Vestibular 2013 ESPM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Academia de Ensino Superior
Advertisements

Recrutamento e Seleção de Pessoal.
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Características do mercado brasileiro:
FUNDAMENTOS DO MARKETING
RELAÇÃO CAUSA E CONSEQUÊNCIA
Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) INTENSIDADE E EXIGÊNCIAS NO AMBIENTE DE TRABALHO Sandro Pereira Silva IPEA/Disoc Março de 2012.
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Sociologia
Gestão de pessoas Profª. Maria Luísa Dias.
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
A COMUNICAÇÃO VISUAL NO ESPAÇO
Projeto de Gestão de Crise
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Ética Conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão Faz com que o profissional respeite seu semelhante.
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
Determinação social da saúde do trabalhador
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Evolução Social do Trabalho
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Repensando a Logística
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Política Monetária no Brasil
A Gestão Escolar no âmbito das Reformas Educacionais
SELECIONANDO CLIENTES
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
Desigualdades sociais no Brasil
Definição de Logística
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Capítulo 8 Distribuição
O Coração de um Líder.
Introdução a Questão Social
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Curso: Superior de Tecnologia
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Tendências da Linguagem Publicitária
Carlos Visão Global Social
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Cap. 14. Inferências III: Charges e cartuns
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
O BOTICÁRIO É uma loja de venda direta ao consumidor. Seu produto, muito conhecido, é composto por um portfólio de cosméticos de variados tipos e qualidade.
Diagnóstico Organizacional
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Teorias e Técnicas de Comunicação
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
Administração de Empresas Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10 Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
Em termos legais, o ponto de inflexão dessa virada foi a Lei Federal de 2001, que deu inicio à chamada Reforma Psiquiátrica. Mas transformar essa.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
QUINZE ANOS DE PLANO REAL Como Está a Disponibilidade de Crédito Para as Classes Sociais? A População Tem Tido Acesso à Água, Luz e Telefone? A Estabilidade.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Vestibular 2013 ESPM

Comentários para a redação Comentário da Prova de Redação ESPM O tema 01 versava sobre os desejos de consumo das pessoas a partir da perspectiva de que esses não estão mais fechados em códigos ligados a determinadas classes sociais. O texto-proposta, parte de uma entrevista feita pela Revista IstoÉ com o filósofo francês Gilles Lipovetsky, fazia referência ao consumo de luxo e sua relação com a influência da classe C.

básica, dado o seu menor poder aquisitivo. Assim, o consumo de luxo, por exemplo, era restrito às camadas mais abastadas da sociedade que tinham acesso a produtos sofisticados e a marcas exclusivas. À classe média, eram acessíveis produtos de valor intermediário que visavam imitar o padrão de consumo das classes altas. E, por fim, aos mais pobres, cabia consumir produtos de necessidade básica, dado o seu menor poder aquisitivo. Nos últimos anos, contudo, houve uma revolução nesse padrão pré-estabelecido de consumo. No Brasil, graças às políticas de transferência de renda e de geração de empregos, cerca de 40 milhões de pessoas que compõem a classe C deixaram a condição de pobreza e transformaram-se em público consumidor. Essa condição, associada às políticas econômicas de liberação de crédito, permitiu que o acesso ao mercado de luxo fosse democratizado.

por referências, inclusive de consumo, que antes desprezavam. Essa condição, associada às políticas econômicas de liberação de crédito, permitiu que o acesso ao mercado de luxo fosse democratizado. Como consequência, esse é um dos mercados que mais crescem no país, estimulando muitas grifes estrangeiras a abrir lojas próprias no país e a repensar suas estratégias de Marketing e seus planos de pagamento a fim de atingir essa nova parcela de consumidores. Esse processo deu à classe C mais visibilidade, e ela passou a ser debatida e retratada pela mídia, inclusive em novelas, o que, por sua vez, permitiu uma troca cultural entre as diferentes classes sociais, levando as classes mais ricas da sociedade a se interessar por referências, inclusive de consumo, que antes desprezavam.

obter o melhor desempenho. O tema 02 questionava a razão de a repercussão das derrotas ser maior que a das vitórias. O texto-proposta, também publicado na Revista IstoÉ, relatava episódios de fracassos nas últimas Olimpíadas que foram bastante explorados nas mídias e nas redes sociais. O candidato poderia considerar que o mundo contemporâneo se caracteriza pela exigência: todos devem sempre se esforçar para obter o melhor desempenho.

Trata-se de uma realidade que reifica o homem, exigindo que ele funcione com uma máquina eficiente. Assim, quando alguém, no exercício da sua humanidade, não corresponde às expectativas, acaba por se tornar alvo de debates e especulações. Além disso, vive-se a realidade do espetáculo. Nela, a imagem da desgraça, do imprevisto certamente sensibiliza e “vende” mais que a imagem da vitória, que é tomada como obrigação de todos.