Programa Nacional de Telessaúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Maio / 2006.
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Telessaúde: encurtando caminhos para fortalecimento da Atenção Básica
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Telessaúde Aplicada a Atenção Básica no Brasil
A formação profissional técnica de
Educação profissional:
Prioridades do Ministério da Saúde
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
PROJETO TELESSAUDE TOCANTINS
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Telemedicina - Telessaúde
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Secretaria de Educação Básica
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Programa Telessaúde Brasil
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Reunião dos Diretores e Coordenadores de Cursos de Medicina
Processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Telessaúde) Carlos André Aita Schmitz Médico.
Portal Telessaúde Brasil BVS Atenção Primária à Saúde
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Departamento de Gestão da Educação na Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Telessaúde em Apoio à Atenção Básica.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Os Programas de Provimento:
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Laboratório de Ensino a Distância
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Sistema Nacional de Formação
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
SGTES Departamento de Gestão da Educação na Saúde/ SGTES/ MS Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde Departamento.
Associação Brasileira
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Estratégias do Ministério da Saúde do Brasil para qualificação de recursos humanos na área da saúde indígena no contexto da interculturalidade Paulo Abati.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Telessaúde Projeto Piloto de Telessaúde em Apoio à Atenção Básica à Saúde no Brasil Francisco Campos Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Ana Estela Haddad Diretora de Gestão da Educação na Saúde

Portaria nº 35 de 04 de janeiro de 2007 Institui, no âmbito do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Telessaúde. Define os critérios para a indicação dos municípios e estados onde serão instalados os 900 pontos do Projeto Piloto Nacional de Telessaúde Aplicada à Atenção Básica. Aprova os Critérios de escolha dos 32 pontos do convênio MS/RNP. 2

Estratégias para Telessaúde 2005 2006 2007 Elaboração e entrega do Projeto Nacional de Telessaúde a SGTES/MS Articulação Interministerial (MEC, MCT / RNP, ...) Portaria Nº 561 - Criação da Comissão Permanente de Telessaúde Pactuação na CIT Planejamento com os Núcleos Universitários Portaria No. 35 - Programa Nacional de Telessaúde, critérios de escolha dos 900 pontos, 32 pontos do convênio MS/RNP Início do Projeto Nacional de Telessaúde MS - Acompanhamento e controle Portal Espaço Colaborativo Telessaúde Brasil Portal Telessaúde Brasil para Atenção Primária à Saúde www.telessaudebrasil.org.br I Workshop de Telessaúde do MS

Comissão Permanente de Telessaúde Integrantes: Ministério da Saúde (SGTES, SAS, DATASUS) MEC (SESU, SEED) Ministério da Defesa Casa Civil – CENSIPAM Ministério das Comunicações Ministério da Ciência e Tecnologia OPAS CONASS CONASEMS UFMG USP UNIFESP UEA UERJ UFPE UFSC UFC BIREME CFM CBTms 4

Comissão Permanente de Telessaúde Grupos de Trabalho 1- Normas e Padrões 2- Sustentabilidade 3- Estrutura de Redes e Projetos 4- Assessoria Técnica 5

Estratégia Telessaúde Brasil Objetivo Qualificar equipes de Saúde da Família, por meio da utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação, capazes de promover a teleducação/teleassistência, melhorando a resolubilidade na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). O que é: Implantação de infra-estrutura de informação e telecomunicação com prioridade em zonas remotas, isoladas e marginais no país, para possibilitar o desenvolvimento contínuo a distância das Equipes de Saúde da Família. Em objetos de aprendizagem está sendo considerado outros objetos tais como material de apoio a cursos (tutoriais, cadernos de exercícios, etc) 6 6

Qualificação das Equipes de Saúde da Família Educação Permanente Assistência Rede de 9 Núcleos 900 pontos 2ª Opinião Formativa Teleducação Interativa/ colaborativa Projeto Nacional de Telessaúde Fase piloto Recursos Tecnológicos Homem Virtual, Vídeos, Animações, Videoconferências Biblioteca Virtual APS Atenção Primária em Saúde (APS) Evidências científicas, diretrizes baseadas em evidências, estudos comentados, objetos de aprendizagem, cursos...

Projeto Nacional de Telessaúde Abrangência Criação de 9 Núcleos nos estados do AM, CE, PE, GO, MG, RJ, SP, SC e RS, localizados em universidades federais e estaduais. Cada Núcleo terá 100 pontos instalados nas Unidades de Saúde da Família contemplando: 2.700 equipes de saúde da família e beneficiando aproximadamente 11 milhões de habitantes. Formação de GTs de Conteúdo, Avaliação, Tecnologia, Regulação. 8

Implantação do Projeto Articulação Política nos estados. Municípios selecionados e pactuados pelos respectivos COSEMS. Visitas técnicas e treinamentos das equipes. Teste de conexão e entrega dos equipamentos.

Distribuição geográfica da Rede Telessaúde Brasil Núcleos de Telessaúde - 9 Pontos de Telessaúde em implantação – 100 implantados – 12 em funcionamento 85 Selecionados - 429 Os Pontos selecionados não estao plotados no Mapa, e os pontos já em implantaçào ou implantados não estäo incluídos na conta dos selecionados.

Parcerias Ministério da Saúde (SGTES, SAS e SE/Datasus) Ministérios: Educação (SESU e SEED) Ministério de Ciência e Tecnologia (RNP) Ministério das Comunicações (GESAC / FUST) Ministério da Defesa (Projeto Rondon) Casa Civil – SIVAM/SIPAM CFM, SBMFC Universidades: USP, UFMG, UFSC, UFPE, UFC, UFGO, UERJ, UFAM, UEA, UFRGS.

Infra-estrutura dos Núcleos Teleambulatório Videoconferência Impressoras Servidores 12

Máquina Fotográfica Digital Infra-estrutura das USF Impressora Computador com Webcam Máquina Fotográfica Digital Tecnologia de baixo custo 13

Objetivos específicos Formação de rede colaborativa e de qualificação das ESF no uso de tecnologias de telessaúde. Teleducação Interativa – ambiente educacional para disponibilização de programa de aprimoramento permanente e compartilhamento de excelência segundo estratégias do SUS. Biblioteca Virtual em Saúde para APS. Desenvolver e disponibilizar objetos da aprendizagem e unidades de conhecimento. Segunda Opinião Formativa (treinamento segundo as necessidades locais). Prova de Conceito Tecnológico em Saúde. 14

www.telessaudebrasil.org.br Espaço de registro, publicação, e acesso integrado à informação de boa evidência em APS e telessaúde, além de informação sobre o Programa Nacional de Telessaúde e a Rede Telessaúde Brasil. 17 17

Seqüências do Homem Virtual Hanseníase Ciclo Menstrual 20 títulos Melanoma Entubação

4 Pontos em funcionamento Núcleo Amazonas 32 Pontos selecionados 4 Pontos em funcionamento 19

Núcleo de Pernambuco 100 Municípios selecionados 36 em implantação

Núcleo Ceará 6 Pontos em funcionamento 70 Municípios selecionados 21

Núcleo Minas Gerais 58 Municípios com Pontos em funcionamento 42 Pontos em implantação 22

Núcleo São Paulo 6 Pontos de Telessaúde em funcionamento 90 Municípios selecionados 23

Núcleo Santa Catarina 7 Pontos em funcionamento 45 Municípios selecionados 24

Núcleo Goiás 1 Pontos em funcionamento 82 Municípios selecionados 25

Pontos críticos da implantação Demora na indicação e seleção dos municípios. Conectividade (telecomunicação). Necessidade de licitação para aquisição de equipamentos. Constituição e contratação das equipes dos núcleos (tecnológica e profissionais da saúde).

Benefícios e Perspectivas Formação de uma rede nacional de colaboração de excelências. Formação de novos núcleos de telessaúde nos estados não participantes da fase piloto do projeto. Inserção das escolas técnicas do SUS no projeto. Maior qualificação das ESF para melhorar a qualidade de serviço para a população. Diminuição de encaminhamentos desnecessários e redução de custos. Integração com outros projetos: UNAEPS, Pró-Saúde, RUTE, etc. 27

Obrigada! Feliz Natal e Próspero Ano Novo!