Aluna: Givaneide da S. Morais Orientadora: Dª. Neusa R. Barazal 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jane Paiva Desafios e perspectivas das políticas públicas de educação de jovens e adultos Jane Paiva
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Reforma Tributária Vagner Freitas 50/04/2011 Rio Grande do Norte.
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Secretaria de Políticas para as Mulheres
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Curso Educação em Direitos Humanos
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Desafios do Ensino Médio
AUTOR DO TCC: REGILAINE SALOMÃO[1] ORIENTADOR DO TCC: Alex Jordane [2]
Desenvolvimento Econômico - Visão Geral
1 Trabalho, riqueza e vulnerabilidade externa Reinaldo Gonçalves 37º. Encontro Nacional CFESS/CRESS Brasília, 25 de setembro de 2008.
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Ciclo Presupuestario, Recursos suficientes y Control Ciudadano Os desafios para o financiamento de uma educação de qualidade José Marcelino de Rezende.
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
Observatório dos Técnicos em Saúde
Os indicadores da população
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Ministro Paulo Bernardo
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
Como Vai a Educação Básica Brasileira
Alfabetização Científica
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
Longevidade.
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Divisão Internacional do Trabalho
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Instituto de Economia – UFRJ
Regime de Crescimento e Geração de Emprego como Determinantes Macroeconômicos da Desigualdade de Renda: uma análise para o caso do Brasil Miguel Bruno.
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
“Educação de jovens e adultos : desafios e perspectivas" CONAE Brasília, 28 março/01 de abril 2010 Sérgio Haddad
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
IDH: você conhece essa sigla?
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
“Podem as empresas sustentáveis
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
América Platina.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Desigualdade Social e Violência
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Profa. Renata Medici Frayne Cuba
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Transcrição da apresentação:

Aluna: Givaneide da S. Morais Orientadora: Dª. Neusa R. Barazal 2009 PROJETO DE PESQUISA: Um estudo comparativo sobre os investimentos do Brasil e da Argentina no capital humano do ensino básico no período de 2003 a 2008: uma contribuição para o desenvolvimento Aluna: Givaneide da S. Morais Orientadora: Dª. Neusa R. Barazal 2009

Tema Problema Objetivo geral Desenvolvimento econômico, Desigualdade da distribuição de renda. Problema Como o investimento brasileiro no capital humano do ensino fundamental contribuiria para diminuir a desigualdade de renda? Objetivo geral Realizar uma discussão atual e pertinente a realidade do sistema internacional, Discutir a relação estabelecida entre capital humano, desigualdade de renda e desenvolvimento econômico.

Objetivo específico Instrumentos Analisar a importância do investimento no capital humano como instrumento impulsionador do desenvolvimento econômico e conseqüentemente, da eqüidade social na sociedade brasileira. Instrumentos Comparar os investimentos da sociedade brasileira no capital humano com os investimentos no capital humano da sociedade argentina, através de dados históricos e estatísticos.

Histórico, conceitos, ações, projetos e perspectivas no âmbito internacional Desenvolvimento econômico “aumento do produto nacional bruto per capita acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia” (SANDRONI, 1999). Países desenvolvidos e Países em desenvolvimento; Índice de Desenvolvimento Humano - 1990; Declaração do Milênio da ONU – Criação dos 8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio - 2000, Metas do Fórum Mundial para a Educação - 2000.

Histórico, conceitos, ações, projetos e perspectivas no âmbito internacional Capital Humano “conjunto dos investimentos destinados à formação educacional e profissional de determinada população”(SANDRONI, 1999). SCHULTZ, Theodore W.: Teoria do Capital Humano - 1964 Desigualdade de renda “conceito que se refere à distribuição diferenciada da renda de um país ou região pelas diversas camadas sociais”(SANDRONI, 1999). Importante: Participação das O.I’s: ONU e UNESCO

Capital humano A educação é importante para diminuir a desigualdade porque ela possibilita a elevação dos salários em relação aos anos de estudo: Fonte: IBGE, Capes, CNPq, MEC apud Almanaque Abril 2007: p. 219.

Paralelo entre Brasil e Argentina Analisado: A história, formação e contexto do desenvolvimento de ambos Estados, com destaque ao panorama da educação e suas atuais conseqüências; Estados vizinhos, independentes que integram um mesmo contexto histórico enquanto países latino-americanos, Semelhanças e diferenças presentes nas questões da colonização, independência, desenvolvimento econômico, experiências no campo da política com destaque ao período da ditadura e muitos outros aspectos.

Paralelo entre Brasil e Argentina 2º maior país da América Latina; País em desenvolvimento com IDH médio: pobreza, desigualdade social e de renda, ausência de serviços básicos, Concentração de renda é histórica, vem desde a colonização. Argentina 2º maior país da América do Sul; País em desenvolvimento com IDH alto, “a Argentina é uma sociedade equilibrada devido à política educacional de Sarmiento no século XIX” (Jaguaribe, 2005).

Paralelo entre Brasil e Argentina Examinado: Dados estatísticos das semelhanças e diferenças de Brasil e Argentina em relação ao: Capital humano, Desigualdade de renda. A história da educação; O sistema educacional atual, E principalmente a importância e os investimentos dos 2 Estados no capital humano. Autores: Argentina: BELLO, José Luiz de Paiva (2009) Argentina e Brasil: FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando J. (2004)

Análise comparativa do capital humano Acompanhando o quadro comparativo, a Argentina apresenta melhor desempenho do que o Brasil em todos os aspectos analisados referente ao capital humano. Fonte: ¹ Índice de Desenvolvimento Humano, 2009 / ² Ampliando as fronteiras do ensino, 2009 / ³ UIS Statistics in Brief, 2008

Análise comparativa do capital humano Assim como no aspecto da taxa de analfabetização da população de 15 anos ou mais de idade, com projeção para 2010 e 2015: Fonte: Dados Estatísticos, 2008

da desigualdade social Análise comparativa da desigualdade social Através dos quadros é possível perceber as diferenças entre Brasil e Argentina. Em ambos, a desigualdade no Brasil é maior que a da Argentina. Fonte: ¹ Central Intelligence Agency, 2009 ² Lista de países por igualdade de riqueza, 2009 Onde: R/P 10%: 10% mais ricos sobre 10% mais pobres; R/P 20%: 20% mais ricos sobre 20% mais pobres. Fonte: Lista de países por igualdade de riqueza, 2009

Teoria do capital humano Theodore W. Schultz - prêmio Nobel de Economia em 1979 Os investimentos humanos constituem uma penetrante influência sobre o crescimento econômico; A educação é o investimento básico no capital humano é o pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo, que, ao educar-se, estaria “valorizando” a si próprio, na mesma lógica em que valoriza o capital. Conclui-se que o capital humano tornou-se um dos fatores de produção importante para o sistema se desenvolver, uma vez que a educação tornou-se o fator econômico considerado essencial para o desenvolvimento.

Considerações finais O Brasil deve aplicar a teoria do capital humano, investindo no seu capital humano, para evoluir seu nível de desenvolvimento. Apesar do “investimento brasileiro em educação ser compatível ao feito em países desenvolvidos [...] ainda [...] é insuficiente para revolucionar a educação pela qualidade” (Atualidades Vestibular 2006b) A comparação realizada com a Argentina teve o intuito de comparar o caso brasileiro com um Estado que vive as mesmas experiências que o Brasil, mas que apesar de todas as dificuldades que ambos os países passam, de acordo com o exposto tem resultados educacionais e de desenvolvimento melhores do que os resultados brasileiros.

Resultados Artigo: O papel da ONU na educação mundial através das ações da UNESCO - (2008). Monografia: Comparação entre Brasil, Argentina e Japão - (2009). Agradecimentos: À Deus; À minha orientadora: Dª. Neusa Romero Barazal; Aos professores do colegiado de Relações Internacionais; Aos meus pais, irmãos e meu namorado Wylson, As minhas amigas: Carol e Jeniffer.

Bibliografia Ampliando as fronteiras do ensino. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/pais/indicadores/educar/categoria_view>. Acesso em: 06 jan. 2009. ATUALIDADES VESTIBULAR 2006. O desafio da educação de qualidade. São Paulo. Abril: 2006b. BELLO, José Luiz de Paiva. História da Educação no Brasil. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb01.htm>. Acesso em: 15 jan. 2009. Central Intelligence Agency. Disponível em: <http://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/fields/2172.html>. Acesso em: 22 jan. 2009. Dados Estatísticos. Disponível em: <http://www.unesco.org>. Acesso em 20 ago. 2008. FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando J. Brasil e Argentina. Um ensaio de história comparada (1850–2002). São Paulo. Editora 34: 2004. IBGE, Capes, CNPq, MEC apud Almanaque Abril 2007: p. 219. Índice de Desenvolvimento Humano. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/IDH>. Acesso em: 22 jan. 2009. JAGUARIBE, Hélio. Aliança argentino-brasileira in Revista DEP n. 3. Jan/Mar: 2005. Lista de países por igualdade de riqueza. Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_igualdade_de_riqueza>.Acesso em 22 jan. 2009. SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo. Best Seller: 1999. SCHULTZ, Theodore W. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro. Zahar: 1964. UIS Statistics in Brief. UNESCO Institute for Statistics. Disponível em: <http://stats.uis.unesco.org/unesco/TableViewer/document.aspx?ReportId=134&IF_Language=eng&BR_Region=40520>Acesso em: 22 mai. 2008.