Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ESCALAS ESPAÇO-TEMPORAIS EM CLIMATOLOGIA
Advertisements

Tabela 1. Paraná, Distribuição dos Trabalhadores de Vigilância por Ações de Notificação segundo segundo o tipo de vigilância em que atua. Fonte:
Tipos de Climas Quentes (Temp. Méd. Anual Superior a 20ºC)
CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL – BACIAS HIDROGRÁFICAS
PREVISÕES ESTOCÁSTICAS PROGNÓSTICO CLIMÁTICO
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
PRODUZINDO QUALIDADE DO PROJETO AO PRODUTO
Estação meteorológica principal de Viçosa-MG (Vista parcial).
Terra: o planeta azul Cap.3- Pg. 55 a pg. 59 – 6º ano
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
RESUMO A sazonalidade do armazenamento da água no solo pode induzir um efeito memória de longo período na variabilidade atmosférica. Isto implica que a.
Tabela 1. Paraná, Distribuição dos Trabalhadores de Vigilância por Ações de Notificação segundo faixa populacional. Fonte: Pesquisa "Atribuições.
PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.
Diego Alves Jacinto Orientadora Profª. Dra. Simone Jaconetti Ydi 2009
Prof. Ricardo Ferreira Andrade 2009
Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.
Análise de medicamentos por técnicas instrumentais
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
PROJETO DE PESQUISA Dinâmica da paisagem e Qualidade Ambiental da Bacia do Tamanduateí nos Municípios de Mauá e Santo André - Kelly Magni 2009.
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
CLIMA URBANO DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
QUALIDADE DA ÁGUA EM RESERVATÓRIOS DE CONTROLE DE CHEIAS URBANAS
Prof. Dr. Cristiano das Neves Almeida
MODELAGEM AMBIENTAL Prof. Dr. Leonardo Fernandes Fraceto
MEIO FÍSICO CLIMATOLOGIA
Rede EcoVazão Objetivo Geral
Termo de Referência para CONTRATAÇÃO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARA SUBSIDIAR A Elaboração dos Planos de Manejo das unidades de conservação federais do.
Aula # 2 Os Benefícios dos Serviços de Meteorologia para a Agricultura - O Caso do Brazil - Dr. Paulo C. Sentelhas.
ESTUDO DE PERDAS DE ÁGUA E SOLO EM UMA MICROBACIA DO PARAÍBA DO SUL
Fundado em 30 de setembro de 1988, o RECAP - Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região conta, atualmente, com uma.
Projeto Meteo Escola: Localização: Fenómeno Meteorológico Estudado:
INTRODUÇÃO Em 1889, São Bernardo foi elevado a Município, tendo como distritos: Santo André, São Caetano, Ribeirão Pires e Paranapiacaba. A partir daí,
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Benedito C. Silva IRN / UNIFEI.  As redes hidrológicas são geralmente públicas, com exceção das algumas redes telemétricas de empresas de energia  Redes.
Manejo de bacias hidrográficas
Projeto Olhos Atentos Profa. Me Irene Scótolo de Oliveira 2007.
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
Gerência de Monitoramento e Hidrometria – GEMOH/AESA
I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.
A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO EL NIÑO ( E ), EM 4 ESTADOS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL. Andreza Carla A INFLUÊNCIA DO FENÔMENO EL NIÑO (
Monitoramento Automático de Parâmetros Hidrológicos na Bacia do Rio Purus, AM - HIDROPURUS - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE.
Renata Gonçalves Aguiar
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Introdução Metodologia Resultados e Discussão Considerações Finais Título do trabalho para você substituir e se precisar de mais linhas, use no máximo.
1 Condições hidrológicas e de armazenamento da Bacia do Rio Paraíba do Sul: Até 05/02/2015 Apresentação para o GTAOH 05 - Fevereiro ONS.
HISTÓRICO DO MONITORAMENTO NO INPE:
Instituto para a Valorização da Educação e Pesquisa (IVEPESP) Laboratório de Hidrometeorologia do IAG-USP.
Título do Artigo Científico
Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2007
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
Profa. Dra. Renata Medici INSTRUMENTOS DE GESTÃO: PROCESSO DE ENQUADRAMENTO DOS CORPOS D’ÁGUA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO.
Classificação Climática
Prefeitura Municipal de Farroupilha Secretaria Municipal de Meio Ambiente Dez. / 2014.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
Disponibilidades Hídricas Superficiais Recortes Espaciais Diferentes: Mobilização x Unidades de Balanço Recorte Mobilização Recorte Unidades de Balanço.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GEOGRAFIA – PROF. LISI TURMA 101 / 2015.
COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DA ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA PROF: M. Sc. Felipe Corrêa.
PESQUISA ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUA NA ÁREA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, AMBIENTAL E SANITÁRIA Ministério da Saúde Estação de Pesquisa.
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
COMPARATIVO ENTRE A ÁGUA TRATADA E NÃO TRATADA EM ÁREA RURAL DE PELOTAS, RS SILVA,M.A.R.X.¹; ECCKER,F.M.; VIEIRA,H.T.; PERNAS,C.B.S.; PINTO,F.R. ¹Universidade.
OFICINA TÉCNICA: MONITORAMENTO, ALERTA E ALARME Sistema de Monitoramento e Alerta do Estado de Santa Catarina Frederico de M. Rudorff Gerente de Monitoramento.
REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM AGRICULTURA FAMILIAR Marcio A. Nicknig Dieter Wartchow XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16.
PROGRAMA ESTADUAL DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS MONITORAMENTO SOCIECONÔMICO E AMBIENTAL EM MICROBACIAS PILOTO Eng. Agr. Paulo Henrique Interliche.
PLANO DE TRABALHO 2017.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2009 PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS CLIMATOLÓGICAS DO SUB-DISTRITO DE PARANAPIACABA, MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ, COM VISTAS A AÇÕES DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL Prof. Dr. Murilo Andrade Valle 2009

2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral 2.2 Objetivo Específico AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS CLIMATOLÓGICAS DO SUB-DISTRITO DE PARANAPIACABA, MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ, COM VISTAS A AÇÕES DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL 2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral Implantar sistemática de coleta de dados climatológicos no sub-distrito de Paranapiacaba, município de Santo André, por meio de estação meteorológica automatizada. 2.2 Objetivo Específico - analisar séries históricas de dados secundários comparando-as com dados obtidos a partir de equipamento do CUFSA; - produzir um diagnóstico referente às questões climatológicas: precipitação, umidade relativa, insolação e temperatura, ao longo de um ano hidrológico, com vistas a estabelecer uma base de dados para o manejo ambiental. - relacionar os dados climatológicos obtidos por meio da estação meteorológica, com dados de vazões do Rio Grande, em diferentes trechos nas cercanias do sub-distrito de Paranapiacaba, com vistas a estabelecer relação entre os dados climatológicos e o regime de vazões do principal manancial da região.

AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS CLIMATOLÓGICAS DO SUB-DISTRITO DE PARANAPIACABA, MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ, COM VISTAS A AÇÕES DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL 3. Área de Estudo

AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS CLIMATOLÓGICAS DO SUB-DISTRITO DE PARANAPIACABA, MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ, COM VISTAS A AÇÕES DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL

6. Dificuldades encontradas AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS CLIMATOLÓGICAS DO SUB-DISTRITO DE PARANAPIACABA, MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ, COM VISTAS A AÇÕES DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL 4. Metodologia – Instalação da estação meteorológica – obtenção de dados climatológicos e hidrológicos - medição de vazões - Variação do nível do rio - Medição pluviométrica 5. Resultados 6. Dificuldades encontradas