Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ...
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Matemática para todos Educação Básica
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
experiências INESQUECÍVEIS!
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
2PPM Como os filhos sabem que cresceram?. Idade: 15 à 20 anos Trabalho: Internos/Externos diversos setores Classe: B e C Graduação: Ensino médio/ Cursando.
QUEM SOU EU?.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Meu Mundo é Você!.
Estratégias de estudo.
Educação Sexual na Adolescência
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
DB Consultoria Educacional. Produzido por Profa. Dra
SILVANA BERBEL FERNANDES
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
O profissional da gestão escolar e suas implicações
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Não criei um perfil em redes sociais pra expor minha vida, pra expor o meu eu, pra expor o que tenho, nem o que faço. Não criei um perfil em redes sociais.
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
JESUS FALOU QUE O CÉU É PRA MIM
Metodologia de Pesquisa
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
“Eu quero ser professor de Educação Física”
Docência universitária: repensando a aula
O amor da minha vida é alguém especial, você.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Os 12 erros de pensamento na Terapia Cognitivo-Comportamental
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009 FORMAÇÃO DE PROFESSORES:AS INTERFACES ENTRE DISCURSO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009

OBJETIVO Repensar as propostas de formação de professores a partir dos significados que esses atribuem a seus futuros alunos e a si na prática docente.

HIPÓTESE As representações que o futuro professor tem do seu futuro aluno e de si, em relação a este, afetam a forma como organiza e desenvolve a sua prática.

PROFESSOR = AGENTE SOCIAL “a voz do professor reflete os valores, ideologias e princípios estruturais que os professores usam para entender e mediar as histórias, culturas e subjetividades dos estudantes” (Freire & Shor, 1996, p.253).

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DISCURSO PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO REPRESENTAÇÃO DO MUNDO CONSTITUIÇÃO DO EU ATITUDE

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA INFORMAÇÃO IMAGEM ACERCA DO OBJETO ATITUDE EM RELAÇÃO AO OBJETO

REPRESENTAÇÃO SOCIAL [...] o conceito de Representação Social designa uma forma específica de conhecimento, o saber do senso comum, cujos conteúdos manifestam a produção de processos marcados socialmente. Mais amplamente, designa uma forma de pensamento social. (...) apresenta características específicas no plano da organização dos conteúdos, das operações mentais e da lógica (JODELET,1984, p. 361-2).

TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CLASSIFICAR E ROTULAR DEMANDAM A APLICAÇÃO DE JUÍZOS DE VALOR IDEOLOGIAS CONSUBSTANCIA ESTEREÓTIPOS E FUNDAMENTA O PRECONCEITO. “um modo de ver o mundo, um complexo de idéias, vários tipos de práticas sociais, rituais e representações que tendemos a aceitar como naturais e de senso comum.” (McLAREN,1997, p.209).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS CORPUS = 60 ALUNOS DO CURSO DE LETRAS INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS = QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS TÉCNICA =ANÁLISE DISCURSIVA DOS RELATOS

CATEGORIAS DE ANÁLISE PROFESSOR Visão de seu aluno Visão de si mesmo Desinteressado = 75% Interessado= 15% Despreparado= 7% Desmotivado= 3% Salvador= 82% Esperançoso= 95% Assustado= 3% Despreparado= 2%

Como você enxerga seu futuro aluno? “UM JOVEM PERDIDO NO TURBILHÃO DOS ACONTECIMENTOS DA MODERNIDADE, COM POTENCIALIDADE DE INCLINAÇÃO TANTO PARA O BEM QUANTO PARA O MAL.” “ALGUÉM QUE PRECISARÁ DESCOBRIR O VALOR DA EDUCAÇÃO.” “COM UM GRANDE POTENCIAL QUE POR MIM PODERÁ SER EXPLORADO.”

RELATOS: visão do aluno “ALGUÉM BRILHANTE E INTELIGENTE, QUE APRENDEU A VALORIZAR A ESCOLA.” “ALGÚEM QUE NÃO GOSTA DE ESTUDAR.” “UMA PESSOA QUE NÃO ME DARÁ MUITA ATENÇÃO.” “UM SER HUMANAO QUE TERÁ NECESSIDADE DE SER OUVIDO.” “COM FALTA DE TUDO – ECONOMICA, SOCIAL E PSICOLOGICAMENTE FALANDO”.

RELATOS: visão do aluno “ALGUÉM QUE TEM CAPACIDADE DE CRESCER COM O CONTEÚDO DADO NA ESCOLA.” “COMO UMA ESPONJA PRONTA PARA ABSORVER TUDO O QUE EUU LHE ENSINAR.” “UM SER QUE PRECISA SER MOLDADO.”

APROPRIAÇÃO DOS DISCUROS “Meu aluno é alguém que gosta de estudar, mas que precisa de um estímulo. O estímulo sou eu.” Honestamente sinto muito medo de enfrentar uma sala de aula.” “Ele vai precisar da minha total dedicação e eu vou estar lá para oferecer tudo o que estiver ao meu alcance.”

MUITO OBRIGADA AOS ALUNOS DE LETRAS E A TODOS OS PRESENTES