Os Migrantes em Jardim Camburi e Adjacências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

PLANEJAMENTO PASSO A PASSO
Escola Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
CPF Equipe: André Fabiano Priscila Rodolfo
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
População II Prof. Nobre.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Projeto Interdisciplinar
Disciplina: Prática Profissional II
AVALIAÇÃO DO NÚMERO DE CASOS DE DIABETES MELLITUS
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
DISTRITO FEDERAL.
Disciplina: Prática Profissional II
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
ARTIGO CIENTIFICO.
Leandro Costa MIRANDA1; Ronaldo Bruno LEAL2
Numerar todos e o último é o professor n vai depender de cada grupo
Territorialização, diagnóstico local e planejamento estratégico
Características e Crescimento da População Mundial.
Sugestão de Atividade:
Djalma Fiuza ALMEIDA1; Jorge Costa LEITE JUNIOR2
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Apresentações Eletrônicas: ferramentas e técnicas
Movimentos Migratórios Internos
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROFESSORA: ANDRÉA ALVES de ABREU.
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
Disciplina: Prática Profissional II
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
1 Doingbusiness no Brasil Penelope Brook PSD/FSD Vice Presidência – Grupo Banco Mundial Rio de Janeiro – 26 de julho de 2006.
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
COLÉGIO EFETIVO EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2014 TÍTULO: Subtítulo
A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Título do Sub-Projeto do orientando 1. INTRODUÇÃO Este trabalho faz parte do trabalho de pesquisa – CNPq/PIBIC – que foi desenvolvida com alunos do terceiro.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA 1ª Escola de Inverno do PPGCF TÍTULO DO TRABALHO Nome do aluno Instituição/Curso Ponta Grossa 2015.
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL o turismo rural. O Turismo Rural gestão e desenvolvimento local Entrevista ao Ministro da Agricultua e da Pesca de França.
BASES METODOLÓGICAS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 1 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Cláudia Oliveira Santos
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Autor 1 ; Autor 2 1. Prof. do, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador, xxx.com.br; 2. Bolsista, Instituto.
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
Pesquisa Participativa
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Introdução Coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto.
O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

Os Migrantes em Jardim Camburi e Adjacências Bernadete Verônica.S.Hoffman

Objetivos Compreender que a população de Jardim Camburi e adjacências é oriunda da migração e do êxodo rural; Entender a motivação da migração; Chamar a atenção pra o preconceito conscientizando o aluno; Relacionar a migração ao crescimento da Grande Vitória.

APRESENTAÇÃO Jardim Camburi, assim como os bairros localizados em sua redondeza cresceram muito nos últimos anos. E uma das razões deste crescimento é êxodo rural e oferta de empregos surgidas na implantação dos grandes projetos industriais.

INTRODUÇÃO Pesquisa de campo com os dados não considerados muito fiéis, pois não se seguiu um rígido método científico. Por envolver crianças da faixa etária de nove anos, todo o trabalho foi feito considerando como objeto de estudo as próprias famílias dos alunos.

Estratégias: Encaminhamento de formulários para entrevista; Levantamento das respostas Elaboração e interpretação de gráficos; Fotos; Texto coletivo Elaboração de problemas Extrapolação com a introdução de novos conteúdos em outras disciplinas; Visitas e entrevistas

AVALIAÇÃO Observação direta do professor em todas as atividades desenvolvidas; Participação efetiva do aluno; Apresentação dos trabalhos; Testes escritos.

CONCLUSÃO Após pesquisa e trabalhos chegou-se à conclusão de que a maioria dos moradores de Jardim Camburi e Adjacências é originária da migração do interior do Estado

CONTINUAÇÃO Entre os Estados dos quais recebemos mais migrantes,temos : Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro,Mato Grosso,Rio Grande do Sul,Distrito Federal e outros Entre as motivações temos procura de trabalho e melhores condições de vida.

CONTINUAÇÃO Novas adaptações e ajustamentos levaram muitas pessoas a abrirem seu próprio negócio . Maioria da população pesquisada dedica-se à prestação de serviços, ao comércio ou são microempresários

CONCLUSÃO FINAL Somos parte e construímos a nossa história a cada dia que passa.