CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI (C.H.M.)

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Transcrição da apresentação:

CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI (C.H.M.) V.T.M. CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI (C.H.M.)

VISITA TÉCNICA MULTIDISCIPLINAR: V.T.M. VISITA TÉCNICA MULTIDISCIPLINAR: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO NO PRONTO SOCORRO ADULTO DO CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI.

HOSPITAL GERAL, PÚBLICO, DE ADMINISTRAÇÃO DIRETA. V.T.M. O HOSPITAL HOSPITAL GERAL, PÚBLICO, DE ADMINISTRAÇÃO DIRETA. LOCALIZAÇÃO: Zona Norte da cidade de São Paulo. REFERÊNCIA: Politraumatizados. NÚMERO DE LEITOS: FIXOS: 369. APOIO: 122. DIRETORIA TÉCNICA: Drª. Magali Vicente Proença. GERÊNCIA DO P.S.A.: Drª. Rosana Petillo

PRONTO SOCORRO ADULTO (P.S.A.) V.T.M. PRONTO SOCORRO ADULTO (P.S.A.) ESPECIALIDADES: Clínica Médica Clínica Bucomaxilofacial Clínica Ortopédica Clínica Cirúrgica Clínica Neurocirúrgica PRONTO ATENDIMENTO: 18.000 Atend/Mês P.S.A. EMERGÊNCIA: 1.650 Atend/Mês INTERNAÇÕES MÊS: 2.151 Atend/Mês

Harmonizar toda a equipe multidisciplinar é necessário. V.T.M. O Hospital é a Instituição de gestão mais complexa, na qual atuam profissionais de diversas formações. O Pronto Socorro é o setor que melhor retrata esta complexidade, onde decisões rápidas, agilidade e precisão nas ações, são fundamentais para que vida humana seja preservada. Harmonizar toda a equipe multidisciplinar é necessário.

V.T.M. PENSANDO ASSIM...

VISITA TÉCNICA MULTIDISCIPLINAR (V.T.M.)  Oferecer um acompanhamento linear das ações assistenciais junto aos pacientes;  Definir os procedimentos adotados para cada paciente internado ou em observação com a participação de toda a equipe;  Socializar as informações referente a todos os pacientes à equipe;  Oferecer orientações ao paciente e sua família com segurança.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR V.T.M. EQUIPE MULTIDISCIPLINAR  Gestor do P.S.A.;  Médico chefe do plantão;  Assistente Social;  Enfermeiro;  Representante de cada especialidade médica.

METODOLOGIA  Diariamente;  Leito a leito; V.T.M. METODOLOGIA  Diariamente;  Leito a leito;  Todos os pacientes internados ou em observação;  Discute-se programação para o paciente;  Fatores que agilizarão sua recuperação.

RESULTADOS  Uniformidade das informações; V.T.M. RESULTADOS  Uniformidade das informações;  Rapidez na definição das ações;  Diminuição dos conflitos entre as equipes;  Melhoria da qualidade da assistência prestada.

V.T.M. RESULTADOS  Diminuição do tempo médio de permanência do paciente no P.S.A. (de 2,4 para 1,7 dias) mesmo com aumento no número de internações no mesmo período (de 1744 para 2151);  Diminuição progressiva de reclamações dos usuários na Ouvidoria a respeito de desinformações ou dúvidas na conduta;  Expressiva diminuição de reclamações referentes a atritos entre médicos e familiares (50%).

V.T.M. BIBLIOGRAFIA  MINISTÉRIO DA SAÚDE; Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da P.N.H. – HumanizaSUS: A Clínica Ampliada. Série B. Textos Básicos de Saúde, Brasília, DF – 2004.  CECILIO, L.C.O & MERHY, E.E. A Integralidade do cuidado como eixo da gestão hospitalar. In: PINHEIRO, Roseni & Mattos, Ruben Araújo (orgs.). Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro, UERJ, IMS, Abrasco, 2003, p. 197-210.  RODRIGUES, M.V. Processos de melhorias na organizações. Rio de Janeiro – Qualitymark – 1999.

CO-AUTORES: Alfredo Colleti; Vera Lúcia Patrezze; V.T.M. AUTOR: Rosana Petillo CO-AUTORES: Alfredo Colleti; Vera Lúcia Patrezze; Margarida K. Yamamoto; Magali Vicente Proença. CONTATO: chm-psa@saude.sp.gov.br chm-equalidade@saude.sp.gov.br