16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar,
Advertisements

Vinde a mim.
Dai-lhes vós mesmo de comer
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
3 º DOMINGO DA QUARESMA.
QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE..
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O CATEQUISTA É....
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
11º DOMINGO DO TEMPO COMUM
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012
A eucaristia Começar.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos o convite que Deus nos faz para nos sentarmos à mesa que.
Retorno da Missão.
DESEJEI ARDENTEMENTE COMER CONVOSCO ESTA
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
QUARESMA.
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
O FILHO DO HOMEM VEIO PARA
Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Mestre que eu veja !.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.
JESUS APROXIMOU-SE, TOMOU O PÃO E DEU-LHES, FAZENDO O MESMO COM OS PEIXES.
primeiro, que seja aquele que
JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Batismo de Jesus.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
LIGUE O SOM Corpus Christi Celebramos hoje a festa de Corpus Christi, a festa do Corpo e Sangue de Cristo, a festa popular da Eucaristia... A festa da.
Tema da “Missa da Meia-noite” A liturgia desta noite fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer.
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar
33º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que.
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
A Reconciliação.
SEU ROSTO MUDOU DE APARÊNCIA.
O Bom Pastor.
Batismo de Jesus.
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51.
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
DOMINGO DE PENTECOSTES
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
A Liturgia de hoje nos convida a celebrar a fé em Jesus, que tem COMPAIXÃO das ovelhas sem Pastor... Na 1ª Leitura, Jeremias denuncia a infidelidade.
4º DOMINGO DA QUARESMA 4º DOMINGO DA QUARESMA 18 de março de Aprofundando os textos bíblicos: 2Crônicas 36, ; Salmo 137(136); Efésios.
A paz esteja convosco! 2 º DOMINGO DA PÁSCOA OU DA DIVINA MISERICÓRDIA 7 de abril de 2013.
17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 29 de julho de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 2Reis ; Salmo 145(144); Efésios 4,1-6; João 6,1-15.
TU ÉS PEDRO E EU TE DAREI AS CHAVES DOS CÉUS !
DOMINGO DO BOM PASTOR 4º DOMINGO DA PÁSCOA 29 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 4,8-12; Salmo 118(117); 1João 3,1-2; João 10,11-18.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Transcrição da apresentação:

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM 22 de julho de 2012

Aprofundando os textos bíblicos: Jeremias 23,1-6; Salmo 23(22); Efésios 2,13-18; Marcos 6,30-34

O evangelho Marcos 6,30-34 introduz a narrativa da multiplicação dos pães, onde Jesus ensina a alimentar e socorrer as necessidades do povo (vv.30-44). No texto de hoje, ele é exaltado como o pastor messiânico, porque se deixa mover pela compaixão que é própria de Deus (cf. Ex 34,6).

Os apóstolos, isto é, os enviados, retornam da atividade missionária e contam tudo o que tinham feito e ensinado. Acolhem o convite do Mestre para estar a sós com ele no deserto e em sua comunhão aprendem a partilhar com os necessitados.

O Messias, o Filho de Deus, vendo a multidão que acorre ao seu encontro, manifesta a ternura do Pai, comove-se e começa a ensinar-lhes muitas coisas. Sua palavra, concretizada em gestos de misericórdia, alimenta e salva a multidão abandonada e sem pastor. Mediante o ensino e o cuidado, Jesus revela ser o verdadeiro pastor prometido (cf. Ez 34), que reúne o povo disperso

. Na 1ª leitura, Jeremias 23,1-6; os pastores, os dirigentes do povo são infiéis à missão, pois deixam que as ovelhas se dispersem. Deus renova a esperança de restauração com o surgimento de um bom pastor, descendente de Davi, que exercerá, segundo o seu coração, a justiça e o direito

O salmo 23(22); descreve a solicitude de Deus, restaurando as nossas forças e guiando nos no caminho mais seguro.

Na segunda leitura, Efésios 2,13-18; Cristo estabeleceu a paz, reconciliando os povos e derrubando os muros de todas as divisões.

Atualizando Cristo, movido de compaixão, socorre as pessoas e doa a vida para salvar. Nele, formamos um só corpo sem distinção para vivermos a vida nova. Com nossa solidariedade colaboramos para que a comunidade do Senhor não fique como rebanho sem pastor.

A palavra de Deus na celebração O Senhor, o Bom Pastor, nos reúne A palavra de Deus na celebração O Senhor, o Bom Pastor, nos reúne. Ele “que sempre se mostrou cheio de misericórdia, pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados” (oração eucarística VI –D). A reunião fraterna, as mesas da palavra e da eucaristia nos dão força para sermos anunciadores da Boa Nova.

Ir. Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre Ir. Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre. Possui mestrado em liturgia, é membro do Centro de Liturgia e assessora cursos de formação litúrgica. Ir. Helena Ghiggi é discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

COM FIQUE DEUS ! MARINEVES