MARA REGINA LEMES DE SORDI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Pedagogia da pesquisa-ação
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Organização Curricular da Escola
Plano de Trabalho Docente
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
Prof. Wagner Bandeira Andriola
SÉCULO XX.
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
Afinal, o que é Planejamento?
O que você pode fazer para reduzir a evasão
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Secretaria da Educação
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Programa Segundo Tempo e Programa Mais Educação Encontro Nacional de Avaliação do PST São Paulo (SP) - Dezembro/2010 Encontro Nacional de Avaliação do.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
A Gestão participativa
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
SAI – SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ETE ALCÍDIO – 79,1% PROCESSO - 82,7% PROCESSO - 82,7% PRODUTO - 72,8% PRODUTO - 72,8% BENEFÍCIO - 82,2%
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Desafios e Perspectivas da Gestão Escolar
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
2016. Avaliação: entre gaiolas, políticas e pressões Magritte, Elective affinities(1933)
Revisita ao PPP.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
“O que dava tranqüilidade ao ensino... era não estar comprometido com o futuro, mas com o passado. Hoje a situação é polarmente oposta: todo saber foi.
Transcrição da apresentação:

MARA REGINA LEMES DE SORDI Avaliação Institucional : um novo olhar para a Avaliação da Aprendizagem MARA REGINA LEMES DE SORDI CAMPINAS, 2009

Dilemas na avaliação A APRENDIZAGEM É EXPRESSÃO DO ESFORÇO DOS ALUNOS OU RESULTANTE DO TRABALHO PEDAGÓGICO? O PROFESSOR É O RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE DO ENSINO DA INSTITUIÇÃO OU APENAS UM DOS ATORES IMPLICADOS NA SAÚDE DO PROJETO PEDAGÓGICO ? A AVALIAÇÃO É ESTRATEGIA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO ENSINO OU INSTRUMENTO PARA CONTROLE DE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA?

AFINAL, O QUE PESA NA AVALIAÇÃO?

COMO OLHAR E AVALIAR A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DO ALUNO? COMO OLHAR E AVALIAR A QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE? COMO OLHAR E AVALIAR A QUALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL?

OS MÚLTIPLOS SENTIDOS EM AÇÃO

A invisibilidade da Avaliação Institucional na Avaliação das Aprendizagens

Avaliação a serviço da qualidade social

O PROJETO PEDAGÓGICO E SEUS INDICADORES DE QUALIDADE EXPRESSÃO DE ACORDO COLETIVO ( PACTO DE QUALIDADE NEGOCIADA) PROPOSTA CURRICULAR COERENTE E SINTONIZADA COM OS OBJETIVOS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM USO DE METODOLOGIAS ATVAS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM DIVERSIFICADOS NUMERO DE ALUNOS/CLASSE CONDIZENTE COM UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA AVALIAÇÃO FORMATIVA , PROCESSUAL E INCLUDENTE EXISTÊNCIA DE MECANISMOS DE RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NIVEL DE COMPROMETIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA

OS ATORES DA/NA PROPOSTA DA ESCOLA QUALIFICAÇÃO DO QUADRO DE PROFISSIONAIS ATUANTE NA ESCOLA QUANTITATIVO DOS DIFERENTES SEGMENTOS NIVEL SOCIO-ECONÔMICO DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS INDICADOR DE CAPITAL CULTURAL DOS SEGMENTOS JORNADA DE TRABALHO POLÍTICAS DE CAPACITAÇÃO EXISTENTES ESTABILIDADE DO QUADRO CLIMA INSTITUCIONAL

CLIMA INSTITUCIONAL INTENSIDADE DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NAS DECISÕES DA ESCOLA EXISTÊNCIA DE COLEGIADO ATUANTE ABERTURA AO DIÁLOGO E ESPAÇO PARA O CONTRADITÓRIO PROCESSOS RELACIONAIS ABERTOS E DEMOCRÁTICOS EXISTÊNCIA DE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA SATISFAÇÃO SALARIAL CARGA DIDÁTICA DO PROFESSOR

PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA MOMENTOS DE PARTICIPAÇÃO FORMAS DE PARTICIPAÇÃO COMPROMISSO DA FAMILIA COM A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E O SEU PROJETO PEDAGÓGICO

INFRA-ESTRUTURA ESTADO DE CONSERVACAO DA ESCOLA SEGURANÇA DA ESCOLA LIMPEZA DOS ESPAÇOS DA ESCOLA NUMERO DE AFASTAMENTOS, FALTAS E LICENÇAS DE PROFESSORES SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA EXISTÊNCIA E USO DO ACERVO DA BIBLIOTECA LABORATORIOS E RECURSOS DE INFORMATICA ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA QUADRAS DE ESPORTE SALAS DE AULA ( VENTILAÇÃO, ILUMINAÇÃO )

EFICÁCIA DA PROPOSTA DA ESCOLA EXISTÊNCIA DE PROCESSOS DE AUTO CONHECIMENTO INSTITUCIONAL IMAGEM POSITIVA DA ESCOLA ( ALTA EXPECTATIVA SOCIAL ) PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS NOS EXAMES EXTERNOS TAXAS DE EVASÃO REDUZIDAS COESÃO E ESPIRITO DE PERTENCIMENTO

AVALIAÇÃO SOB MEDIDA Avaliação INSTITUCIONAL REALIDADE EXISTENTE DESEJADA (PACTO DE QUALIDADE NEGOCIADA) Avaliação

AVALIAR É NÃO FICAR INDIFERENTE É CONHECER PARA AGIR É AGIR PARA APRIMORAR É APRIMORAR PARA TRANSFORMAR AS CONDIÇÕES CONCRETAS DOS ALUNOS, DA INSTITUIÇÃO , DA SOCIEDADE

OS INDIFERENTES Qualquer coisa que acontece não se deve ao acaso, à fatalidade, mas é obra inteligente dos concidadãos. Não há nesta ninguém à janela observando enquanto os poucos se sacrificam, abnegados no sacrifício; e tampouco há quem esteja entocaiado à janela e que pretenda usufruir o pouco bem que a atividade de poucos busca, e afogue a sua desilusão injuriando o sacrificado, o abnegado, porque não teve êxito na sua tentativa. Vivo, sou partigiano. Por isso odeio quem não parteggia, odeio os indiferentes. GRAMSCI

OBRIGADA! maradesordi@uol.com.br