FÓRUM DE CHEFES DE GABINETE

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Transcrição da apresentação:

FÓRUM DE CHEFES DE GABINETE Agosto/2009 Abertura

Compartilhamento das informações Objetivo do 1º Fórum Atividade desenvolvidas

OBJETIVO Propiciar: espaço facilitador para a socialização, articulação e troca de experiências entre os chefes de gabinetes parlamentares da CMBH;

Qual é a função de um chefe de gabinete?

FUNÇÃO DO CHEFE DE GABINETE Coordenar o andamento interno e externo do gabinete Representar o vereador em reuniões, eventos. Cuidar do atendimento ao público. Demandas: Ouvir / Encaminhar / Buscar soluções / Dar retorno. Fazer manutenção e expansão das bases. Acompanhar a tramitação dos projetos. Conhecer a administração interna da CMBH. Conhecer a filosofia de trabalho do parlamentar . Conhecer a equipe de trabalho . Motivar, instruir e cobrar resultados. Delegar funções .

FUNÇÃO DO CHEFE DE GABINETE Estruturar, coordenar atividades. Ser facilitador nas soluções dos problemas. Facilitar a comunicação com o grupo . Definir prioridades e atividades . Capacitar a assessoria . Estimular a união do grupo . Ser um líder antenado, agregador, imparcial, justo. Ser harmônico, paciente. Ser estimulador do atendimento de excelência . Identificar dons e habilidades da equipe . Ter sabedoria para perceber as diferenças .

Novo profissional Gerente de gabinete Cumplicidade Confiança Cumplicidade Identificação com ideais e princípios Proximidade Papéis diversificados Facilitador de todos os processos organizacionais

Quais são os fatores dificultadores da função gerencial?

DIFICULTADORES DE DESEMPENHO NA FUNÇÃO DE CHEFE DE GABINETE 1º) Alguns servidores não têm perfil para executar tarefas. 2º) Vereador tem pouco tempo para a equipe. 3º) Problemas de relacionamento entre pessoas da equipe.(Rivalidade) 4º) Falta de clareza de alguns servidores quanto ao seu papel e quanto aos resultados esperados do seu trabalho. 5º) Excesso de funcionários/Espaço físico pequeno e mal distribuido/ baixa qualidade de trabalho. Baixo comprometimento. Assessoria externa dispersa. Falta de clareza por parte dos membros da equipe quanto à missão e objetivos do mandato. Falta de conhecimento por parte dos servidores das diversas atividades do mandato. Falta de melhor definição das atividades dos assessores. Falta de treinamento para os assessores.

Os quatro maiores dificultadores do desempenho na função do chefe de gabinete 2009 1º) Alguns servidores não têm perfil para executar as tarefas. 2º) Vereador tem pouco tempo para a equipe. 3º) Problemas de relacionamento entre pessoas da equipe. (Rivalidade) 4º) Falta de clareza de alguns servidores quanto ao seu papel e quanto aos resultados esperados do seu trabalho.

OBJETIVOS Propiciar: espaço facilitador para a socialização, articulação e troca de experiências entre os chefes de gabinetes parlamentares da CMBH; reflexão e debate sobre fatores dificultadores do gerenciamento do gabinete parlamentar.

METODOLOGIA DA ATIVIDADE Teremos quatro grupos, ocupando quatro mesas. Cada mesa recebe um número, correspondente a um fator a ser discutido. São 3 etapas de discussão, de 10m. Para a 1ª o grupo vai ser sorteado. Cada grupo vai eleger um coordenador, que será responsável por: conduzir os trabalhos na mesa, manter o foco da discussão, controlar o tempo e registrar as informações. Ao final de cada etapa o coordenador permanece na mesa e o restante do grupo escolhe outra mesa, para discutir outro fator. Após as três etapas, o coordenador terá 5m para condensar as idéias no flip- chart. Ao final, cada coordenador tem mais 5m para apresentar a produção da sua mesa. O tempo de debate de cada tema será de no máximo 15m.

Um dia, um estudante universitário entrou correndo em sua aula de Estatística na Universidade da Califórnia, em Berkeley, sem fôlego e muito atrasado. Na verdade, a aula estava quase no fim. Havia dois problemas escritos na lousa que ele pensou serem a tarefa do dia. Ele os copiou e, trabalhando durante horas no fim-de-semana, finalmente concluiu e entregou seu dever de casa. Dois meses mais tarde, o seu professor de Estatística veio à sua porta com um manuscrito que ele queria que o jovem assinasse. O manuscrito girava em torno dos dois problemas que ele havia copiado e entregue semanas antes. O professor, como se descobriu, havia simplesmente escrito aqueles problemas na lousa como exemplos de problemas matemáticos insolúveis.

Por não ter ouvido a palavra impossível, a mente do estudante – livre para explorar e questionar – descobriu o possível. O estudante era George B. Danzig, conhecido hoje como “o pai da programação linear”.

Vídeo: “Os patins”

AVALIAÇÃO DE REAÇÃO