Profª. Sônia Maria Portella Kruppa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Apresentação do Projeto
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Mobilizando Forças Para Crescer.
Professora Responsável: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC)
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa,
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
ABC na Educação Científica Mão na Massa
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
Clique aqui para começar a apresentação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Gestão pedagógica em EaD
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
Implementação no Brasil
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
O papel pedagógico do órgão gestor
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE EXTENSÃO “SOL em Santo André - Saber local em desenvolvimento” Profª. Sônia Maria Portella Kruppa Profª Marineide do L. Salvador dos Santos Profº Carlos Aparecido Kantor 2009

SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento Origem Este projeto de extensão é decorrência das ações da pesquisa: “O Direito à Educação Básica – estudo da demanda social e do atendimento público em uma micro região urbana” que identificou os fenômenos que afetam a garantia efetiva do acesso e da permanência das crianças, jovens e adultos nas escolas públicas, na cidade de Santo André e avaliou as possibilidades e as dificuldades da trajetória da população infanto-juvenil e adulta ao longo da escolaridade, sob um duplo olhar: das escolas para a população e da população para as unidades educacionais.

SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento Território A área de abrangência deste projeto é constituída pelo entorno do CUFSA, Vilas Sacadura Cabral e Palmares, especialmente núcleos urbanizados por ação do poder público municipal, com forte participação da população.

SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento Recursos O projeto SOL contou com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), no valor de R$ 140.898,98, conforme Convênio Encomenda Vertical Ref. nº 0041/06, do qual restou uma parcela de R$ 55.424,00, não liberada devido a problemas da FSA com a Receita Federal.

SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento Objetivo Este projeto teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de atividades de geração de trabalho e renda para as comunidades do entorno da FSA. Desdobrou-se no projeto SAL (Saber Local em Desenvolvimento: um novo currículo escolar), visando o desenvolvimento local com a elevação de escolaridade.

SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento Metas físicas alcançadas Incubar dois grupos produtivos; Fazer a formação inicial e continuada dos formadores; Desenvolver um currículo integrado de EJA e Economia Solidária junto a três escolas da região; Elaborar material de apoio às atividades de formação;

SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento Metas físicas alcançadas Diagnosticar oportunidades de mercado; Fortalecer a ITCP pelo diálogo com outras incubadoras, em especial com a ITCP USP e participação na Rede Brasileira de ITCP´s; Organizar e fomentar a participação dos grupos em feiras e/ou eventos de Economia Solidária; Formar três agentes locais de economia solidária.

SOL em Santo André – Saber Local em Desenvolvimento Metas físicas não atingidas Implantar e implementar o clube de troca; Implantar e implementar o Banco SOL; Acolher demandas de novos grupos e fomentar a regionalização da ITCP.

SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento Divulgação e Publicação Revista Saber Local em Desenvolvimento – ITCP/FSA e Centro Universitário FSA (no prelo); Banners; Folders.

SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento Reuniões e Eventos Reuniões mensais do Corredor Cultural e de Comercialização Inter-universitário da Economia Solidária, envolvendo, além do CUFSA, a Universidade Metodista, o IMES, a UFABC e as várias organizações da Economia Solidária; Reuniões semanais do Fórum Municipal de Economia Solidária (FOMTES); Reuniões semanais de formação;

SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento Reuniões e eventos Encontros Regionais da Rede Universitária de ITCPs (Lavras-MG e Rio de Janeiro-RJ); Congressos Nacionais da Rede de ITCPs (Recife-PE e São Paulo-SP); Encontro Nacional da rede de ITCPs (Salvador-BA) Encontros Internacionais de Economia Solidária (USP – São Paulo); Seminário Nacional de Acompanhamento do PRONINC (Brasília-DF).

SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento Reuniões e eventos Apresentação do projeto nas Universidades do Porto (Portugal), Reims (França), Tarragona (Espanha) e Ímola (Itália).

SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento Considerações finais Este projeto permitiu realizar a função social do CUFSA, pelas consequências positivas que trouxe para a população local e também para o ensino, a pesquisa e a extensão. No âmbito acadêmico, os resultados se manifestam por meio da produção de Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação científica e dissertação de mestrado. Também se manifestam nas práticas de extensão universitária exercidas por estudantes de vários cursos da Instituição.

SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento Considerações finais Como participante do Programa Nacional de Incubagem (PRONINC), que tem, em seu Conselho Gestor, vários órgãos públicos de nível federal e cerca de 80 universidades, em sua maioria públicas, a ITCP/FSA contribui para projetar o nome e o trabalho da FSA em todo o Território Nacional.

SOL em Santo André – Saber local em desenvolvimento Professores e alunos participantes: Sonia Maria Portella Kruppa (FAFIL) Marineide do L. Salvador dos Santos (FAFIL); Carlos Aparecido Kantor (FAFIL); Cristiane Oliveira e Silva ( FEUSP); Camila Parra Dantas Coelho (Ciências Biológicas); Olinda Yumiko Morinishi (Administração); Maria Soares Ferreira (História); Neidiane Viera Ribas (Pedagogia); Simone Maria da Cunha (Pedagogia); Ana Paula Lemos Fonseca (História).