Projeto da Escola Mario Quintana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
O Plano de Ação Curricular na Escola
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação no contexto do Trabalho
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Educação Ambiental.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Educação Ambiental.
Quando falamos em aprender...
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Projeto Institucional das escolas Salesianas
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Perguntas de Modelação
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Planejamento da Rotina Semanal
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
SITUAÇÕES.
Construindo a cultura educacional inclusiva
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Projeto da Escola Mario Quintana 2005 / 2007  "Reconhecer, Recriar, Reinventar".        Em 2005, enveredamos pelo caminho da pesquisa participante, que foi realizada de forma coletiva, com todos os segmentos da comunidade escolar. Agora, precisamos sistematizar, organizar, planejar, enfim, buscarmos alternativas pedagógicas e coletivas. Temos muitos desafios, e o sucesso de 2006, depende de cada um/a de nós!! "Liberdade é pouco, o que eu desejo, ainda não tem nome”.                Clarice Lispector                                               

Pesquisamos... Para:         Tomarmos a realidade como um desafio a ser desvendado, e construirmos nosso Projeto Político Pedagógico.

Projeto Político Pedagógico   É um processo permanente de reflexão/ação dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis. A principal possibilidade de construção do projeto político‑pedagógico passa pela autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. A mobilização de todas/os é fundamental, pois o ponto que nos interessa reforçar é que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce controle técnico burocrático. A luta da escola é para a descentralização em busca de sua autonomia e qualidade.

Pesquisa da Realidade A pesquisa da realidade, na ótica da escola, está voltada para a organização do ensino-aprendizagem, para a construção social do conhecimento; É preciso como afirma Paulo Frei Freire: "encharcar‑se na realidade", estar molhada/o pela prática. Trata‑se de um descentramento, na busca de ouvir o/a outro/a, em uma escuta sensível, para entende‑lo/a a partir de sua lógica e visão de mundo.   0 desafio se coloca no sentido de revisitarmos o que sabemos e conhecemos sobre a comunidade para, coletivamente, ressignificarmos esse saber, aprofundando‑o, vendo‑o de outros ângulos, reconstruindo‑o, reinventando‑o ...

Princípios das Áreas         Expressão: A valorização e ressignificação de leituras de mundo através das inter‑relações entre diferentes sujeitos e os códigos culturais.       Ciências Sócio‑Históricas : A formação da identidade social e individual do cidadão e cidadã como sujeito participativo e agente transformador no seu tempo e espaço histórico.       Pensamento Lógico‑ Matemático: A resolução de situações de vida cotidiana passa pela utilização de conceitos lógico‑matemáticos socialmente construídos que são importantes para a ressignificação do indivíduo enquanto ser social.       Ciências Físicas, Químicas e Biológicas: O estudo do ambiente ressignifica  e amplia as relações do sujeito com a natureza, despertando a consciência de responsabilidade coletiva e inserção no meio.

Temas Significativos do nossa Pesquisa   Projeto de Vida, Identidade, Auto‑Estima, Participação, Democracia, Valores, Crenças, Luta de Classes, Sexualidades, Papel do família, Papel da Escola, Limites, Relações, Cultura, Relações de Gênero, Método de Avaliação, Diálogo, Disciplina, Saberes, Preconceitos, lnclusão, Condições de Trabalho.

Eixos de Formação          Educação Ambiental:Relações de interdependência entre todos os seres, valores. Respeito aos espaços internos e externos, coletivos e individuais.         Educação Anti Discriminotória: Respeito às diferenças ( gênero, orientação sexual, raça/etnia, construção cultural dos corpos crenças classe, deficiências, etc.);         Educação Popular: Entendemos educação popular como práticas educativas cujo objetivo principal é estimular o protagonismo e a participação política de grupos sociais populares, na transformação dos relações de exploração, dominação e opressão a que estão submetidas.

Mães/Pais: “Uma vida boa, quero sair da Restinga. Isso aqui, não é futuro". “0 pessoal não participa.Ta acostumado a ser mandado.” “Todo mundo se dá bem, mas cada um no seu canto.” "Acredito mais em chás, e conselhos antigos.” “A dificuldade, do pobre é lutar para viver ou para não morrer.“ “Não falo de sexo com meu filho, pois ele aprende no escola". “Na escola do meu tempo tinha mais castigo, mais pulso firme", “O que minha filha aprende na escola não tem muito a ver com o que vê na rua."

Alunas/Alunos: “As gurias tem que jogar mais futebol, os guris precisam respeitar o tempo e o espaço dos gurias.” “Muitas/os professoras/es se igualam aos alunos/as na linguagem.” “Eu não entendo a avaliação, se passei ou rodei.” “Tempo pra conversar com pai e mãe, só no final de semana.” “A escola tem pouca disciplina.” “A escola é um espaço para aprender.“ "Existe preconceito sim, entre a maioria dos pessoas."

Funcionárias/os: “Precisamos de mais reuniões. Dinâmicas de grupo envolvendo professoras/es funcionárias/os.” “Queremos participar das reuniões pedagógicas. O setor de nutrição e serviços gerais.” “Seria importante reunião mensal, entre direção, guardas e chefia da guarda.” "Os/as professores/as poderiam ser mais colegas com os/as funcionários/as.“ “Eu avalio meu trabalho como muito bem, mas as pessoas não.” " Sinto falto de incentivo e coleguismo.”

Falas das/os Educadoras/es        "Tenho esperança;"       "É necessário unidade na ação da Proposta Pedagógica;"       "Cada sala de aula é uma ilha;"       "Que papel assumir? Nem tão repressivo, nem tão liberal. Como mediar?"       "Me preocupo com a naturalização das coisas, antes eu tinha um estranhamento:"       "A gente ta muito só em cima do negativo;"       "As mães e os pais não conhecem nosso trabalho. E a escola é um grande desafio;"       "Precisamos melhorar nossa comunicação, todos/os precisamos saber de todos as coisas;"

o nosso fazer pedagógico. Este é um dos nossos grandes desafios." “Todas estas tramas de múltiplas cores, de múltiplas faces, de múltiplas formas, estarão acompanhando o nosso fazer pedagógico.     Este é um dos nossos grandes desafios."

V I L A C S T E O A C E S O

Antes...

Hoje!!!