O que é? A Educação Especial trata-se de uma modalidade de educação escolar, voltada para a formação do indivíduo, com vistas ao exercício da cidadania.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
EDUCAÇÃO ESPECIAL Orientação Técnica: Professores Coordenadores junho/2008 Supervisão: Elenira ATP: Ana Silvia.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
08/08/2007 Ana Silvia Rosana Ferraz
(Volume I – Orientação a Professores)
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Legislação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Projeto de Recuperação
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO POLEGAR
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
PROFESSOR(A) COORDENADOR(A)
REGISTROS.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
CompetÊncias Profissionais
Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
BOM DIA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
Atendimento Educacional Especializado - AEE
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Conferência Municipal de Educação
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
AEE, PPP e acessibilidade na escola
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Campina Grande Outubro 2015
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Termo de Terminalidade
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO ESPECIAL DER MARÍLIA -2010 ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR - CAPE

O que é? A Educação Especial trata-se de uma modalidade de educação escolar, voltada para a formação do indivíduo, com vistas ao exercício da cidadania. Realiza-se transversalmente, em todos os níveis de ensino – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior, bem como as demais modalidades.

Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior E D Ç Ã O S P I L Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior

NA E. E. PROFª. CELESTINA VALPARAÍSO SE MATRICULARAM NA 7ª SÉRIE DO EF, EM 2010, DOIS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM CADEIRANTE E UM CEGO. O 1º ANO DO EM, POR SUA VEZ, RECEBEU UM ALUNO COM SÉRIOS PROBLEMAS DE AUDIÇÃO. A PC, PREOCUPADA COM O BOM ATENDIMENTO EDUCACIONAL DESSES ALUNOS, REUNIU A EQUIPE PEDAGÓGICA PARA DISCUTIR AS DIFICULDADES DA ESCOLA EM GARANTIR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS. NESSA REUNIÃO, VÁRIOS PROBLEMAS FORAM COLOCADOS E ANALISADOS.

A ESCOLA PODE RECUSAR A MATRÍCULA DOS ALUNOS POR FALTA DE CONDIÇÕES E/OU PREPARO DOS PROFESSORES E TENTAR ENCAMINHÁ-LOS A ESCOLAS PRÓXIMAS QUE JÁ DESENVOLVAM ESSE TIPO DE ATENDIMENTO? A escola não pode recusar matrícula a nenhum cidadão. Sugestão de leitura: Constituição Federal: Artigos 5º; 205; 206 (incisos I e VII); 208 (incisos III e V); LDBEN: Lei nº 9394 de 20/12/1996; Deliberação CEE nº 682007; Res. SE nº 11/2008, alterada pela Res. SE 31/2008

COMO O SISTEMA EDUCACIONAL GARANTE ESSE DIREITO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA? Criando condições para que os alunos com deficiência. Como qualquer outro aluno, tenham acesso ao conhecimento. O atendimento deve ser preferencialmente em classes comuns, com o apoio de Serviços de Apoio Pedagógico Especializado (SAPE). Sugestão de leitura: Resolução SE nº 11/98

PODEMOS DIZER QUE ESSE É UM ALUNO DE INCLUSÃO? Não apenas ele. Todos e cada um dos alunos “são de inclusão”. A todos eles a escola tem de garantir um ensino de qualidade para uma aprendizagem efetiva. Sugestão de leitura: http://cape.edunet.sp.gov.br/cape_arquivos/ nclusao_social.asp

O QUE SÃO NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS? São aquelas que exigem métodos e recursos aos quais, somente por meio deles, o aluno tem acesso ao conhecimento.

QUEM SÃO OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS? São alunos com: deficiência física; deficiência mental; deficiência sensorial (visual e/ou auditiva); deficiência múltipla; altas habilidades e superdotação; transtornos invasivos de desenvolvimento; alunos com outras dificuldades ou limitações acentuadas no processo desenvolvimento. Art. 1º da Resolução 11/2008

O que é o SAPE (Serviço de Apoio Pedagógico Especializado)? A sua implementação tem por objetivo melhorar a qualidade da oferta da Educação Especial, viabilizando-a por uma reorganização que, favorecendo a adoção de novas metodologias de trabalho, leve à inclusão do aluno em classes comuns do ensino regular, com atendimento prestado por professor especializado.

O SAPE É ORGANIZADO PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DE ACESSO AO CONHECIMENTO E À PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS COM QUE SÃO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NAS TURMAS DAS ESCOLAS COMUNS. CONSTITUI OFERTA OBRIGATÓRIA DOS SISTEMAS DE ENSINO, EMBORA PARTICIPAR DO SAPE SEJA UMA DECISÃO DO ALUNO E/OU DE SEUS PAIS/RESPONSÁVEIS.

Qual é o papel do professor que atua no SAPE? participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar plano de trabalho que contemple as especificidades da demanda existente na unidade escolar; integrar os conselhos e participar das HTPCs e/ou outras atividades coletivas; orientar a equipe quanto aos procedimentos e estratégias de inclusão dos alunos; oferecer apoio técnico pedagógico aos professores das classes comuns; fornecer orientações e prestar atendimento aos responsáveis pelos alunos.

E OS ALUNOS COM MUITAS DIFICULDADES DE INTERAÇÃO E COGNITIVAS, AQUELES COM OS QUAIS É DIFÍCIL INTERAGIR? Sugestão de leitura: Res. SE 11/2008 Art. 9º - Os alunos que não puderem ser incluídos em classes comuns, em decorrência de severa deficiência mental ou grave deficiência múltipla, ou mesmo apresentarem comprometimento do aproveitamento escolar em razão de transtorno invasivo do desenvolvimento, poderão contar, na escola regular, em caráter de excepcionalidade e transitoriedade, com o atendimento em classe regida por professor especializado, observado o disposto no parágrafo único do art. 4° da Deliberação CEE 68/07.

§ 1º - ESGOTADOS OS RECURSOS PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS PARA MANUTENÇÃO DO ALUNO EM CLASSE REGULAR, A INDICAÇÃO DA NECESSIDADE DE ATENDIMENTO EM CLASSE REGIDA POR PROFESSOR ESPECIALIZADO DEVERÁ RESULTAR DE UMA AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR, A SER REALIZADA POR EQUIPE DE PROFISSIONAIS INDICADOS PELA ESCOLA E PELA FAMÍLIA.

§ 2º - O TEMPO DE PERMANÊNCIA DO ALUNO NA CLASSE REGIDA POR PROFESSOR ESPECIALIZADO DEPENDERÁ DA AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E DE AVALIAÇÕES PERIÓDICAS A SEREM REALIZADAS PELA ESCOLA, COM PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E DO CONSELHO DE ESCOLA E/OU ESTRUTURA SIMILAR, COM VISTAS A SUA INCLUSÃO EM CLASSE COMUM.

§ 3º - O CARÁTER DE EXCEPCIONALIDADE, DE QUE SE REVESTEM A INDICAÇÃO DO ENCAMINHAMENTO DOS ALUNOS E O TEMPO DE SUA PERMANÊNCIA EM CLASSE REGIDA POR PROFESSOR ESPECIALIZADO, SERÁ ASSEGURADO POR INSTRUMENTOS E REGISTROS PRÓPRIOS, SOB A SUPERVISÃO DO ÓRGÃO COMPETENTE. LER TAMBÉM RES. SE 31/2008.

QUAIS SÃO OS RECURSOS DISPONÍVEIS AOS ALUNOS? Apoio de professores especializados; Livros em Braille ou em caracteres ampliados; Cadernos adaptados; Aquisição de mobiliário adaptado (mesas e cadeiras); Convênios com instituições de notório saber para atender os alunos com grave comprometimento que não se beneficiariam do atendimento escolar; Professor interlocutor de LIBRAS (Res. 38/2009; Facilitador/Cuidador (Previsão 2º semestre de 2010).

O que faz o SAPE? Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades; Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização; Adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos; Acompanha o uso desses materiais e recursos em sala de aula, sem, contudo, interferir no ensino dos conteúdos curriculares.

Como é feito o atendimento no SAPE? O SAPE é realizado no período inverso ao da classe comum frequentada pelo aluno; para maior benefício do aluno, esse serviço deve ser oferecido preferencialmente na própria escola que ele frequenta, caso não seja possível, poderá ser em uma outra escola próxima; Atendimento prestado por professor especializado na forma de itinerância.

Exemplos do SAPE em sala de aula comum. Acompanhamento do uso do material e/ou mobiliário adaptado, bem como disposição do aluno em sala de aula. Demonstração do uso da máquina de escrever em Braille para professora e alunos da sala de aula comum.

Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) Endereço: Rua Pensilvânia, 115 - Fundos Brooklin – São Paulo Site: http://cape.edunet.sp.gov.br

A DEFICIÊNCIA, SUAS LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES Filme: “A cor do Paraíso”

A) QUAIS FORAM AS SUAS IMPRESSÕES E SENSAÇÕES AO ASSISTIR AO FILME?

b) Como Mohamed foi recebido na escola das irmãs?

C) QUAL FOI A REAÇÃO DO PROFESSOR?

D) QUAL FOI A REAÇÃO DOS ALUNOS?

E) O QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO DE VOCÊS AO ASSISTIR AOS TRECHOS DESSE FILME?

f) Quais foram as dificuldades encontradas por todos com a presença de Mohamed na sala?

g) Que tipo de apoios Mohamed necessitou para poder frequentar e participar da aula?

H) O QUE A NOSSA ESCOLA PODERIA OFERECER PARA UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA?

I) QUAIS RECURSOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA ESSES ALUNOS NA REDE ESTADUAL?