Cante, brinque e encante. FABIANA BRITO SUTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESPERTANDO O GOSTO PELAS HISTÓRIAS INFANTIS
Advertisements

ARTE E A MÚSICA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,
FABIANA SANTOS RODRIGUES
O FOLCLORE BRASILEIRO VERA MARIA CANIÇALI.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Josiania Duarte de Andrade
O FOLCLORE BRASILEIRO.
Iara Francisca Croce Tedesco
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jogos tradicionais: Rodas cantadas
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
ARIL - 50 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano
Você é o cientista!.
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Introdução • O que é Folclore • Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem.
AS PLANTAS.
É tão fácil perder de vista o que é importante! Dança Lenta...
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Homenagem a você, criança!
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
O estudo do... VERBO.
Projeto: Conta que eu conto
VISÃO SUBNORMAL, COM PERCEPTÍVEL DÉFICIT COGNITIVO Grupo B: Krissanthy,Marcelo, Marineide, Rosana, Rosilene.
E.M.E.F. ANTÔNIO GIÚDICE 2010.
A gravidez de um pai não se dá nas entranhas, mas fora delas.
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
A Importância da musicalização
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Era uma vez ………….
HISTÓRIA DA GEOMETRIA TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
Linguagem Oral e Escrita
Desconheço o Autor Andei pensando muito sobre como andam nossas perspectiva de vida. Como temos administrado nossos sonhos.
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
PROJETO.
Brincadeiras Indígenas
Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
IV PROGRAMA DE FORMAÇÃO CULTURAL DO INSTITUTO GIRASSOL
Brincadeira de roda Peixinhos.
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
A dança na educação infantil
Transcrição da apresentação:

Cante, brinque e encante. FABIANA BRITO SUTIL CANTIGAS DE RODA Cante, brinque e encante. FABIANA BRITO SUTIL

INTRODUÇÃO: Atualmente, as crianças quase não cantam mais cantigas de roda, ficou "fora de moda". Que Pena! Agora as crianças só estão ligadas no som dos trios elétricos e nas músicas que ouvem nas rádios e televisões, ficando as cantigas de roda em desvantagem tanto na falta de um arranjo musical eletrizante, quanto na inexistência de ibope musical na mídia. Cantar é maravilhoso! "Quem canta seus males espanta". Todos gostam de brincadeiras. Essas cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração. Entre na roda, na ciranda da brincadeira e divirta-se. Será super legal!

OBJETIVOS: Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda. Sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exige o olhar frente a frente, o toque corporal, a exposição, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva. Recuperar com os pais, avós, amigos, vizinhos e em livros, cantigas de roda. Trabalhar com o grupo de alunos as cantigas Analisar as cantigas de roda

COMO SERÁ TRABALHADO: Cantar e dançar as cantigas com coreografia no pátio da escola. Organizar e montar um livro de cantigas com os alunos. Apresentar as músicas e as danças para os pais e colegas com o autografo do livro de cantigas. Que show!

CONCLUSÃO: Existe um momento na vida da criança em que ela acredita nas ilusões e mergulha no mundo da fantasia, mesmo conhecendo e aceitando a realidade da qual participa. Neste transitar entre aceitar o real e viver no sonho, as cantigas de roda representam para a criança a confiança e a certeza de que necessita para investir na conquista de si mesma e do mundo. O brincar de roda é uma atividade em que a criança desenvolve a criatividade e na qual resgatamos o folclore infantil brasileiro, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou melhor dizendo, cantada, de geração em geração.

Material de apoio CDs com cantigas de roda, livros. http://www.geocities.com/carrossel_de_poesias2/ http://escuta.so.vilabol.uol.com.br/grp.html http://www.onhas.com.br/diversos/cantigasrodas.htm http://www.serpequenininho.hpg.ig.com.br/cdr.html http://www.canalkids.com.br/cultura/bolao/origem.htm