Discipulado cristão na Carta aos Gálatas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
de lamentação - Imprecatórios (I)
Advertisements

Evangelho ou Euvangelho
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
“Estou pronto para anunciar”
As Epístolas aos Coríntios Estudo 08
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
A Amizade na vida de Jesus.
As Epístolas aos Coríntios Estudo 05 “Semeamos as coisas espirituais”
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
1ª Viagem missionária Atos 12:25-15:4.
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
O discipulado cristão nas cartas de João
O discipulado cristão na
O discipulado cristão nas
O discipulado cristão na Carta aos Tessalonicenses
A compreensão da justiça de Deus
“Andamos segundo o Espírito”
Discipulado Cristão - A missão de todos nós
O discipulado cristão na (Texto JUERP / Fotos Internet)
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
O discipulado cristão na Carta aos Romanos
Exemplos bíblicos de discipulado
“Andemos honestamente”
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Perguntas práticas.
PERGUNTAS PRÁTICAS.
As Viagens Missionárias de Paulo
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 4.
Águas Profundas Atos 20.
Ministério Ovelha Perdida
Gálatas Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Escola Dominical IPJG Prof. Iberê Arco e Flexa 13/5/2007
Série Vida Frutífera Primeira Igreja Batista em Porto Alegre
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Tema: discipulado com propósito
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Problema: Imaturidade “dons espirituais” (1.7) “espirituais” (3.1-3) “Portanto, por haver entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais.
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
QUINTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2012
Orando por uma vida cristã saudável
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
Carta aos Gálatas Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo.
Frutos Gálatas 5:
Renovando o Compromisso.
Efésios Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos! © João Paulo Thomaz de Aquino, 2013.
Tema do 3T14 – A doutrina do Espírito Santo
A Igreja de Cristo 1 Tessalonicenses
I Tessalonicenses 5:23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda.
A PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
EFÉSIOS CRENDO EM JESUS, RECEBEMOS O ESPÍRITO SANTO
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
Compreendo o chamado divino
RM 13:11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando.
BOM É ESTARMOS AQUI! DE FATO, EU E VOCÊ, JÁ TEMOS TIDO A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR A INTERVENÇÃO DO SOBRENATURAL DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS:NESSA NOITE.
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas VII Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do Pinhal,
A Vida Cristã Vitoriosa é Sustentada pelo Verdadeiro Evangelho MENSAGEM GERAL A Vida Cristã Vitoriosa é Sustentada pelo Verdadeiro Evangelho.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE TUDO.
Desfazendo alguns mitos E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos,
Transcrição da apresentação:

Discipulado cristão na Carta aos Gálatas Estudo 06 Discipulado cristão na Carta aos Gálatas Gálatas 5 e 6 “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”

Introdução Estamos seguindo a ordem de classificação das cartas de Paulo no NT. Já estudamos o discipulado nas cartas aos romanos (ano 60) e aos coríntios (52/54). Esta carta foi a 1a.a ser escrita (Ano 50/51).

Introdução I A região da Galácia foi visitada por Paulo em sua primeira viagem nos anos 49/50. Era a região que compunha o norte da Ásia Menor (Galácia, Ponto, Capadócia e Bitínia) a Turquia atual. Vejam o mapa:

Turquia Atual Antioquia Mar Mediterrâneo Chipre 1.a Viagem Missionária Icônio Antioquia (Pisídia) Antioquia Listra Derbe Mar Mediterrâneo Chipre Selêucia Salamina Pafos Atalia Perge 1.a Viagem Missionária At 13 & 14 Turquia Atual Satellite Image - NASA © EBibleTeacher.com

Introdução II Foi a primeira carta, escrita provavelmente no intervalo entre as 1a. e a 2a. viagem, pois Paulo se preocupou com as notícias que ouviu, tanto que na 2a. viagem vai passar por toda a região novamente.

Introdução III A razão da carta está bem expressa no versículo 6 do primeiro capítulo: “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho”

Introdução IV Sim, o apóstolo se preocupava que o exercício de seu discipulado na Galácia estivesse fracassando pelo afastamento dos discípulos que ali treinara para outro evangelho que não o de Cristo.

Introdução IV É isto exatamente que vamos estudar hoje: o cuidado que deve ter o discipulador pela fidelidade e crescimento cristão dos discipulandos. O bom discipulador acompanha os seus discipulandos.

Com as Bíblias abertas vamos agora acompanhar os conselhos que o apóstolo vai transmitir aos seus discípulos na Galácia de ontem e a nós no mundo de hoje.

Não mais a circuncisão, mas a fé. Parte I - Gl 5.1-5 Os crentes da Galácia estavam se deixando perverter pelas velhas formas da lei dos judeus. Ele chama atenção para a liberdade em Cristo que agora desfrutavam. Não mais a circuncisão, mas a fé.

Parte II - Gl 5.6-15 Chamando a atenção dos gentios convertidos ao cristianismo para a liberdade que desfrutavam em Cristo, ele também os adverte que por causa desta nova situação, não podiam dar lugar ao pecado.

Parte III-Gl5.16-21 Neste sentido destaca para os gálatas quais são as obras da carne que deviam evitar. São 16: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, facções, dissensões, partidos, invejas, bebedices, orgias e coisas semelhantes.

Parte IV-Gl 5.22-23 Para em contraposição a tais frutos do pecado, apresentar então, o fruto do Espírito que se expressa de 9 formas na vida do verdadeiro discípulo de Cristo: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio

”Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito” Parte V-Gl 5.24-26 Para culminar a lição com a vitória do crente sobre o pecado por meio da presença do Espírito Santo em seu íntimo. Daí o texto áureo: ”Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”

Parte VI-Gl 6.1-9 Suas recomendações finais são essenciais para o exercício do bom discipulado: Como corrigir o irmão, o exercício da solidariedade, a humildade de espírito, a busca pela prática do bem, enfim.

As marcas do discipulado cristão: Humildade de espírito (v.11-16) Parte VII-Gl6.10-18 As marcas do discipulado cristão: Bondade (v.10) Humildade de espírito (v.11-16) A marca do crente: “Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.”

Você se sente livre em Cristo? O que é isto?... Conclusão Você se sente livre em Cristo? O que é isto?... Você consegue superar o ataque das obras do mal? E quanto ao fruto do Espírito, você o experimenta? Que marcas de Cristo você leva para o mundo?