FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO “Marketing e Comercialização de Produto” Campinas, 12 de Maio de 2.006
AGENDA TELLVOX: ESTRUTURAÇÃO DESAFIO MERCADO DIFERENCIAÇÃO INOVAÇÃO PIONEIRISMO
EVOLUÇÃO EXPONENCIAL BASE CELULARES NO PAÍS Projeção final ‘06: 99 MM de celulares Teto projetado para ‘09: 131 MM de celulares 86,2 Base Mar/06 89,4 MM 65,6 46,7 34,9 28,7 23,2 15,0 7,4 4,6 2,7 96 97 98 99 00 01 02 03 04 05 Fonte: Teleco
MOVIMENTAÇÃO PLAYERS Movimento 1 :: Serviço multi-operadoras Messaging SMS/MMS Relacionamento Interatividade Entretenimento Personalização Ringtones Truetones Wallpapers Icones Produtos Consolidados Portais de Voz Portais WAP Novos Games LBS Movimento 2 :: Serviço multi-produtos
LÍDER EM ENTRETENIMENTO MÓVEL NO BR Tellvox é a empresa líder no mercado de SVAs (Serviços de Valor Agregado) para telefonia móvel no país Conectada às principais operadoras do país: Vivo, TIM, Claro, Oi, Telemig e Amazonia Celular ! Portfolio completo em mobile entertainment: ringtones, wallpapers, vídeos, jogos, serviços SMS, WAP e voz ! Maior rede de distribuição de conteúdos: portal próprio, portais parceiros, fabricantes, varejo e advertising !
PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO Líder mercado Br Conteúdos exclusivos Portfolio completo Conectividade MARCA PRÓPRIA WHITE LABEL Front-office parceiros e back-office Tellvox MOBILE MKT Agência focada em mobile marketing
MAIOR REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO MOBILE PORTAL PRÓPRIO VAREJO ADVERTISING OPERADORAS PARCEIROS FABRICANTES
AGENDA TELLVOX: ESTRUTURAÇÃO OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO MERCADO DIFERENCIAÇÃO INOVAÇÃO PIONEIRISMO
OPORTUNIDADE: MERCADO RINGTONES BR Em 2005 foram vendidos cerca de 80 MM de ringtones em todo Brasil. O custo médio do download é de R$ 3,00. A projeção para 2006 é atingir marca de 100 MM de downloads Dos 89 MM de celulares em operação no Brasil, cerca de 50 milhões estão habilitados a baixar ringtones (monofônicos, polifônicos e truetones)
DESAFIOS DO MERCADO Como diferenciar um produto com as seguintes características? Preço similar em todo mercado Formas de distribuição limitadas: SMS, WEB ou WAP Qualidade muito parecida, principalmente em monofônicos e polifônicos Conteúdo potencialmente igual em todos players 85% do mercado diretamente nas operadoras
COMO SE POSICIONAR NO MERCADO? Diferenciação Inovação Pioneirismo
AGENDA TELLVOX: ESTRUTURAÇÃO DESAFIO MERCADO DIFERENCIAÇÃO INOVAÇÃO PIONEIRISMO
DIFERENCIAÇÃO: FOCO CONTEÚDO Antecipar tendências Proximidade com target Pesquisa e informação Gerar tendências Parceiros especialistas Apostar no feeling Potencializar forças e oportunidades Acesso diferenciado a mídia Competidores pouco agressivos
CASE DOGÃO É MAU Lançamento de conteúdos na plataforma mobile antes de CD chegar às lojas Trabalho forte de RP Sucesso de downloads 180.000 ringtones vs 20.000 CDs Criação do Ligaki de Ouro
CASE MOTIRÔ – EI, SENHORITA Primeiro case na LATAM de música que fez sucesso primeiro como ringtones e depois se tornou hit radiofônico Potencial de viralização do celular Geração de tendência Agressividade em MKT
CASE KID ABELHA Primeira campanha de uma major Lançamento simultâneo: mobile e CD Ação promocional lançamento turnê
AGENDA TELLVOX: ESTRUTURAÇÃO DESAFIO MERCADO DIFERENCIAÇÃO INOVAÇÃO PIONEIRISMO
INOVAÇÃO EM DISTRIBUIÇÃO Processo de compra não é simples SMS: primeira compra necessita de cadastro do aparelho WAP: instabilidade de rede Internet: percepção de compra com cartão Esforço: desmistificar compra ringtone Aproximação com target Tangibilizar serviço para consumidor
CASE: LIGAKI CARDTONES Lançamento de cartões pré-pagos para downloads de ringtones Formato de sucesso na Europa e EUA Tangibilizar serviço Pulverizar oferta
CASE: QUIOSQUES EM SHOPPINGS Aproximação do target Esforço tutorial: drive-to-web Captação de base
CASE: AÇÕES EM PDVS Alinhamento promocional com operadoras Oportunidade: momento de propensão ao consumo Promoção ringtone-free para estimular aprendizado
AGENDA TELLVOX: ESTRUTURAÇÃO DESAFIO MERCADO DIFERENCIAÇÃO INOVAÇÃO PIONEIRISMO
PIONEIRISMO EM NOVAS ÁREAS DE MERCADO Identificar novas oportunidades no mercado Formato de conteúdo patrocinado: “venda no atacado” Potencializar “Forças” Conectividade é grande barreira de entrada Proximidade com principais agências e anunciantes Mobile marketing: tendência internacional Novas tecnologias e aplicações
VISA: É SOM NO SEU CELULAR! Campanha inédita no mercado Br Potencializar uso de cartões Visa e Visa Electron Distribuição de 400.000 ringtones Compre com Visa 1 Receba coupon 2 Ganhe um ringtone! 3