Universidade Tuiuti do Paraná

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo LUIZ CARLOS MONTEIRO Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo a Qualidade.
NR 32 – SST em Serviços de Saúde
PPP PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO Paulo Gonzaga
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
Pesquisa em Serviços de Saúde
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária
INFORMAÇÕES COMPARATIVAS
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Participação e Controle do SUS: um retrato dos conselhos municipais de saúde na RMSP Cleide Lavieri Martins e Cláudia Maria Bógus Faculdade de Saúde Pública.
Peer Instruction UNISAL Lorena 6 de março de 2012.
PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
SEGURANÇA COM FOCO COMPORTAMENTAL
1.
Promovido pela C&M Software
Apresentação do Persona Mac
Estudo de Viabilidade para Inserção Segura de PCD na Construção Civil
Saúde e Segurança do Trabalho PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Saúde e Segurança do Trabalho Março– 2010 TOTVS Saúde Porto Alegre.
Auditorias em SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Responsabilidades.
Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – ACI
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
Auditoria da Qualidade
NR 32: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
MELHORES PRÁTICAS PARA GERENCIAR INTEGRAÇÃO COM O CIDADÃO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SI/TI EM ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS BRASILEIRAS Universidade.
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
PROJETO DE INFORMATIZAÇÃO
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Tribunal de Contas da União Auditoria de Natureza Operacional Vigilância Sanitária de Medicamentos - Anvisa/MS Ministro-Relator Marcos Vinicios Vilaça.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Renata Rodrigues de Araújo Neves
GESTÃO DE MOTOCICLISTAS
Alessandra Sayuri Tutya Fabiana Zambon Gisele Oliveira Mara Behlau
A TRIAGEM NEONTAL SOB A ÓTICA DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DA FISA-FUNCESI Moreira, P.S.C*, Silva, O.B.² ¹ Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Ciências.
“LEVANTAMENTO DO PERFIL DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE E APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO EM.
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
GESTÃO DE CONTRATADAS Luis Paulo Rubim Sarate Sandra Quoos Abril de 2011.
Tabela 2 - Valores observados do coeficiente de correlação de Spearman do Datalloging com IPRF, escore total, efeitos positivos, fatores negativos, questão.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO (SGTS)
Edital MCT – CNPq/MS – SCTIE – DECIT Nº 26/2006 Determinantes Sociais da Saúde, Saúde da Pessoa com Deficiência, Saúde da População Negra e Saúde da População.
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
O QUE SOMOS ?. Visão do SESI-RJ MedicinaOcupacional Engenharia de Segurança Indústria Saudável Alimentação Educação LazerCultura Saúde do Trabalhador.
Certificação e Auditoria Aula 9 – Monitoramento e Melhoria
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Acadêmica: Danielle Fonseca A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA DO RAMO CIMENTEIRO DE MONTES CLAROS-MG DO RAMO.
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
Orientação de Estágio Supervisionado III 7º período noturno – 2015/2
Qual a finalidades do PPP ?
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
NR-32 UMA VISÃO SISTÊMICA Vera Lúcia Cantalupo Pedagoga Técnica de Segurança do trabalho Coordenadora de Qualidade Representante Assistente da Confederação.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Universidade Tuiuti do Paraná AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE PERDA AUDITIVA(PPPA) EM UMA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA SUL-BRASILEIRA Universidade Tuiuti do Paraná AUTORES: Suzanne Bettega Almeida – suzannebettega@uol.com.br Cláudia Giglio de Oliveira Gonçalves – clgiglio@terra.com.br

Universidade Tuiuti do Paraná Objetivo: Avaliar a eficácia do Programa de Prevenção de Perdas Auditivas implementado em uma Indústria Petroquímica Sul-Brasileira. Método: Estruturação e validação de questionários: composto de questões a respeito da estrutura, processo e resultados do PPPA Aplicação do questionário: por áreas temáticas (I-Avaliação e Procedimentos para Análise de Riscos; II-EPI; III-Ações do PPPA; IV-Hábitos e Comportamentos e V-Perfil Audiológico) e para quatro grupos de trabalhadores (n=359) com idade média de 39,18 anos (1 – Engenheiro e Técnicos de Segurança (n=19); 2 - Equipe de Saúde (n=17); 3 - Trabalhadores (n=302); 4 - Gerentes e Supervisores (n=21) ) Análise de documentação da empresa: programas de saúde e segurança desenvolvidos na empresa (PCMSO, PPRA, PPPA) Levantamento do perfil auditivo dos trabalhadores: monitoramento auditivo dos últimos 5 anos Análise de dados: Método Descritivo e Testes Estatísticos Universidade Tuiuti do Paraná

Universidade Tuiuti do Paraná Resultados: Todas as áreas avaliadas apresentaram apreciação positiva do PPPA com média superior ao escore 3. Os melhores resultados foram dados à área temática V (Perfil Audiológico) (4,86) segundo a percepção do Grupo 2 (Equipe de Saúde) e, os menores resultados avaliados à área III (Ações do PPPA) (3,17) segundo a avaliação do Grupo 1 (Engenheiro e Técnicos de Segurança). Para o Grupo 3 (Trabalhadores), foram observadas correlações estatisticamente significativas entre a área temática II (EPI) (0,000) com as áreas III (Ações do PPPA) e IV (Hábitos e Comportamentos); entre a área temática IV (Hábitos e Comportamentos) (0,0071) com o perfil auditivo. As alterações auditivas foram em 26,09% dos trabalhadores (2009) e encontrou-se 1,32% de casos de piora auditiva no monitoramento auditivo em 5 anos Universidade Tuiuti do Paraná Conclusão: O PPPA da empresa avaliada mostrou-se eficaz segundo a percepção dos grupos avaliados. O instrumento utilizado revelou informações dos pontos fortes e fracos do programa. As áreas do Perfil Auditivo, Ações do PPPA, EPI e Hábitos e Comportamentos que tiveram resultados mais positivos podem ter suas ações padronizadas. Já a área de Avaliação e Procedimentos para a Análise de Riscos necessita de algumas revisões para tornar-se mais efetiva.