CENTRO DE ORIENTAÇÃO, EDUCACIONAL, PROFISSIONAL E PSICOLÓGICO- COEPP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
Advertisements

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
Projeto Ensino com novas metodologias Professora Marta Roque Branco
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
Monitoria 2009 Informações Gerais.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Ministério da Educação
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Intervenção psicológica
Grupo de Desenvolvimento Profissional
Projetos em Andamento: 09 Projetos Disponíveis: 02
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
Proposta de projeto “crescendo sem violência”
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
TRÍADE ESCOLAR Chamo de tríade escolar os três pilares que formam uma escola, eles tem o mesmo grau de importância para que uma escola seja um lugar do.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Resiliência (etapas 2 e 3)
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Será explicada a proposta de trabalho, estabelecendo o vínculo jovem- orientadora, como também se levantará as expectativas e.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
INSTITUTO DOM FERNANDO ESCOLA DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE FORMAÇÃOPROFISSIONAL Prof. Luis Guilherme.
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL PAULO FRANCES Elaboração : Ivani Salomão Barbosa – Diretora Presidente.
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
A Gestão participativa
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Projeto CONHECENDO MELHOR OS ALUNOS
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Psicopedagogo clínico
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE MARIA MOREIRA DA ROCHA
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
PEI – Programa Educacional Individualizado
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Lucimara Aparecida da Silva.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O computador como Meio e como Fim...
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE ORIENTAÇÃO, EDUCACIONAL, PROFISSIONAL E PSICOLÓGICO- COEPP Profa. Dra. Eliana Marta Monaci Profa. Ms. Lígia Buso Sernagiotto Profa. Dra. Maria Elenja Villar e Villar Profa. Ms. Marta E. W. Olivi 2010

O início de suas atividades só aconteceu em abril de 2010. APRESENTAÇÃO Implantado pela Portaria da Reitoria nº 170/2009, em 03 de julho de 2009. O início de suas atividades só aconteceu em abril de 2010.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - COEPP 2010: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL; ATENDIMENTO PSICOEDUCATIVO; PALESTRAS.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Aplicação de questionário de levantamento do perfil do aluno; Resolução de situação ligada a um determinado profissional para verificação de relação entre horas de trabalho/horas para demais atividades cotidianas;

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Aplicação de Inventário de Interesses Profissionais; Pesquisa de Profissões/Cursos de Formação/ Relação econômico – financeira;

Agendamento no Setor de Serviço Social; ATENDIMENTO Agendamento no Setor de Serviço Social; Alunos, ex-alunos, funcionários da FSA e comunidade do entorno; Até o momento: 66 atendimentos, sendo atendidos 18 sujeitos.

Motivação para procura: Dificuldades de aprendizagem; orientação de estudos; dificuldades de relacionamento em sala de aula e para apresentação de trabalhos em público; problemas de saúde; relacionamento familiar e morte de familiares.

29 de maio - Família e Sexualidade – Dra. Sônia Casarin. PALESTRAS 08 de maio - O Desenvolvimento Neurológico na Aprendizagem e seus Distúrbios – Dr. Rubens Wajnstein; 29 de maio - Família e Sexualidade – Dra. Sônia Casarin. (Para alunos, funcionários e comunidade em geral)

CONSIDERAÇÕES FINAIS ● Atendimentos com o objetivo de favorecer o bem-estar biopsicosocial, visando o ajustamento à profissão, à escola, à família e a sociedade em geral.

CONSIDERAÇÕES FINAIS ● Centra-se na oportunidade de oferecer recursos para escolhas mais conscientes e condizentes com as características pessoais; ● Abordagem de orientação e aconselhamento psicoeducativo; ● Resultados positivos e aumento da procura pelos alunos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Importância do trabalho de Orientação Profissional com jovens que têm pouca ou nenhuma reflexão em relação as suas escolhas profissionais e pessoais

CONSIDERAÇÕES FINAIS A proposta de trabalho em suas três frentes, não tem a pretensão de resolver todas as questões, mas de contribuir com a formação desses sujeitos naquilo que corresponde a construção de sua autonomia, comprometida com um vir a ser, com base na contribuição pessoal da construção de uma sociedade mais justa, plural e igualitária.