Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
O Ensino de Química a Distância
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
Universidade de Aveiro
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Demonstração de uma LU e suas LOs Carmem Maia Março/2003.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Universidade Agostinho Neto
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Curso de Docência Universitária
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
I Encontro CIEE - ABED Profa. Martha Carrer Cruz Gabriel Nov/2006.
Alunos: Dési Pereira Fabio Almeida Luiza Cover Renato Lucena
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Contact Center Modelo: 100% presencial, com metodologia voltada para solução de problemas práticos (webquest)*. Carga horária: 400 horas mais.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
1° Encontro.
Questionário do Estudante Enade
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Transcrição da apresentação:

Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI 35 anos com foco no ensino superior presencial 10 anos de experiência em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e metodologias de ensino interativo baseadas na Web cursos de extensão e atualização profissional e-learning como suporte ao ensino presencial pós-graduação pólo ABED SP disciplinas na web - Portaria n. 2253 “Sexta-Free” - Portaria n. 2253 publicações iuvb.br (Instituto Universidade Virtual Brasileira)

O início Laboratório de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a área acadêmica 1980 – Videotexto 1983 – Implantação dos laboratórios de informática, computação gráfica e multimídia 1993 – Internet e o site institucional da Anhembi Morumbi

Primeiro curso de extensão: 1994 – Universo da Moda Formato de hipertexto sem browser instrucional, com aproximadamente 200 alunos participantes no período de 4 anos em que esteve em funcionamento.

1996 a 1998 Cursos de Extensão na área de Turismo e Negócios e desenvolvimento do primeiro browser instrucional. Mais ferramentas e melhor navegação.

1998 - Criação da Unidade Web, sistema de apoio ao ensino presencial 1998 - Criação da Unidade Web, sistema de apoio ao ensino presencial. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, marcou o início da sensibilização institucional para a utilização da Internet como ferramenta de auxílio à aprendizagem. Essa versão ficou disponível até o início de 2003 e foi utilizada por aproximadamente 250 professores e 15.800 alunos.

Pólo ABED SP 1999 / 2000 implantação do Pólo ABED SP Realização de seminários e de de fóruns. Recebemos como convidados internacionais: Michael Authier, Pierre Lévy, Federico Casalegno.

2000 Lançamento da UVB – Universidade Virtual Brasileira, rede formada por 10 Instituições de Ensino Superior espalhadas pelo Brasil, com o objetivo de promover e reunir esforços para desenvolver a Educação a Distância no País. Em 2004 iniciarão os cursos de graduação a Distância.

2001 – Pós-Graduação em Moda e Comunicação –Utilizando um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pela UVB, a Anhembi Morumbi lançou a pós-graduação em Moda on-line, que conta com a participação de renomados professores da área em 3 habilitações: Arte e Cultura, Marketing e Design de Moda.

2001 – Dependências Orientadas pela Internet – Visando oferecer uma proposta de ensino inovadora aos alunos, a Universidade lançou o programa de DP on-line. As disciplinas oferecidas são de fundamentação geral e seguem a mesma carga horária e programa das disciplinas presenciais.

2002 – Portaria 2253 – Blackboard – SEXTA-FREE – Um novo programa foi iniciado na Universidade: a SEXTA-FREE. Nele os alunos não freqüentam a sala de aula às sextas-feiras e cursam as disciplinas de fundamentação geral pela Internet. Com adesão de quase 90% dos alunos, a alteração do ambiente de aprendizagem foi uma decisão acertada.

Ambiente de Aprendizagem Blackboard Pesquisa em diversas ferramentas por mais de 1 ano: e-college, webct, learning space, aulanet, gestum, docent Mais utilizada no ensino superior para um grande número de alunos Liberdade e autonomia para o professor Liberdade para a equipe de produção Foco no conteúdo e na metodologia de aprendizagem e não na tecnologia Criação de cultura Foco na produção Gestão do Sistema Gestão do conhecimento Escalabilidade de acessos simultâneos

Cursos de Extensão - Parcerias TV Cultura Centro do Voluntariado de São Paulo

Programas implantados em 2003 Day-free para a graduação Inicialmente oferecido para alunos da área de negócios Programas de Empreendedorismo Ambiente com material de apoio ao trabalho interdisciplinar Programas de Nivelamento Matemática Inglês Informática

Utilização como apoio ao Presencial - Unidade Web (alunos)

Utilização como apoio ao Presencial - Unidade Web (Professores)

Unidade de Aprendizagem (LU, de Learning Unity) O LU corresponde a uma aula convencional de determinada disciplina e que reúne os LOs necessários para compor o conteúdo de uma aula integral. Ex: LU – Origem do Conhecimento LU LOs

LOs – Objetos de Aprendizagem Os 5 tópicos acima que formam a LU – Origem do Conhecimento são as LOs, ou objetos de aprendizagem. Ex: LO1 – O que é filosofia.

LO2 – Para que serve a Filosofia? LOs – Objetos de Aprendizagem LO2 – Para que serve a Filosofia?

Componentes do LO Cada LO é composto de: Conceito, Atividades, Saiba Mais, Bibliografia e Avaliação

Acessando a LU e suas LOs Clique na imagem

Pós-Graduação (número de alunos on-line)

Dps Orientadas pela Internet (número de alunos)

SEXTA FREE (número de alunos)

DAY FREE (número de alunos)

Professores Tutores Atualmente 38 professores tutores atuam nas disciplina on-line, com experiência em mediação de atividades pela Internet. São pesquisadores em EAD e têm diversas formações.

Em 2004: Os programas de Nivelamentos de Matemática, Inglês e Informática para todos os alunos ingressantes, com 120 turmas e um total de 6200 alunos por curso. No 2º semestre iniciaremos o Projeto Interior Cursos Seqüenciais semi-presenciais