BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ética e Direito Aula 4.
Advertisements

Prof. Denis Coitinho Silveira (URI/CEBRAP)
Bioética – Fundamentos Básicos Projeto de Ensino
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Profa. Adriana Diaféria
Ética e Ciência José Roberto Goldim
Envolvimento das pessoas.... envolvimento das pessoas...
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Encontro com Engenheiros três desafios para a engenharia nacional
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Ética Profissional A ética e a moral.
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
1. FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA Origem e evolução da ergonomia
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Serão os valores morais universais?
Reforma da Previdência Social Brasileira Jorge Gerdau Johannpeter Comissão Especial da Câmara dos Deputados Brasília, 24 de abril de 2003.
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
1-Virtude da correta compreensão
EE.Dom José de Camargo Barros
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Inseminação Artificial
CONSUMO É: CONSUMISMO É:
SEMINÁRIO EXPERIMENTAÇÃO HUMANA D.S.Amorim; Arq. Bras. Cardiol. 28/2: Abril-1975 Disciplina: Metodologia e Ética Científica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS:
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Inteligências Múltiplas
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
John Dewey ( ).
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Recrutamento e Seleção de Vendedores
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Docente: Enf. Herton Gomes. Turma: R8N – 18 de Setembro de 2013.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Professor MS Alcidemar Junior
Competência 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e democracia, favorecendo uma atuação consciente.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
TUTELA DO PATRIMÔNIO GENÉTICO
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO Tópico 02 Módulo 15
Evolução da População Mundial
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Ética e Valores na Sala de Aula
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Desigualdade e Globalização;
Ensaios clínicos em países em desenvolvimento: a falácia da urgência ou a ética do mercado Encontro Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa Brasília,
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EMPREGO Fonte de renda EMPREGO Código de conduta Mohamed Habib outubro 2004

MORAL x ÉTICA Seriam diferentes apenas quanto à origem da palavra: latim e grego? Os valores morais são valores decorrentes de usos e costumes, consagrados pela sociedade e variam no tempo e no espaço, vindos de "fora para dentro”. A ética, exige-nos uma reflexão crítica, um juízo de valores vindos de "dentro para fora". Esse processo envolve razão, sentimentos, emoções, vivências, patrimônio genético, processo educacional, personalidade, além de valores morais. Normalmente resistem ao tempo e ao espaço.

DECLARAÇÃO DE HELSINKI Em 1964, a Associação Médica Mundial - em função das denúncias dos crimes cometidos pelos médicos-cientistas nazistas. Ainda hoje, é de valores incontestáveis para todos os países signatários do documento. A Associação Médica dos Estados Unidos propôs, em 1997, uma transformação radical na estrutura do documento. “Testes de novos tratamentos: os ensaios clínicos somente poderão ser conduzidos se for assegurado a todos os participantes o tratamento consolidado e reconhecido como eficaz para a doença.” PROPOSTA USA: “A referência ética não deva ser o tratamento reconhecido pela medicina como eficaz, mas o tratamento disponível por cada sociedade onde se realiza a pesquisa.”

termo criado por Potter, em 1970 BIOÉTICA termo criado por Potter, em 1970 Potter queria que a bioética se ocupasse de estudos, reflexões e atitudes para defender o planeta como palco da vida em todas as suas manifestações. QUAL ERA O MOTIVO? Não era mais a pesquisa com humanos e animais.

UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO 1- PROGRESSO TECNOLÓGICO (ganhos e perda) Não há sintonia entre o acelerado desenvolvimento científico e as tímidas conquistas de mandamentos éticos A tecnociência somente enxerga o preto e o branco, enquanto a ética percebe o cinza e suas diferentes tonalidades. José Eduardo de Siqueira

De um Lado, esquecemos que: O conhecimento e a sua aplicação correta são dois dos pilares dos direitos humanos, da democracia, do desenvolvimento sustentável e da paz. A educação é um bem público, e deve ser acessível a todos e estar a serviço da sociedade.

Por outro Lado: 2- GLOBALIZAÇÃO ( não sustentável) 3- EXCLUSÃO (não estável) 4- PAPEL DO ESTADO (não responsável) 5- CAPITAL + CONHECIMENTO (não ético)

PARTICIPAÇÃO PERCENTUAL DOS GASTOS DO GOVERNO NO PIB OU PNB, PAÍSES INDUSTRIALIZADOS, 1880-1985 Ano Alemanha EUA França Japão Suécia Reino Unido 1880 10 8 15 11 6 10 1929 31 10 19 19 8 24 1960 32 28 35 18 31 32 1985 47 37 52 33 65 48 Fonte: Banco Mundial, Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 1991, Washington

Conhecimento resulta em novas tecnologias. DE HISTÓRIA NATURAL PARA: 2 ÁREAS CONFLITANTES (ECOLOGIA & BIOTECNOLOGIA Conhecimento resulta em novas tecnologias. Ciência x mercado x patentes. Relação nem sempre equilibrada entre ciência e mercado. Uma reflexão sobre a utilização adequada dos avanços da Biotecnologia. Comercialização do conhecimento genético pode aumentar, mais ainda, as desigualdades entre povos ricos e outros pobres. Há diferença entre descoberta e invenção, e que somente a última poderia ser patenteada. Os desafios institucionais

Seria segura, pois é "natural" – manipulação do material genético. A biotecnologia desenvolveu-se a partir da biofísica. Seria segura, pois é "natural" – manipulação do material genético. Plantas transgênicas. Utilidades na área de saúde, mediante animais transgênicos, não leva a grandes críticas (benéficos para a saúde e extensão limitada e não liberados no meio ambiente. Impactos negativos dos OGMs (para a vida e para o meio ambiente) foram levantados relativamente tarde pela comunidade científica, devido à confiança na "naturalidade" dos produtos finais.

O QUE VAMOS FAZER DO SER HUMANO? Os mais preocupados perguntam: para onde vamos? Que destino que nós queremos traçar para a humanidade? "Carta de Paul Berg” (Science, 1974), apresentadas por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) por ocasião da reunião conhecida como Asilomar I, em 1973. A célebre "Carta de Berg" recomendava que, “enquanto não fossem devidamente avaliados os riscos da manipulação de moléculas de DNA recombinado, os cientistas deveriam voluntariamente interromper suas pesquisas nesse campo.” Isto fez com que os cientistas se auto-impusessem uma moratória.

Jaycee, "orfã de ninguém", pois não se sabe quem foram seus pais genéticos, foi gestada por mãe de aluguel e seus pais adotivos Elisabetta, nascida em 1995, dois anos após a morte de sua mãe, gerada a partir de um embrião congelado. A PORTA DO PERIGO: Tese defendida por Alexis Carrel: Diferenças entre as classes sociais poderiam ter origem biológica. O psicólogo marxista, René Zazzo, num estudo publicado em 1984 concorda que a situação de desempenho intelectual insatisfatório de trabalhadores menos qualificados deve-se à herança genética!!!

Imagine-se que, em futuro próximo, o incerto gene responsável pela inteligência possa ser localizado e que seja possível identificar, através da análise do DNA, qual o potencial genético de um indivíduo quanto a esta característica. Como poderia ser utilizada essa informação? Seriam instituídos testes para identificar o gene da inteligência antes da admissão de crianças em escolas, para jovens em universidades ou para seleção de candidatos a empregos? Haveria discriminação ou uma maior tolerância em relação aos menos dotados? José Eduardo de Siqueira é professor de Clínica Médica e Bioética na Universidade Estadual de Londrina

A DIFICULDADE DE ESTABELECER O LIMITE Alguém poderia pensar em seguir, a partir da engenharia genética, o modelo da vida social das abelhas! E, aí, como ficamos?

COMO NÃO BASTASSE: 20% da humanidade continua consumindo 80% das Riquezas do Planeta; e os outros?

SOFRIMENTO HUMANO Total 26 30 44 30 NÚMERO DE PAÍSES África 0 1 16 24 ÍNDICE DE SOFRIMENTO MÍNIMO MODERADO ALTO EXTREMO NÚMERO DE PAÍSES África 0 1 16 24 Ásia 2 10 16 6 América Latina 0 12 11 0 América do Norte 2 0 0 0 Europa 20 7 0 0 Oceania 2 0 1 0 Total 26 30 44 30

O Cidadão Norte Americano consome dos recursos naturais globais : ISTO É ÉTICO? O Cidadão Norte Americano consome dos recursos naturais globais : 25 vezes o que consome um brasileiro e 350 vezes o que consome um nigeriano.

80% DA HUMANIDADE É NOS POVOS “PERIFÉRICOS”

ÉTICA É UMA DAS PORTAS PRINCIPAIS PARA ALCANÇARMOS A SUSTENTABILIDADE; NELA TEREMOS A CONVIVÊNCIA HARMÔNICA E DOURADORA PARA A HUMANIDADE. Obrigado Mohamed Habib