LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Sistema de Informação Gerencial
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
2º encontro – Professores Maio de 2012
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O Aluno a Distância.
Formação por competências
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Informática na Educação
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Educação no contexto do Trabalho
Simone Braz Ferreira Gontijo
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Pacto do Ensino Médio e o REM
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
O profissional da gestão escolar e suas implicações
O QUE É MÍDIA-EDUCAÇÃO MEDIATIZAÇÃO: DA TECNOLOGIA À COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL Disciplina: Didática II Profª Aldeci Calixto Aluna: Valéria Tavares Período:
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
Participação Educativa
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
DESIGN INSTRUCIONAL PARA A EAD: Bases e Fatores Culturais Hermelina P. Romiszowski XX Congresso Brasileiro de Educação a Distância.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Área de Ciências da Natureza
O computador como Meio e como Fim...
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E A FUNÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DAS COMUNICAÇÕES

LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES É constituinte da sua profissionalização ao lado: da sua valorização social e das condições adequadas de trabalho.

IMPORTÂNCIA Garantia à sociedade a qualidade do seu exercício profissional no desempenho da função pública do professor; a concepção da educação como bem público confere ao Estado a responsabilidade do exercício do direito da educação contínua.

RELAÇÕES: A EDUCAÇÃO E AS TIC As abordagens pedagógicas podem beneficiar-se das tecnologias da informação e das comunicações como conseqüência do seu “uso” no contexto educacional, particularmente, da formação inicial ou contínua do professor. É o esperado.

IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TICS Discutir o lugar das TIC em suas relações com a educação e em termos dos benefícios esperados na formação inicial e contínua do profissional da educação é pertinente, no momento, em que se identifica:

nas universidades públicas; no MEC; na vida social.

Desafio aos sistemas educativos Capacidade dos sistemas educativos responder às “exigências da sociedade contemporânea”.

PARADOXO Investimentos consideráveis nas escolas em equipamentos informáticos e na formação dos professores; investimentos para a solução dos problemas cruciais e constantes da educação.

Neste contexto paradoxal, o lugar das TIC nos sistemas educativos: alguns benefícios não conduzindo a reais modificações do processo de aprendizagem; outros benefícios, portadores de mudanças fundamentais.

Benefícios de efeitos aparentes na relação da integração educação e TIC: o acesso à internet, permite aceder a uma grande quantidade de informações superficiais; acesso à informação no processo de aprendizagem não passa além de um compartilhamento de informações;

o recurso informático e didático pedagógico limitando-se a procura da informação leva a pergunta sobre a pertinência deste instrumento didático relativamente a outros materiais didáticos mais convencionais;

O não atendimento à certas exigências, entre elas: as relativas à democratização ao acesso e à distribuição dos recursos dos equipamentos na escola; o desenvolvimento do “saber fazer” tecnológico, a alfabetização informática, com imaginação e criatividade, visando a transformação das práticas educativas;

Nestes casos há forte limitação do impacto pedagógico decorrente do uso das TIC; não ocorrem nestas situações as modificações da prática docente visando a transformação do processo de aprendizagem. As abordagens pedagógicas, centradas sobre a comunicação direta das informações difundidas pelas TIC,caracterizam-se por uma concepção de educação instrucional, homogeinizadora, massificadora e bancária.

Para ocorrer mudanças fundamentais nas práticas educativas, como benefício do uso das TIC há exigência da transformação da informação em conhecimento, o que exige reconstrução ativa pelos atores do processo educativo. Mais claramente: os dispositivos tecnológicos devem ancorar-se sobre uma abordagem pedagógica que conduz os atores no processo pedagógico/didático à construções significativas, críticas.

Conclusão: a seleção dos dispositivos tecnológicos é estritamente condicionada a natureza das decisões pedagógico/didáticas. Tal seleção é dirigida, guiada, pelos modelos pedagógicos que colocam os atores em situação de responsabilidade, tomadas de decisão ou de controle, que lhe permitirão desenvolver pensamentos autônomo, criador e aberto à iniciativa;

devem ocorrer, nessa situação, confrontações com o ambiente, seja através de um dispositivo técnico, casos de simulação, seja com os humanos, através de relação privilegiada com tutor ou o grupo dos pares; as TIC devem integrar-se às diferentes disciplinas, em uso aberto e coordenado, no lugar de um uso fechado em disciplinas específicas.Tal decisão permitirá trabalhar no currículo a transversalidade e a interdisciplinariedade.

Essa concepção de integração educação/TIC exige reorganização, bastante fundamental, do sistema educativo.Ela pressupõe mudanças: na organização disciplinar; na estrutura dos currículos; no papel dos professores.

A educação, em sua relação com as tecnologias da informação e das comunicações, coloca-se face a um grande desafio: apropriar-se das TIC ou sucumbir a sua sedução.

A formação contínua é uma das necessidades fundamentais para concretude do exercício profissional do professor, porém se resultante de decisões equivocadas em seus princípios e diretrizes, torna-se forte componente das condições de precarização do trabalho docente.