CONHECENDO PELA LEITURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Resumo.
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Pesquisa e Sistematização
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
1. Sugestões para o trabalho individual
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Orientação Importante:
Leitura de Textos Científicos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Elaboração de trabalhos em ambientes educacionais Natália Pacheco.
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Fichamento: técnica de estudo
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
CONHECENDO PELA LEITURA
Importância da Leitura
ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA
Ler e Levantar Esquemas e Resumos
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
Porque você vem para a escola?
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
CEAP –Ciências Contábeis /1 Disc. Metodologia do Trabalho Científico Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Unidade 3 Processo de leitura.
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Apresentação da Disciplina
Resumo.
Resumo.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
Fichamento.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
O que é Fichamento? Fichas de leitura
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
COMO ESTUDAR !.
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Resumo.
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
a importância da leitura
DISCIPLINA: Redação científica
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Citações e Referências
Leitura e Documentação
Eduardo Ramos de Santana UNEB – Universidade Estadual da Bahia Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Estágio Supervisionado.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Leitura exploratória : exame da folha de rosto, dos índices da bibliografia e das notas de rodapé.
Transcrição da apresentação:

CONHECENDO PELA LEITURA Profª MSc. Adriana Cantini Prof. Dr. Leocadio Lameira - UFSM

Ler é importante para... Conhecer o mundo que nos rodeia; Compreender e ser compreendido pelos outros; Abrir nossos horizontes mentais; Melhorar a capacidade de memorização; Aumentar o vocabulário ...

Como selecionar o que ler? Título do Livro Nome do autor e seu currículo “Orelha” do livro Sumário do conteúdo As citações e referências Editora, data, edição e o prefácio ou introdução da obra

Como selecionar o que ler? Obras indicadas pelo professor Que tenham relação com a profissão que escolheu Que serão úteis para o aprendizado Primeiro as obras mais gerais e depois as mais especializadas

O ambiente da Leitura e Estudo Amplo e espaçoso Arejado Silencioso Limpo e iluminado Que se possa ler sentado

Comodidade e higiene na leitura Você precisa: lápis, bloco de anotações, dicionário. Ler tendo em mente um propósito!

O que é Conhecer pela Leitura? É procurar ... Compreender ... Ler e reler até reter a informação ... Criticar e opinar ... GERAR NOVOS CONHECIMENTOS

Velocidade e Eficiência da Leitura Como ler melhor? Lê melhor quem lê mais rápido; Lê unidades de pensamento; Lê as idéias e as coloca em ordem de importância; Lê mais de uma vez o mesmo texto; Encontra a idéia chave.

“...É essencial que os estudantes se preocupem em descobrir qual é a idéia diretriz, fio condutor do pensamento do autor.” (Mira y López,1968)

O ato de sublinhar Ajuda a colocar em destaque as idéias do texto; Favorece a compreensão do que se leu; Facilita a elaboração posterior de resumos e fichas de leitura.

As normas para sublinhar Sublinhar apenas livros seus; Não sublinhar na primeira leitura; Sublinhar apenas as idéias-chave do autor; Sublinhar com dois traços as idéias principais e um traço as pormenores.

A questão do tempo para o estudo Planeje seu tempo Programe os espaços entre as atividades essenciais Substitua as atividades não-essenciais por estudo Reserve um período mínimo para estudar todos os dias

A questão do tempo para o estudo Estabeleça intervalos entre as horas de estudo Freqüente as aulas Prepare as aulas que vai assistir Assista as aulas com “silêncio interior” Concentre sua atenção na explanação do professor

A questão do tempo para o estudo Faça uma revisão de tudo o que aprendeu em classe, após as aulas Não ocupe com estudo os momentos que dispõe para lazer Evite o exagero. Procure perseverar na programação mas lembre que determinadas circunstâncias podem alterar o plano.

Como Resumir Seja fiel ao texto Anote o tema, destaque títulos e subtítulos; Seja simples e claro; Estabeleça um organograma com as idéias demonstradas pelo autor; Não manifeste suas opiniões, apenas expresse as idéias do autor.

Como Resumir Antes de resumir, ler até compreender o texto e sublinhar; Nos casos de transcrição textual, usar aspas e fazer referência completa à fonte; Percorrer especialmente as palavras sublinhadas e as anotações à margem do texto feitas por você!

Como Fazer uma Resenha ou Análise Crítica A resenha é o RESUMO + CRÍTICA; Copiar fielmente o resumo que você elaborou; Acrescentar sua posição, justificando as idéias; A RESENHA deve conter: Um cabeçalho; O texto resumido; O texto dissertativo com a análise.

Sugestão de Leitura BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da Pesquisa: monografia, dissertação e tese. São Paulo: Atlas, 2004. FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. LAKATOS, Eva Maria; MARKONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.