Resgatando o Folclore Brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria, Luma, Nicole e Magno
Advertisements

Região Norte.
Cultura popular Na escola
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
Mato Grosso do Sul Artesanato.
Saci-Pererê O saci pererê é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre.
O FOLCLORE BRASILEIRO VERA MARIA CANIÇALI.
Proverbs Janaina Vieira Mappa.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
O FOLCLORE BRASILEIRO.
MARIA DARIALINE CHRIST DALMASIO
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
ENCONTRO DO FOLCLORE E DA CULTURA
O FOLCLORE Folclore é um gênero de Cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.
ESTADO DE MATO GROSSO.
Experiências interdisciplinares do curso de Publicidade e Propaganda
ESCOLA MUNICIPAL ALTAIR F. DA SILVA “ZIZO” REGIÃO SUL Profª
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA
Imigrantes... Italianos Léo e Bruno T41 Professora Marceli.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: geografia Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
Escola de Tempo Integral
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Entre magia, coragem e astúcia: cultura e tradição africana.
Vivendo as rebeliões no período regencial
Introdução • O que é Folclore • Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem.
Rio Grande do Norte Um estado plural! História Turismo Folclore.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
A origem da Cultura Brasileira.
MURY/ LUMIAR / SÃOPEDRO DA SERRA
A Literatura infantil e seu caráter popular
Vivendo as rebeliões no período regencial
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Aula sobre o Brasil e suas regiões
Regionalização do território brasileiro
SEMAMA DA CONCIÊNCIA NEGRA
MARISA RODRIGUES PINHO
O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore
PROJETO.
Brincadeiras Indígenas
Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Analfabetismo.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
FOLCLORE Conhecimento do povo, saber popular; tradições e crenças expressas em provérbios, contos, canções, lendas e costumes.
Profª Eliza Harumi Fuji Ratagami
Flávia Abreu Farias 4°ano A
A Caixa Lúdica no AEE Recurso para mediações entre professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado Danilo Flávio Stefani Neto Psicólogo.
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
A REGIÃO NORDESTE Aluno: Luiz Henrique C. Ferreira. Ano: 5ºanoB. Escola: PIRLIMPIMPIM. Professora: Paula. Fonte de informações: livro de Geografia, internet.
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
Vitor Jordan Souza Santos Sant,Ana Pro:Ordalía
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
Escola: Coopen Série: 4° ano B Aluna: Júlia Oliveira
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
ESCOLA MUNICIPAL DE MUSSURUNGA APRESENTA FOLCLORE, CULTURA E DIVERTIMENTO SEJA BEM VINDO.
Geografia Revisão 2016.
O que é FOLCLORE Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Profs : Hélia Maria da Silva Mendes Maria Auxiliadora de Souza Rosane Aparecida Becher Alves Plano de Aula Folclore Alunos.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
RELEITURAS TARSILA DO AMARAL
Transcrição da apresentação:

Resgatando o Folclore Brasileiro Déborah Roberts Oaskis

Introdução O folclore é: a fonte de inspiração para todas as artes; a cultura popular; conjunto das tradições; conhecimento e crenças de um povo, expressas em lendas, canções, costumes, festas, literatura popular e danças, objetos e trajes.

O folclore brasileiro reúne elementos da cultura Portuguesa

Da cultura indígena

Africana

Resgatar a importância do folclore Objetivos        Resgatar a importância do folclore

Reconhecer a importância de várias raças na formação do folclore brasileiro Identificar a influência do folclore na vida de cada um.

Desenvolvimento Os alunos: Averiguarão sua infância , resgatando brinquedos, brincadeiras usadas por cada um.

Resgatarão ditos populares, supertições , histórias e crendices que pais e avós contavam.

Metodologia A Escola será dividida em 5 regiões onde ficará encarregada de pesquisar : ·        Mapa com seus estados

Culinária

Tipos característicos        

Artesanatos       

Mitos Cuca Anita Garibaldi Curupira

·        Lendas

Divisão Regional Das Turmas    1ª a 4ª série – Ilustração da lenda Maria Gomes através de desenhos. 5ª série- Região Sudeste 6ª série-Região Centro-oeste 7ª série-Região Nordeste 8ª série A- Região Norte 8ªsérie B- Região Sul 

Material · Cartolinas de cor · Lápis de cor e Lápis de cera   ·        Cartolinas de cor ·        Lápis de cor e Lápis de cera ·        Canetinhas ·        Cola e  Tesoura ·        Papéis sortidos para cenários ·        Tintas guache ·        Durex colorido ·        Revistas para recorte

Avaliação   Apresentação da pesquisa para toda a Escola,através da montagem de um painel e da encenação da lenda.

Conclusão O Brasil têm um grande acervo de tradições populares que devem ser conhecidas.

Povos que esquecem suas raízes e as desprezam ,acabam perdendo a consciência de seu próprio destino.