interdependência positiva Confiança mútua Responsabilidade individual / grupo Integração de informação

Colaboração Envolvimento Cooperação Comprometimento A galinha e o porco abriram uma lanchonete especializada em ovos com bacon. A galinha está envolvida O porco está comprometido

Colaborativa Menos estruturada Processo menos definido Requer menos planejamento e coordenação Cooperativa A estrutura do grupo e o processo são sugeridos O professor apresenta situações problemas / desafios

Nível 7 - Ambiente Cooperativo Ambiente construtivista de estudo ( aprendizagem ) Baseado em projetos ou resolução de problemas Mudança papel do professor ( transmissor do conhecimento para auxiliar do processo de construção do conhecimento pelo próprio aluno ) Cooperação: mais do que: compartilhamento de informação colaboração entre os envolvidos Objetivos comuns, responsabilidades compartilhadas, compromisso do grupo com os resultados alcançados

Projeto Colaborativo Simulação de empresas ( grupos de alunos ) que devem cooperar para prestação de serviços de Informática Disciplina Introdução à Informática / UFMG Yahoo Groups

A colaboração ( cooperação ) ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação e na comunicação Vigotsky

Metáforas Poço D'água / Vida Modo de Controle Centrado no Grupo Tecnologia Educacional Cooperação Ferramentas Sistemas de Trabalho em Grupo Para Aprendizagem Sistemas de Gerência de Cursos Institucionais Sistemas de Gerência de Conteúdos de Aprendizagem Vídeo-conferência ( servidor ) Avaliação Pelos Resultados Alcançados pelo Grupo Nível 7 - Ambiente Cooperativo

Nível 8 - Comunidades Virtuais de Aprendizagem Educação continuada e por demanda, incorporada à vida cotidiana pessoal ou profissional Grupo de pessoas que se integram para Resolver problemas Adquirir novas experiências Trocar experiências Agregar conhecimento a produtos e serviços a serem oferecidos no mercado

TrekEarthTrekEarth – Ambiente cooperativo de fotógrafos digitais

Cooperação Exibição de fotos por região Compromisso: melhoria de qualidade na galeria de fotos Capacitação do uso de ferramentas Participação Por necessidade / interesse pessoal Ambiente heterárquico ( sem hierarquia ) Especialistas definidos pelos participantes em função da colaboração prestada

Metáforas Caverna / Vida Modo de Controle Centrado na Comunidade Tecnologia Educacional Cooperação Ferramentas Sistemas de Gerência de Conteúdos de Aprendizagem Vídeo-conferência ( grupo a grupo ) Avaliação Pela Contribuição Direta à Sociedade Nível 8 - Comunidades Virtuais de Aprendizagem