Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

O método científico em Psicologia
Para abrir as ciências sociais:
Dinâmica e Gênese dos Grupos
O objetivo e a Justificativa do estudo
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
TCC: Monografia e/ou Artigo
CONCEITOS ELEMENTARES
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Fundamentação Teórica
Resgate, Análise, Atualização e divulgação dos dados e resultados dos Congressos de História da Região do Grande ABC realizados nas cidades de São Bernardo.
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2010
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2009
Brasil e Mundialização no governo Fernando Henrique Cardoso ( ) Introdução Visamos contribuir para o debate a respeito da globalização e da inserção.
Participante do Programa de Iniciação Científica - PIIC – CUFSA 2009
Aluno: Gregory H. B. Monteiro Orientadora: Lívia Cotrim
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Metodologia Científica
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil
RESGATE, ANÁLISE, ATUALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS DOS CONGRESSOS DE HISTÓRIA DA REGIÃO DO GRANDE ABC REALIZADOS NAS CIDADES DE SÃO CAETANO.
GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Unidade II Teoria da pesquisa e pesquisa de marketing.
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Trabalho de conclusão de curso
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do CUFSA – PIIC RESGATE, ANÁLISE, ATUALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS.
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Elaboração de relatório
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
PESQUISA EM GEOGRAFIA Prof. NÉCIO TURRA NETO.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
O que é pesquisa científica?
Prof.ª Chayane C. de Souza
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
Eduardo Ferreira dos Santos Márcia Silva Monique Leite
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?
Professor Douglas colaboração Prof. Olschowsky Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte PROJETO.
Metodologia da Pesquisa
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Elaboração do Relatório do ESU * Metodologia da Pesquisa*
Finalidades da pesquisa científica
Elaboração de Projeto de Pesquisa
PERSONALIDADE: por que estudar?
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Transcrição da apresentação:

Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2009 Projeto de pesquisa: Trabalho e sociedade just in time: coleta de dados Aluno: Clarice Catenaci Orientadora:Terezinha Ferrari Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2009

Resumo do projeto: O objeto desta pesquisa é, a partir da vivência no trabalho, traçar o perfil dos trabalhadores submetidos ao ritmo just in time de produção, levantando dados sobre a maneira determinada de viver e trabalhar na contemporaneidade. As análises das entrevistas realizadas pretendem traçar o perfil do trabalhador do ABC paulista, diante deste modo de fazer, que interfere na concepção de tempo e de espaço dos que, hoje, trabalham com os equipamentos informáticos introduzidos nos processos de trabalho.

Just in time: O just in time é uma técnica empregada nos processos de trabalho que consiste na máxima racionalização do trabalho, pela qual tudo deve ocorrer de modo certo e, fundamentalmente, em um tempo tido como certo. Foi implantado a partir das modificações introduzidas no patamar produtivo desde início da década de 1990 com o intuito de ampliação da produtividade do trabalho, de tal modo que fossem eliminados ao máximo os tempos mortos de trabalho. Possui um específico incremento tecnológico em máquinas informatizadas que funcionam on-line e exigem dos trabalhadores uma redimensão do tempo e do espaço.

Metodologia: Entrevistas, análise das mesmas, investigação e profundamento teórico. Qualquer entrevista ou conversa em grupo com os trabalhadores expressarão representações sensíveis, percepções imediatas dos que vivem diretamente a experiência do trabalho. Estas percepções estão imersas em impressões do senso comum e das necessidades imediatas que não deixam margem para uma apreensão teórica mediatizada dos que estão envolvidos no processo. Pleiteamos a teoria como arma necessária para explicar tais impressões imediatas e inseri-las no complexo de mediações, das quais só a partir daí significarão e expressarão um sentido concreto.

Atividades desenvolvidas e atividades à desenvolver: Primeiro Semestre: Na procura pela concreção das questões levantadas realizou-se um trabalho de natureza empírica, isto é, um levantamento feito por entrevistas. A partir desta coleta de dados, das análises parciais e das leituras está sendo desenvolvido o artigo: Determinação Social do Tempo, cujo objetivo é discutir a centralidade do tempo de trabalho no sistema capitalista. Segundo Semestre: Segundo bloco de entrevistas, análise das transcrições, leitura da bibliografia complementar, elaboração final do relatório e do resumo, criação de um artigo científico .