UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Advertisements

Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Saúde Bucal na esfera pública
Direito Constitucional II
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
ATENÇÃO À PESSOA COM AUTISMO NO SUS
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
11º Congresso Panamericano de Enfermeria
Direito humano a alimentação adequada
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
CUIDADOS SAÚDE PRIMARIOS
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Campanha da Fraternidade 2012
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN
ESF Integralidade da assistência
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
Determinantes da Saúde
Saúde do Trabalhador no SUS Interlocuções possíveis
CONCEITOS DE SAÚDE CONCEITO
Promoção da Saúde: da prevenção de doenças à defesa da vida
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Promoção da Saúde: da prevenção de doenças à defesa da vida
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Sistema de atenção suplementar no brasil
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
10ª Reunião Plenária da CNPD
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
Programa Saúde da Família
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Qual a doutrina do SUS.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
CRIAÇÃO DO NASF.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Transcrição da apresentação:

UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS FÓRUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE Políticas Públicas de Promoção da Saúde em Bairros Carentes: Possibilidades de Inclusão de Atividade Física na Rotina das Unidades Básicas de Saúde UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS SUS – Construção coletiva (setor público, profissionais do setor e a própria comunidade) SUS – Princípios: integralidade, universalidade, eqüidade. SUS - A NOB 96 define o campo de atuação do sistema em três componentes: o da assistência à saúde, o das demandas ambientais e o das políticas extra-setoriais, resgatando o princípio constitucional da integralidade e permitindo a construção de um modelo assistencial que incorpora, ao modelo tecnológico clínico dominante, o modelo epidemiológico.

Constituição Federal (título VIII, capítulo II, seção II) FÓRUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE Políticas Públicas de Promoção da Saúde em Bairros Carentes: Possibilidades de Inclusão de Atividade Física na Rotina das Unidades Básicas de Saúde Constituição Federal (título VIII, capítulo II, seção II) “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. 11ª CNS – RES. 79- Garantir que as ações de promoção à saúde e assistência sejam ofertadas pelos serviços públicos 12ªCNS – “... cabe ao SUS a promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e das coletividades de forma eqüitativa” - saneamento, alimentação, atenção `a saúde, geração de renda, etc.

Promoção a Saúde – histórico FÓRUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE Políticas Públicas de Promoção da Saúde em Bairros Carentes: Possibilidades de Inclusão de Atividade Física na Rotina das Unidades Básicas de Saúde Promoção a Saúde – histórico Henry Sigerist, 1942 promoção da saúde uma das quatro tarefas básicas da medicina: promoção da saúde, prevenção da doença, restabelecimento do doente e a reabilitação; O informe de Marc Lalonde, “A New Perspective on the Health of Canadians” (1974) A Declaração de Alma Ata - OMS (1978) saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social. Ressalta a importância social comunitária A Carta de Ottawa promoção da saúde: processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde. Impacto social, econômico, político e cultural; intersetorialidade, politícas públicas saudáveis.

Promoção à saúde – Polissêmico – grande número de sentidos. FÓRUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE Políticas Públicas de Promoção da Saúde em Bairros Carentes: Possibilidades de Inclusão de Atividade Física na Rotina das Unidades Básicas de Saúde Promoção da saúde de quem não tem doença – para não ficar doente ou para continuar sadio, ou então por quê? Promoção da saúde de quem tem uma determinada doença – para quem quer se curar, diminuir a morbidade ou sofrimento, impedir que a doença avance, etc. Promoção da saúde em momentos que não tem relação com bio-medicina ou com indivíduos: economia, emprego, urbanismo, etc. Promoção à saúde – Polissêmico – grande número de sentidos.

FÓRUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE Políticas Públicas de Promoção da Saúde em Bairros Carentes: Possibilidades de Inclusão de Atividade Física na Rotina das Unidades Básicas de Saúde Qual o “sentido” que deve orientar as ações de promoção à saúde? Buscar a qualidade de vida (promoção à saúde aproxima-se de qualidade de vida) Qualidade: adequação ao uso (Juran) Uso de quem? Do governo, da população e dos trabalhadores da saúde. Negociação

Grupo de mulheres diabéticas Início: espontâneo FÓRUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE Políticas Públicas de Promoção da Saúde em Bairros Carentes: Possibilidades de Inclusão de Atividade Física na Rotina das Unidades Básicas de Saúde Exemplo: Grupo de mulheres diabéticas Início: espontâneo Objetivos: comer comidas gostosas sem culpa, ou melhor, sem ninguém que aponte culpas ou culpados. Recusa do acompanhamento bio-médico e, principalmente, do laboratorial e antropométrico

Troca de receitas de pratos “diferentes” ou não. FÓRUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE Políticas Públicas de Promoção da Saúde em Bairros Carentes: Possibilidades de Inclusão de Atividade Física na Rotina das Unidades Básicas de Saúde Estratégias: Troca de receitas de pratos “diferentes” ou não. Visitas a supermercados para discutir preços e opções de substituições de pratos. Refeições coletivas – comensais. Reuniões mensais. Resultados: Grande número de mulheres freqüentando as reuniões (30) – bem maior e constante que o número que freqüenta as reuniões dos médicos e dos nutricionistas. População passou a exigir obediência a seus objetivos Saúde passa a questionar seus marcos e modelos

Hidroginástica para mulheres hipertensas: FÓRUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE Políticas Públicas de Promoção da Saúde em Bairros Carentes: Possibilidades de Inclusão de Atividade Física na Rotina das Unidades Básicas de Saúde Hidroginástica para mulheres hipertensas: Objetivos: Contribuir para o controle da hipertensão arterial. Estratégias: Curso de hidroginástica na Unicamp 2 vezes por semana Resultados: Indicadores de Qualidade de vida Empoderamento da população

Trazem vantagens para a comunidade local e para a academia FÓRUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE Políticas Públicas de Promoção da Saúde em Bairros Carentes: Possibilidades de Inclusão de Atividade Física na Rotina das Unidades Básicas de Saúde Resumo: Há inúmeras possibilidades de inserção da atividade física nas unidades básicas de saúde Elas atendem às demandas do SUS e se inserem dentro do paradigma da Promoção de Saúde e Qualidade de Vida Trazem vantagens para a comunidade local e para a academia