FAMEB BICENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (FAMEB) 18 de Fevereiro de 2008 Universidade Federal da Bahia Participe e envie sugestões para:

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Transcrição da apresentação:

FAMEB BICENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (FAMEB) 18 de Fevereiro de 2008 Universidade Federal da Bahia Participe e envie sugestões para:

FAMEB

"Estratégias para a Criação e Consolidação de Cursos de Pós- graduação em Áreas com Pequena Concentração de Doutores e Pesquisa ainda Incipiente (Projetos DINTER E MINTER)" Relato da Experiência no Estado do Acre (1999 a 2004) José Tavares-Neto Professor Associado e Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia Universidade Federal da Bahia

FAMEB Brevíssimo Panorama do Estado do Acre em 1999 Localizado na região Norte do País, a qual corresponde a 45% do território nacional; Região com exuberante e diversificada biota, pouco conhecida da maioria dos pesquisadores brasileiros, especialmente daqueles que “ditam” ou “muito influenciam” as normas dos programas de ensino de graduação, de pós-graduação e de fomento à pesquisa; Distribuição de médicos bastante heterogênea, variando de 1/1.216 hab. (Rio Branco) a 1/9.509 hab. (região do Vale do Juruá); Em compensação, até pela ausência do Estado brasileiro, o CRM-AC denunciou 194 “médicos” sem registro profissional. Em 1999, a população do Estado era de hab. Onde algumas doenças têm apresentações clínicas conhecidas, outras são exclusivas da região e muitas outras são pouco conhecidas; além das desconhecidas. Exemplo da “miopia nacional”, há o Caso Prata-Andrade (1960); Era comum a presença de pesquisadores estrangeiros, especialmente norte- americanos, sem projeto de pesquisa, sem aprovação por em Comitê de Ética em Pesquisa e com visto de turista;

FAMEB PROPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO DO ACRE: Criar um curso de Medicina versus PROPOSTA DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA/UFBA: 1ª Etapa ( ): qualificação dos campos de prática dos três níveis de atenção à saúde, e qualificação de pessoal; 2ª Etapa (2001): implantação de programas de residência médica nas áreas básicas; extensão do Curso de Mestrado do CPgMS-FAMEB/UFBA, na cidade de Rio Branco; 3ª Etapa (2002): implantação do curso de Medicina (UFAC); 4ª Etapa ( ): fomento para a obtenção do título de Doutor em outras IFES. Em 2006, foi implantado MINTER e DINTER com a UFPA.

FAMEB 1ª Etapa ( ) I. Qualificação dos Campos de prática: Terciários: Hospital da Fundação Hospital do Estado do Acre Hospital Materno-infantil Hospital de Clínicas (Pronto-Socorro) Secundários: Hospital Regional de Plácido de Castro Hospital Regional de Senador Guiomar Hospital Fluvial de Cruzeiro do Sul Criação da Policlínica Estadual de Saúde da Família (bairro do Tucumã, Rio Branco) Primários: Criação de 6 Unidades de Saúde da Família, USF (bairro do Tucumã, Rio Branco), com sistema de referência e contra-referência com a Policlínica Estadual de Saúde da Família II. Qualificação de pessoal Estágios de 3 a 6 meses, DE, para médicos com Residência Médica

FAMEB 2 ª Etapa (2001) I. Implantação de programas de residência médica nas áreas básicas  Cirurgia Geral  Clínica Médica  Medicina Comunitária e de Família  Obstetrícia-ginecologia  Pediatria  Em 2002, foi criado o Comitê de Ética em Pesquisa/CONEP  Em 2004, foi implantado o PRM de Cardiologia; e 2008, de Neurologia, Psiquiatria e Anestesiologia; e planejado para 2009, o de Anatomia patológica e de Imagem (Radiologia)  Residência Médica vs. Mestrado profissional II Extensão do Curso de Mestrado do CPgMS-FAMEB/UFBA, na cidade de Rio Branco (recomendado pela CAPES, em , com conceito 5): Cursos presenciais, em módulos, dos componentes curriculares do curso de origem; Estágio em Salvador (de 3 a 6 meses)  Em 2004, esse curso foi extinto pelo término do apoio do Governo do Acre. Em 2006, foi implantado o MINTER e DINTER com a UFPA

FAMEB 3ª Etapa (2002) Curso de Medicina. Diretrizes curriculares do MEC, e com até 40 vagas anuais Corpo Docente (100% com título de Mestre) Atividades práticas dos componentes curriculares desde o 1° semestre Estágios e módulos curriculares em todos os 3 níveis de atenção primária à saúde Internato de 2 anos Obrigatória a Monografia de Conclusão de Curso

FAMEB 4ª Etapa (2002) Fomento ao Doutoramento Principais dificuldades: Desprezo pelos problemas regionais e as doenças negligenciadas A obcecação e a opressão “numerofrênica” Questões pessoais Mercado de trabalho

FAMEB Questões pendentes e relevantes no Estado do Acre 1)Residência Médica e Mestrado profissional; 2)MINTER e DINTER voltados à realidade local; 3)Maior valorização das linhas de pesquisa voltadas aos agravos à saúde mais prevalentes na região ou com características peculiares; 4)Fomento diferenciado; 5)Apoio do Governo local.

FAMEB OBRIGADO!