EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
“ESTENDENDO O HORIZONTE COM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO”.
Angélica/MS.
Curso de Inclusão Digital
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Luisa Rodrigues Félix Alice Theresinha Cybis Pereira.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
O FOLCLORE BRASILEIRO VERA MARIA CANIÇALI.
Conhecendo o patrimônio Histórico de Vitória
O FOLCLORE BRASILEIRO.
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Avaliação EE Padre Anchieta
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais
Capacitação dos professores
Introdução INTRODUÇÃO
PROJETO INTERDISCIPLINAR
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURRICULO +.
METODOLOGIA APLICADA À INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROJETO: MUSICABILIDADE: POP-ROCK.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Trabalhando em sala de aula
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Sugestão de Atividade:
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Projeto semana da Pátria
Perguntas de Modelação
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
Capitalismo e suas influências
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
ÁFRICA UM PAÍS OU UM CONTINENTE: Pluralidade Cultural e Geografia
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
Tecnologias de informação e comunicação –TICs / Informática
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Alfabetizando com informática
Professor(es) Apresentador(es):
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
O computador como Meio e como Fim...
Curso de Ciências Biológicas Licenciatura 5º Período Ecossistemas do ES Professor: Danilo 04 de Março de 2013 Ecossistemas do ES.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Universidade Federal de Alagoas
Transcrição da apresentação:

EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS” Disciplina: Geografia Professora: Nurse Vieira

INTRODUÇÃO Este projeto visa desenvolver habilidades nos alunos de pesquisas bibliográficas, conhecimento das diferenças raças que compõe a população brasileira e a sua origem, principalmente de seu Estado, através de entrevistas, bem como aplicar dentro da disciplina de geografia a linguagem virtual, através da Internet e softwares que irão auxiliar no desenvolvimento intelectual dos estudantes.

JUSTIFICATIVAS: Reconhecer os diversos tipos de raças de nosso Estado, partindo do reconhecimento pelos próprios colegas na sala de aula Aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis na Escola, como fonte de pesquisa para melhoria da qualidade do ensino.

OBJETIVO GERAL: Reconhecer as principais características demográficas do Brasil e os elementos que compõe a nossa população. Desenvolver habilidades da tecnologia da informação para apresentação de um trabalho interdisciplinar e multiprofissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: · Identificar os elementos que compõe a população da nossa comunidade e a atual situação de nossos primitivos habitantes Identificar as diversas regiões e os respectivos tipos de climas; · Relacionar os conjuntos de imigrantes do Brasil e identificar a origem dos países que vieram e as regiões e tipos de climas que se deslocaram dentro do Brasil. Capacitar os alunos na tecnologia da informação para desenvolver habilidades na linguagem virtual que contribua para o desenvolvimento da aprendizagem.

ATIVIDADES:   Fazer uma pesquisa de todos os tipos de raças que compõem os colegas da sala de aula;  ·   Pesquisar a história da comunidade local e verificar a origem de sua formação;  ·  Fazer levantamento no IBGE / Internet sobre os diferentes grupos étnicos que compõe a população do Brasil e Espírito Santo. (sites : www.ibge.gov.br (www.vitoria.es.gov.br/) www.ibge.gov.br/7a12·      

ATIVIDADES Apresentar dados estatísticos da população do Estado por Município e os diferentes tipos de raças através de planilhas no programa do Excel. Apresentar dados estatísticos do nº de homens e mulheres existentes no Estado e Brasil.

MÉTODOS/PROGRAMAS DE COMPUTADOR Word – para preparação dos trabalhos de textos das pesquisas; Internet – para coleta de mapas e informações sobre a origem dos diversos tipos étnicos e população brasileira. Excel – para elaboração de gráficos e cálculos da população; Power Point – para apresentação do trabalho em painel.

AVALIAÇÃO: As avaliações serão feitas pelo professor no desenvolver do trabalho, pela própria equipe e pela turma, de acordo com o conteúdo; participação e apresentação do trabalho. A nota final será a média dada dos 03 avaliadores (Professor, equipe e turma). O valor do trabalho será de 0 a 10, para a média do bimestre.

CONCLUSÃO: Compreensão dos diferentes tipos de raças e respeito às diferenças; Compreensão da adaptação dos imigrantes ao território de acordo com o tipo de clima de origem; Estímulo à aprendizagem através de pesquisas junto à comunidade e via internet; Preparação dos alunos para nova era de aprender, através do desenvolvimento da linguagem virtual e aplicação dos conhecimentos de informática.

BIBLIOGRAFIA Antunes, Celso, Geografia e Participação, Ed. Ática, Volume 6 Luci, Elian Alabi , Espaço em Construção, Volume 6. Internet – site: www.ibge.gov.br www.vitoria.es.gov.br