Prevenção e Controle da Anemia por Deficiência de Ferro Oficina de Trabalho das Coordenações Estaduais de Alimentação e Nutrição e o CECAN-SE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Referência Descentralizado Dr. Paulo Ivo Cortez de Araujo
Advertisements

Serviço Farmácia I.F.F./FIOCRUZ
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Universidade Federal de Pelotas
COMISSÃO INTERSETORIAL ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Programa Bolsa Família
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO EXECUTIVA DE PROJETOS Incorporação Tecnológica em Hospitais Públicos Dr. M ARCOS V INÍCIUS L UCATELLI.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
DATASUS Ministério da Saúde Departamento de Informática do SUS
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
SIMBRACS 2013 COMPRAS GOVERNAMENTAIS Brasilia, 13 de novembro de 2013.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Minuta de resolução para CIB
Auditoria de Natureza Operacional Programa Bolsa-Família
Fluxo logístico dos medicamentos antirretrovirais: da aquisição à entrega ao almoxarifado estadual/municipal Equipe de Logística Coordenação: Coordenação-Geral.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Sistema de Gerenciamento do Programa Nacional de
O caso do Telessaúde Brasil Redes
PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
ÁREA TÉCNICA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ATENÇÃO BÁSICA
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Monitoramento dos Moinhos do Município de São Paulo
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
FERRO Anemia é a redução da taxa de hemoglobina circulante atribuída a condições patológicas, dentre as quais a deficiência de ferro é a mais comum (Unicef/UNU/WHO/MI,
MARIA AUXILIADORA ZANIN
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
ALIMENTOS ENRIQUECIDOS
Elyne Montenegro Engstrom Margareth C. Portela (orientadora)
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Programa Nacional de Suplementação de vitamina A
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
OFICINA DE PLANEJAMENTO
AUDIÊNCIA PÚBLICA Gestão do SUS – Legislação do SUS e Universalidade do Sistema A questão da alimentação especial no SUS Brasília, 29 abril de 2009.
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO - PNSF
Assistência Farmacêutica na Atenção Básica Proposta de Atendimento e Gestão de Estoque ABRIL 2014.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
CRIAÇÃO DO NASF.
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
Prevenção da anemia na Ação Brasil Carinhoso
Transcrição da apresentação:

Prevenção e Controle da Anemia por Deficiência de Ferro Oficina de Trabalho das Coordenações Estaduais de Alimentação e Nutrição e o CECAN-SE

2 Estratégias Brasileiras para a Redução da Anemia Fortificação das farinhas de trigo e milho Suplementação medicamentosa Educação Nutricional Medidas de intervenção

Suplementação medicamentosa Programa Nacional de Suplementação de Ferro: suplementação medicamentosa de ferro para todas as crianças de 6 a 18 meses, gestantes a partir da 20ª semana e mulheres até o 3º mês pós-parto.  Criado por meio de Portaria ministerial (Nº 730 de 13 de maio de 2005) e regulamentado por Manual Operacional;  Destinado a todos os municípios brasileiros;  Elaborado em parceria com as áreas técnicas do MS e coordenações estaduais;  Participação de especialistas renomados no tema.

PúblicoDosagem profilática PeriodicidadeTempo de permanência Produto Crianças de 6 a 18 meses 5 ml de xarope de sulfato ferroso (25 mg de Ferro) 1 vez por semana Até completar 18 meses Xarope de Sulfato ferroso Gestantes a partir da 20ª semana 1 comprimido de Sulfato ferroso (40 ou 60 mg Ferro) e 1 comprimido de ácido fólico (5 mg) diárioAté o final da gestação Comprimido de Sulfato ferroso e Comprimido de ácido fólico Mulheres no pós- parto ou no pós aborto 1 comprimido de Sulfato ferroso (40 ou 60 mg Ferro) diárioAté o 3º mês pós-parto ou até 3º mês pós- aborto Comprimido de Sulfato ferroso Conduta de Intervenção

Região Sudeste – Minas Gerais Total de suplementos enviados: comprimidos ácido fólico comprimidos sulfato ferroso frascos xarope Última remessa: 03/2007

- 450 municípios inserindo dados (53%) - Estimamos que 101 municípios inserem dados errados

Região Sudeste – Espírito Santo Total de suplementos enviados: comprimidos ác. fólico comprimidos sulfato ferroso frascos xarope Última remessa: 08/2006

- 20 municípios inserindo dados (26%) - Parece que todos inserem dados da forma correta

Região Sudeste - Rio de Janeiro Total de suplementos enviados: comprimidos ác. fólico comprimidos sulfato ferroso frascos de xarope Última remessa: 03/2007 (complementação xarope)

- 25 municípios inserindo dados (26%) - Estimamos que 5 municípios inserem dados errados

Região Sudeste – São Paulo Total de suplementos enviados: comprimidos ácido fólico comprimidos sulfato ferroso frascos xarope Última remessa: 02/2007 (complementação)

- 205 municípios inserindo dados (32%) - Estimamos que 39 municípios inserem dados errados

Problemas operacionais : Planejamento de 1 ano executado em 15 meses : AL, PE e SE – somente xarope (agosto) - Descontinuidade (produção / transportadora) - Vazamento do frasco de xarope - Terceirização de produção FarManguinhos CGPAN SMS DAF

Problemas operacionais FarManguinhos CGPAN SMS DAF - Problemas com recebimento dos suplementos (identificação, destinação) - Dificuldades de implantação: - adesão de pediatras e ginecologistas - prescrição desnecessária  caráter preventivo (ato médico) - descontinuidade de recebimento dos suplementos - Módulo de gerenciamento (gestantes): Número de comprimidos

Problemas operacionais 2007: frascos de xarope de sulfato ferroso comprimidos de ácido fólico comprimidos de sulfato ferroso 40% da população alvo

 Panorama atual: Compra centralizada via Departamento de Assistência Farmacêutica  Planejamento 2008 / 2011: Aumento gradativo do % de cobertura

Ações da CGPAN - Envio regular de s às CEAN sobre a cobertura dos estados - Ofícios quadrimestral para Estados e Municípios - Ligações aos coordenadores municipais para autenticação de cadastro e alimentação do sistema - Capacitação de Estado/Regionais/Municípios focada no site - Revisão e elaboração de Spots (página da CGPAN) - Publicação do Caderno de Atenção Básica: Carências de Micronutrientes

 Grupo de Estudo para discutir o PNSF  Avaliação da efetividade do PNSF: - dosagem semanal - 25mg Fe para crianças - 40mg Fe para gestantes  Descentralização de recursos? Encaminhamentos 2007