Promoção de Saúde e Intersetorialidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Plano “VISA na Atenção Básica”
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE Prefeitura do Município de Maringá
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Ambientes Livres do Tabaco e o trabalho em REDE UNICAMP, 04/03/2009 Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio Coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente.
“Tecendo Políticas Públicas Integradas em Rede”
Saúde e Prevenção nas Escolas
PLANO DE GESTÃO.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
MicroCrédito para tornar a Comunidade mais saudável
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
Centro de Saúde São Marcos: A construção de intersetorialidade.
Prefeitura Municipal de Pedreira
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Gerência de Núcleo de Promoção da Saúde Dia 6 de abril de 2009.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
Laboratório de Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas Em Busca de Indicadores de Desenvolvimento Humano, Comunitário e Social.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Escolas Promotoras de Saúde
1 1.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Alexandre de Araújo Pereira
“Contra a fome e a violência sexista”
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Félix Rígoli OPAS Ambivalências e possibilidades da cooperação internacional.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Comportamento Saudável
* Brasília (DF) - maio de 2006
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Tatiana Marinho de Oliveira Machado
COOPERAÇÃO BRASIL - CANADÁ CPHA/ENSP/ABRASCO Setembro de 2004.
OFICINA DE PLANEJAMENTO
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
10ª Reunião Plenária da CNPD
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
XI ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA – ARARAQUARA 09/15 Cidades sustentáveis : em busca de alternativas.
Coordenação Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Análise de Situação de Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
Programa de atenção a saúde do Adolescente
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Política Nacional de Promoção da Saúde
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Promoção de Saúde e Intersetorialidade Fórum Permanente de Saúde Centro de Convenções UNICAMP 20 de setembro de 2007

Estética da Periferia: Mamam de Recife abre as portas para a arte da periferia http://diversao.uol.com.br/ultnot/2007/09/06/ult4326u348.jhtm Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam), até 23 de setembro 2007 Fachada do Mamam, ponto de encontro para passeios ciclísticos culturais pela cidade Mural de grafites produzidos pela Rede de Ação Solidária, com artistas da periferia

Bem vindos! Objetivos deste Fórum Por que comunidade saudável? Convênio OPAS – OMS, UNICAMP, IPÊS, Cândido Ferreira, Prefeitura de Campinas e Prefeitura de Pedreira Por que Promoção de Saúde e Intersetorialidade: Saúde da família e território Economia solidária e protagonismo social

Térreo do Mamam é ocupado por carrocinhas de ambulantes Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam), até 23 de setembro 2007. Térreo do Mamam é ocupado por carrocinhas de ambulantes que circulam pelas ruas do Recife

Papel do Agente de Saúde Conhecedor do território e seus problemas Líder natural reconhecido na comunidade Agente público que mais se aproxima do cotidiano das pessoas Colaborador fundamental nas ações de promoção de saúde “salvador da pátria” com limitação de recursos: como articular um salto quântico?

Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam), até 23 de setembro 2007. Grafite de Derlon faz referência às xilogravuras dos cordéis

Objetivos Oferecer à equipe de saúde o apoio do programa comunidade saudável em atividades pactuadas entre os parceiros do convênio Estimular a comunidade da região a co-participar na busca de solução para os problemas Criar condições para abrir amplamente benefícios do programa Compartilhar as experiências em andamento com a rede de municípios potencialmente saudáveis

Miniaturas de Elisangela do Nascimento reproduzem casas da periferia Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam), até 23 de setembro 2007. Miniaturas de Elisangela do Nascimento reproduzem casas da periferia

Promoção de Saúde: Portaria MS n° 687 de 30 de março de 2006 Divulgação e implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde Alimentação Saudável Prática corporal/atividade física Prevenção e controle do tabagismo Redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo do álcool e outras drogas Redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito Prevenção da violência e estímulo à cultura de paz Promoção do desenvolvimento sustentável

Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam), até 23 de setembro 2007. Durante os passeios ciclísticos são realizadas sessões de grafite em casas da periferia

O que propomos? O que foi pactuado entre Prefeitura, Universidade e comunidade: reforço das propostas OPAS – Ministério da Saúde, buscando o empoderamento e protagonismo comunitário Uso de tecnologia da informação como ferramenta para o desenvolvimentos das propostas (saúde da família, educação continuada e economia solidária) Prioridade para ações de saúde e meio ambiente (resultado da oficina)

Espaço conta com reprodução de bar típico da periferia de Recife. Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam), até 23 de setembro 2007. Espaço conta com reprodução de bar típico da periferia de Recife.

Próximos Passos... Preparação de atividades estimulando o protagonismo das equipes de saúde (visão ampliada – conselhos de controle social) na construção da intersetorialidade, tendo como pano de fundo: Os objetivos do milênio (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e relatório divulgado pelo governo em 3/9/2007 - Agência Brasil)

Obrigados por sua Atenção! Grafite de Derlon faz referência às xilogravuras dos cordéis. Mamam de Recife até 23/9/2007. http://diversao.uol.com.br/ultnot/2007/09/06/ult4326u348.jhtm