Memoriais e o fortalecimento das identidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Centro de Estudos e Investigação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ARTE E A MÚSICA.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O FOLCLORE BRASILEIRO VERA MARIA CANIÇALI.
Projeto de reforço de Matemática
O FOLCLORE BRASILEIRO.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA DE HISTÓRIA BIMESTRAL
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
PROJETO CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO PROFESSORA: ADRIANA MARCIA DOS SANTOS ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI TURMA: 8º ANO B PERÍODO: VESPERTINO.
Mobilização da Comunidade Escolar
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
Capacitação dos professores
IDENTIDADE VIRTUAL.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristina Abranches Mota Batista
Escola Comum e Inclusão
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Relatório de uma visita de Estudo
Faculdade de Educação de Costa Rica
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Alegria que contagia! Amanda de Melo Barbosa Ana Carolina Vieira Silva
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Prof. Pedro de Seixas Corrêa
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Professora Míria Gomes
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Viviane Paiva dos Santos – ID
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
NOVA ALVORADA DO SUL – MSNOVA ALVORADA DO SUL – MS E. E. DELFINA N. DE SOUZA – EXTENSÃO PANA PROGETEC: APARECIDO RODRIGUES SANTANA MULTIPLICADORA: MARÍLIA.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Patrícia Maia Alves Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda.
Os animais em extinção Projeto do Maternal II B – Tarde Professoras: Cloê Arantes e Marina Toti.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
Apresentação do novo modelo
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

Memoriais e o fortalecimento das identidades Plano de aula e produção audiovisual Martina Bevilacqua e Mariana Cruz

Desenvolver os conceitos de memória e de identidade; Objetivos Desenvolver os conceitos de memória e de identidade; Incitar a reflexão sobre sua trajetória até o momento e sobre etapas da vida.

Turmas do 9º ano do Ensino Fundamental; Público Alvo Turmas do 9º ano do Ensino Fundamental; Proposta de construção de sua memórias e finalização da etapa da vida escolar quanto pessoal de cada sujeito; Aulas de 1h30min semanais.

Conteúdo Introdução ao tema Identidade; Introdução ao tema memória e lembranças; Introdução ao protagonismo histórico.

Desenvolvimento 1ª atividade: Apresentação do vídeo, elaborado pela professora para introduzir o tema memórias. 2ª atividade: Apresentação da proposta de trabalho: Projeto de construção dos Memoriais de cada aluno. 3ª atividade: Debate sobre lembranças da infâncias, gostos e desgostos da vida escolar e extraescolar. 4ª atividade: Explanação sobre história, protagonismo, identidade e reconstrução de si. 5ª atividade: apresentação dos critérios avaliativos.

Acompanhamento Período de realização: 3 meses Forma de apresentação: Livre, seguindo critérios avaliativos. Processo: a cada 15 dias será apresentado qual a situação do projeto em forma de orientação individual de pesquisa.

Critérios avaliativos Apesar da liberdade na criação das narrativas, alguns pontos devem estar presentes, são eles: Trajetória escolar até o presente momento Breve relato sobre família Importância deste mergulho no passado Expectativas para o futuro Foco no processo e desenvolvimento

Recursos Utilizados MovieMaker para criação do nosso vídeo de apresentação, produzido como “o memorial da professora”, não apenas para dar uma idéia de como podem produzir seus próprios memoriais como também para incentiva-los a contar suas histórias. O programa também será sugerido para quem produzir seu memorial em forma de vídeo ButtonBass já que seus memoriais também podem ser produzidos em forma de música ou poema musicado. Word para os alunos que forem produzir seus memoriais em forma de texto.

Bibliografia LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre o saber e da experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.19, p.20-28, jan./abr. 2002. SANTOS, Gildenir Carolino. Roteiro para elaboração de memorial. Campinas, SP: Graf. FE, 2005. DELVAL, Juan. Aprender investigando. In: Ser professor é ser pesquisador. BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko (Org.). Porto Alegre: Mediação, 2007.

Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=JuGllblAMX8&feature=youtu