Tiago, Pedro, João e Judas Os desafios da vida cristã As Epístolas Gerais II As Cartas de Tiago, Pedro, João e Judas Estudo 02 Os desafios da vida cristã Tiago 4 e 5 Texto áureo: “Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações; porque a vinda do Senhor está próxima”.
Diferença entre as palavras: Ideal seria o que Deus espera de nós; Introdução I No domingo passado vimos os 10 ideiais de Deus para os seus filhos (Tg 1 a 3). No domingo de hoje, vamos ver os 3 desafios de Deus para os seus filhos (Tg 4,5). Diferença entre as palavras: Ideal seria o que Deus espera de nós; Já desafio é o que Deus exige de nós.
Sim, ele exige de cada um de nós: Introdução II Nosso Pai espera que, como crentes, sejamos puros, maduros, convictos etc. como vimos no estudo passado. Já no estudo de hoje, ele não espera, mas sim, exige: Sim, ele exige de cada um de nós: SERIEDADE (4.1-12 e 5.12) SUBMISSÃO (4.13-17 e 5.7-11) SOLIDARIEDADE (6.1-6,13-20)
Primeiramente, SERIEDADE: Vamos ler com a classe o texto de Introdução III Com as Bíblias abertas vamos caminhar pelo texto, procurando retirar dos ensinos do apóstolo, as exigências às quais devemos estar atentos: Primeiramente, SERIEDADE: Vamos ler com a classe o texto de 4.1-12 e depois 5.12.
Para Tiago, seriedade na vida cristã se expressa em Parte I - Seriedade Para Tiago, seriedade na vida cristã se expressa em vencer 6 tipos de tentação: 1.Da vaidade pessoal (4.1); 2.Da cobiça (4.2); 3.Da ganância (4.3); 4.Da infidelidade; da atração do mundo (4.4-7); 5.Da impureza (4.8-10); 6.Da maledicência (4.11-12 e 5.12). São seis os passos para alcançar-se a seriedade exigida para a vida cristã.
Reconhecer a fragilidade dos seus projetos (4.13,14); Parte II - Submissão Para Tiago, submissão se expressa na vida do crente em 4 etapas a cumprir: Reconhecer a fragilidade dos seus projetos (4.13,14); Sentir sua total dependência de Deus (4.15); Evitar a presunção humana (4.16,17) - Enfrentar com paciência e esperança a luta (5.7-11) São quatro os passos para viver-se a submissão exigida para a vida cristã.
Parte III - Solidariedade Para Tiago, solidariedade se manifesta na vida do crente de 2 formas: Condenação ao desprezo dos ricos pelos pobres. A conseqüência disto (5.1-6); -A exaltação ao espírito solidário e participativo (5.13-20) São dois os passos para viver-se a solidariedade exigida para a vida cristã.
Conclusão Desses três desafios qual o mais fácil de ser vencido? Solidariedade, por certo! Mas ela é real e sincera? E o seu grau de seriedade? É aparente ou interior? Como você evidencia para o mundo a sua submissão? 7)De que maneira você está sendo solidário a alguém? 8)Sua seriedade cristã se reflete em sua submissão? 9. Ou vice-versa? Seriedade + Submissão + Solidariedade = Vida cristã exemplar.